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Fórmula 1

Comissão da Fórmula 1 adia retirada de cobertores de pneus e confirma pré-temporada 2024

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A Comissão da Fórmula 1 se reuniu nesta sexta-feira na Bélgica para debater alguns tópicos, entre eles a retirada dos cobertores térmicos dos pneus a partir de 2024 e a equalização de motores, eram os mais polêmicos entre equipes e pilotos.

A reunião foi presidida pelo diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, e pelo presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali.

COBERTORES TÉRMICOS FICAM: a retirada dos cobertores térmicos faz parte do objetivos ambientais da FIA e F1, dentro do programa Carbon Net Zero 2030, e também de economia de custos do esporte. Testes foram conduzidos pela Pirelli em diversas ocasiões, com objetivo de avaliar o comportamento dos pneus sem o aquecimento dos cobertores.

Apesar dos resultados mostrarem que a mudança pode ser implementada nas especificações de meta solicitadas para 2024,  a introdução de uma proibição de cobertura de pneus de pista seca foi adiada, com mais avaliações e testes a serem realizados para 2025. Uma análise mais aprofundada continuará para outras possíveis mudanças futuras nos regulamentos que podem melhorar a sustentabilidade ambiental do esporte.

EQUALIZAÇÃO DOS MOTORES: A FIA e os fabricantes de motores já haviam resolvido no início deste ciclo de motores que haveria a possibilidade de ajustar o desempenho das Unidades de Potência a partir de 2023, a fim de evitar que uma diferença significativa de desempenho fosse bloqueada por um período prolongado.

A FIA analisou o desempenho das unidades de potência dos carros durante o primeiro semestre de 2023 e concluiu que existe uma lacuna de desempenho notável entre os concorrentes. Inclusive a Alpine relatou que seu motor Renault teria um déficit de até 30 cavalos quando comparados aos concorrentes.

Com base nas diferenças de desempenho relatadas, a Comissão de F1 discutiu maneiras de remediar essa discrepância. Os fabricantes de motores representados na Comissão concordaram em dar um mandato ao Comitê Consultivo de Unidades de Energia para considerar este tópico e apresentar propostas à Comissão.

ATUALIZAÇÕES NOS REGULAMENTOS TÉCNICO E DESPORTIVO: A Comissão aprovou a formalização de um procedimento atualizado para largadas em movimento, onde, a critério do Diretor de Prova, o safety car pode permanecer no pit lane, ou apagar suas luzes laranja e encostar no acostamento da pista, deixando todos os carros que são elegíveis ultrapassá-lo.

CARROS DE 2026: o projeto do novo carro para 2026 segue em andamento, e a FIA apresentou para a Comissão os updates disponíveis de tudo que foi feito até agora. A Federação está atualmente analisando as formas mais eficazes de obter uma redução significativa no tamanho e peso dos carros, além de melhorar o gerenciamento de energia.

TETO ORÇAMENTÁRIO: o tópico de Despesas de Capital sob o limite orçamentário seguirá em análise pelo Comitê Consultivo Financeiro nos próximos meses.

PRÉ-TEMPORADA 2024: os testes de pré-temporada do ano que vem acontecerão no Bahrain entre os dias 21 e 23 de Fevereiro, com a primeira corrida de 2024 acontecendo no dia 2 de Março de 2024, também no Bahrain.

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