Entre em contato conosco

Fórmula 1

Chuva atrapalha único treino livre na Bélgica, e Carlos Sainz é o mais rápido

Publicado:

em

A sexta-feira começou debaixo de muita chuva em na Bélgica. E a única sessão de treinos livres do final de semana foi de pouca ação na pista, com cinco dos 20 pilotos não marcando tempos, foram eles: Logan Sargeant (Williams), Lance Stroll (Aston Martin), a dupla da Alpine – Pierre Gasly e Esteban Ocon – e Max Verstappen (RBR).

Entre os que marcaram tempo, Carlos Sainz (Ferrari) foi o mais rápido com 2min03s207, seguido da dupla da McLaren, com Oscar Piastri em segundo e Lando Norris em terceiro, com Piastri quase meio segundo mais rápido que Norris.

O treino começou com muita água na pista, e os primeiros pilotos que decidiram enfrentar as condições adversas optaram por pneus de chuva intensa. Com 10 minutos de treinos, apenas seis carros haviam passado pelo traçado. Vale destacar que com este sendo o terceiro final de semana com sprint, o treino livre é importante.

Com quase vinte minutos de treino e a chuva diminuindo as equipes começaram a mandar seus pilotos para a pista, e Sainz assumiu a ponta da tabela com pneus intermediários, pouco mais de meio segundo a frente de Piastri.

Pouco tempo depois veio a primeira bandeira vermelha, com Sargeant escapando na Les Combes por não conseguir virar o carro, conforme ele relatou para a equipe no rádio. Durante a paralisação para a retirada do carro da Williams, a chuva ficou mais forte e mesmo depois da pista ser liberada, os pilotos ficaram nos boxes devido ao volume de água.

Sargeant não conseguiu virar e escapou em linha reta até bater na barreira de proteção – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Com isso, o tempo de Sainz acabou sendo suficiente para garantir a liderança no TL1. Charles Leclerc (Ferrari) ficou com o quarto tempo, seguido de Sergio Pérez (RBR), Alex Albon (Williams) e Yuki Tsunoda (AlphaTauri), ambos tiveram escapadas da pista.

Kevin Magnussen foi o mais rápido na Haas, ficando em oitavo, com Daniel Ricciardo (AlphaTauri) em nono e Nico Hulkenberg (Haas) fechando o top 10.

A classificação para o GP da Bélgica está marcada para as 12h (horário de Brasília), mas a FIA já avisou pilotos e equipes que, caso a chuva não permita a realização da sessão, o resultado do TL1 não será usado como grid e a classificação será feita em outro momento, ou então eles poderão usar a atual tabela do campeonato mundial de pilotos como definição das posições de largada para a corrida.

O que não seria ruim para a dupla da Red Bull, já que Verstappen lidera e Pérez é o segundo. Aliás ficaria melhor para o mexicano, porque a equipe optou por trocar a caixa de câmbio de Max, indo para a quinta peça. O regulamento permite o uso de apenas quatro caixas de câmbio, então Verstappen terá uma punição de perda de cinco lugares no grid de domingo.

Com o recente acidente e falecimento do piloto da F4, Dilano van´t Hoff algumas semanas atrás durante uma corrida com chuva e muita água na pista, a segurança é o maior tema e preocupação da FIA e F1.

Resultado do Treino Livre – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.