Entre em contato conosco

Automobilismo

Max Verstappen é pole para o GP de Abu Dhabi

Publicado:

em

Imagem: Fórmula 1

A última classificação da F1 na temporada 2022 terminou com a dupla da Red Bull dominando a primeira fila no grid de largada deste domingo. Max Verstappen fez a volta mais rápida do final de semana, com 1min23824 o bicampeão conquistou a 20ª pole da carreira. Já Sergio Pérez marcou 1min24s052 e ficou com a segunda posição. A dupla superou as duas Ferraris, que largam logo atrás na segunda fila. Charles Leclerc em terceiro e Carlos Sainz em quarto.

“A classificação foi meio de altos e baixos. Começamos bem. Q2 foi meio bagunçado. Não sei porque, mas eu não conseguia aderência com aquele set de pneus, e daí no Q3 pareceu mais normal. Tivemos um pequeno susto com o carro desligando antes da primeira volta, então tivemos que recomeçar”, comentou Verstappen.

“Mas saímos e as duas voltas foram boas. Estou contente com isso, mas também muito feliz com os dois carros na primeira fila porque obviamente queremos vencer, mas também queremos que Checo seja vice campeão no campeonato, então é uma boa posição de largada para amanhã”, concluiu.

É a primeira vez desde 2018 que a Red Bull coloca os dois carros na primeira fila – Imagem: Red Bull Racing

Q1 – os três treinos livres tiveram pilotos diferentes no topo da tabela, mas a classificação de hoje tinha condições similares ao TL2, que foi liderado por Verstappen. O holandês foi também o mais rápido no Q1, marcando 1min24s754, com Pérez em segundo e Sainz em terceiro.

A dupla da Mercedes e Leclerc não ofereciam riscos quando todos saíram para a segunda tentativa, Verstappen abortou a segunda volta rápida e voltou aos boxes. Enquanto isso a metade de baixo da tabela lutava para não ser eliminado. Mas Kevin Magnussen (Haas), Pierre Gasly (AlphaTauri), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), e a dupla da Williams, Alex Albon e Nicholas Latifi, ficaram entre os cinco últimos e fora do Q2.

Magnussen foi da pole no Brasil à eliminação no Q1 em Abu Dhabi – Imagem: Fórmula 1

Q2 – na segunda parte da classificação, Checo foi o mais rápido com 1min24s419. Leclerc ficou em segundo por apenas 0s098. Sainz superou Verstappen e ficou em terceiro. Em sua última classificação na F1, Sebastian Vettel (Aston Martin) voou para ser mais rápido que Daniel Ricciardo (McLaren) e a dupla da Alpine, Fernando Alonso e Esteban Ocon.

Alonso acabou o Q2 em 11º, sendo eliminado junto com Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Mick Schumacher (Haas), Lance Stroll (Aston Martin) e Zhou Guanyu (Alfa Romeo).

Q3 – a disputa pela última pole position do ano foi acirrada, mas Verstappen foi mais rápido nas duas tentativas. Na primeira volta marcou 1min23s988, batendo Sainz, Pérez e Leclerc. Na segunda tentativa o holandês foi ainda mais rápido e confirmou a pole para a corrida.

Lewis Hamilton (Mercedes) ficou em quinto, seguido do caompanheiro de equipe, George Russell. Já a dupla da McLaren terminou o sábado em sétimo e décimo, com Norris mais rápido que Ricciardo. O australiano tem uma punição de três lugares no grid de amanhã, por conta do incidente com Magnussen na primeira volta do GP de São Paulo, portanto larga em 13º. Alonso, Tsunoda e Schumacher serão beneficiados pela punição de Ricciardo.

Ocon acabou sendo mais rápido que Vettel no Q3, garantindo a oitava posição, enquanto o tetracampeão largará em nono.

O GP de Abu Dhabi tem largada marcada para as 10h da manhã (horário de Brasília) e marca a despedida de Sebastian Vettel do esporte. Além dele, Mick Schumacher, Nicholas Latifi e Daniel Ricciardo também fazem a última corrida como pilotos oficiais, com este último potencialmente sendo piloto reserva da Red Bull no próximo ano.

Grid oficial de largada – Imagem: Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.