Automobilismo
Max Verstappen domina na Áustria e dispara ainda mais na liderança
Holandês vence com facilidade em Spielberg. Leclerc e Perez completam o pódio
Largada: a largada para os primeiros colocados ocorreu de forma comportada. Com Verstappen defendendo bem sua pole position, mesmo com ataque de Leclerc nas primeiras curvas e Carlos Sainz logo atrás. Quem se deu mal foi foi Yuki Tsunoda. O japonês da AlphaTauri se chocou com Ocou e perdeu sua asa dianteira, o que o fez parar nos boxes e voltar na última posição.
Desistência única na prova: mantendo boa média na temporada, o GP da Áustria teve somente um piloto que não completou as 71 voltas. Nico Hulkenberg teve o motor da sua Haas quebrado e abandonou ainda na décima terceira volta, o que provocou um Virtual Safety Car.
Virtual Safety Car dá mais emoção para a corrida: as equipes aproveitaram o abandono de Hulkenberg para antecipar a troca de pneus. A maior exceção foi a Red Bull, que deixou seus pilotos na pista. Quando Verstappen parou, na volta 25, Leclerc e Sainz voltaram na frente. Max ultrapassou o espanhol logo na saída dos boxes, enquanto o monegasco liderou a prova por algumas voltas.
Lidarança de Leclerc dura poucas voltas: dizem que a alegria de ferrarista dura pouco e dessa vez durou apenas 10 voltas. Com pneus duros novos, Verstappen voou e ultrapassou sem dificuldades, retomando a liderança na prova para não largar mais até o final da corrida.
Perez escala o pelotão e é recompensado com pódio: se teve um piloto que chegou à Áustria pressionado foi o mexicano. Após maus resultados nas últimas corridas, Pérez teve mais uma classificação ruim e largou apenas na 15ª posição, após ter suas voltas deletadas no Q2. A segunda posição na corrida Sprint, que aconteceu no sábado, deu confiança a Checo, que fez boas ultrapassagens durante toda a corrida – a última na volta 61 – , e depois de boa disputa com Carlos Sainz, terminou em uma excelente terceira colocação, devido as circunstâncias.
Show de punições por limites de pista: se algum piloto reclamar que teve pesadelos na noite após a corrida, sabemos o motivo: os limites de pista. A comissão não poupou punições e distribuiu 5 segundos para praticamente todos os pilotos.
A regra era simples, passou com as quatro rodas fora da linha branca por mais de 3 vezes, o piloto era punido e tinha que compensar o tempo na parada nos boxes ou tinha o tempo acrescido no final da etapa. Alguns inclusive ultrapassaram 5 vezes ou mais os limites e tomaram 10 segundos de gancho.
Para se ter uma ideia, o comissão de prova só divulgou o resultado final da corrida, com todos os tempos adicionados, horas depois da bandeirada.
Verstappen termina corrida com requintes de crueldade: o holandês fazia mais uma corrida liderando com mais de 20 segundos de vantagem para Leclerc, quando ele e a Red Bull tomaram uma decisão incomum e arriscada: parar nos boxes para trocar pneus e tentar mais um pontinho de volta mais rápida e conseguir o máximo de 34 pontos no final de semana, contando os 8 da corrida Sprint.
Mas será que valeria a pena se arriscar tanto para conseguir mais um mísero pontinho? Para um piloto que é tão obcecado pela excelência, sim. A equipe fez uma parada perfeita, Verstappen conseguiu seu pontinho e agora a vantagem para Sergio Perez é de 81 pontos.
A próxima corrida acontece no próximo final de semana, no tradicional circuito de Silverstone, na Inglaterra.
Veja abaixo como ficou a classificação de equipes e pilotos após 9 de 22 provas disputadas na temporada:
Pilotos:
1 – Max Verstappen/HOL (Red Bull) – 229 pts
2 – Sergio Perez/MEX (Red Bull) – 148 pts
3 – Fernando Alonso/ESP (Aston Martin) – 131 pts
4 – Lewis Hamilton/GBR (Mercedes) – 106 pts
5 – Carlos Sainz Jr./ESP (Ferrari) – 82 pts
6 – Charles Leclerc/MON (Ferrari) – 72 pts
7 – George Russell/GBR (Mercedes) – 72 pts
8 – Lance Stroll/CAN (Aston Martin) – 44 pts
9 – Esteban Ocon/FRA (Alpine) – 31 pts
10 – Lando Norris/GBR (McLaren) – 24 pts
11 – Pierre Gasly/FRA (Alpine) – 16 pts
12 – Nico Hulkenberg/ALE (Haas) – 9 pts
13 – Alexander Albon/TAI (Williams) – 7 pts
14 – Oscar Piastri/AUS (McLaren) -5 pts
15 – Valtteri Bottas/FIN (Alfa Romeo) – 5 pts
16 – Zhou Guanyu/CHN (Alfa Romeo) – 4 pts
17 – Yuki Tsunoda/JAP (AlphaTauri) – 2 pts
18 – Kevin Magnussen/DIN (Haas) – 2 pts
19 – Logan Sargeant/EUA (Williams) – 0 pts
20 – Nick de Vries/HOL (AlphaTauri) – 0 pts
Equipes:
1 – Red Bull – 377 pts
2 – Mercedes – 178 pts
3 – Aston Martin – 175 pts
4 – Ferrari – 154 pts
5 – Alpine – 47 pts
6 – McLaren – 29 pts
7 – Haas – 11 pts
8 – Alfa Romeo – 9 pts
9 – Williams – 7 pts
10 – AlphaTauri – 2 pts