Automobilismo
Larson leva a Hendrick motorsport à vitória em Charlotte
Assistir à Coca-Cola 600 da Nascar cup Series neste último domingo (30) trouxe uma sensação diferente, e um pouco difícil de descrever. Uma emoção adicional, talvez, mesmo assim difícil de explicar. Seria o sentimento pelo ritual de homenagens feito antes da corrida pelo memorial day? Ou quem sabe a empolgação de quem acabara de ver Hélio Castroneves vencer as 500 milhas da Indy? Ou ainda a emoção de ver as arquibancadas cheias, praticamente sem nenhuma pessoa usando mascara? Sim, os USA venceram o vírus e a boa e velha Nascar estava de volta, diante de nossos olhos.
A prova em si também não era das mais fáceis. Afinal, a etapa de Charlotte tem 600 milhas e é uma das corridas mais longas da temporada, quase um endurance. O circuito do estado da Carolina do Norte nos trouxe uma prova atípica, dividida em 4 estágios ao invés de 3 como é a tradição da Nascar. Um total de 400 voltas divididas em 100 voltas por estágio, e mais uma parada para homenagem ao memorial day no meio da corrida entre os estágios 2 e 3.
Some a isso tudo o horário da corrida, com largada às 18:30 local (19:30 horário Brasília), a maior duração desta corrida levaria os pilotos e equipes a muitas voltas noturnas, com o asfalto mais frio e um desafio adicional à aderência dos pneus e à estratégia da corrida.
Stage 1
Na primeira fila tínhamos Kyle Larson (#5) e (#47), mas foi Larson quem saiu na frente e dominou praticamente todo estágio. A troca de pneus aconteceu aproximadamente com 50 voltas, exatamente no meio do estágio, ainda em bandeira verde. O abastecimento também foi feito na parada já que o combustível dos carros durava aproximadamente 65 voltas nas condições de Charlotte.
Kyle Bush (#18) veio “comendo pelas beiradas” ao longo de todo estágio e ganhou diversas posições, terminando em um excelente P5. A vitória de Larson (#5) veio de forma quase que automática após seu ótimo desempenho no estágio.
Pausa na Nascar para entrada do emocionante áudio de agradecimento do piloto Hélio Castroneves, que a poucas horas atrás havia vencido as 500 milhas de Indianapolis pela quarta vez.
Stage 2
Kyle Busch (#18) ganhou mais posições na parada dos pits entre os estágios, e após largada Larson (#5) continuava na liderança. Porém, bastaram algumas volta para Chase Elliott (#9), que já pressionava Larson a muitas voltas, assumir a liderança.
Kurt Busch (#1) teve problemas com seu motor e recolheu para a garagem na metade do estágio, momento em que os demais pilotos começam a parar nos pits para troca de pneus e abastecimento, ainda em bandeira verde. Larson (#5) e Elliott (#9) entraram nos pits lado a lado, e a decisão pela liderança ficaria nas mãos dos mecânicos durante o trabalho de pit, e foi exatamente Larson quem se deu melhor e recuperou a liderança.
Próximo ao fim do estágio, Kurt Busch (#1) conseguiu retornar e bastou uma bandeira amarela para a Nascar…ser a Nascar. Com a amarela, os pilotos vieram todos para os pits, mas alguns trocaram somente dois pneus e saltaram muitas posições, como Joey Logano (#22) que ganhou 7 posições.
Embora Danny Hamlin (#11) tenha liderado a relargada, a estratégia de troca de somente 2 pneus o tornou uma presa fácil para Elliot (#9) que recuperou a liderança após poucas voltas. Mesmo, assim, nada podia parar Larson (#5) de recuperar a liderança e faturar a vitória dos segundo estágio do dia. Kyle Larson (#5)vencia o estágio 2.
Stage 3
O estágio 3 começa com uma bonita homenagem ao memorial day, com todos os carros alinhados em fila nos pits fazendo 1 min de silêncio.
É noite quando a relargada acontece, e mesmo com Larson (#5) ainda na liderança, Byron (#24) já iniciava uma forte pressão sobre ele. A briga entre os dois seguiu por quase todo terceiro estágio, até o momento que Ryan Newman (#6) bateu no muro e acionou uma bandeira amarela faltando somente 5 voltas.
Aqui, era nítido que os pilotos estavam guardando o melhor para o estágio final, então este terceiro estágio acabou fechando em bandeira amarela, com mais uma vitória de Kyle Larson (#5).
Final stage
No estágio final, Kyle Bush (#18) ganhou 1 posição nos pits, o que foi mais que suficiente para coloca-lo na primeira fila brigando pela liderança com Larson (#5).
Enquanto Larson (#5) disparava na liderança, a disputa mais emocionante da corrida acabou se formando pela P2, entre Byron (#24), Busch (#18) e Elliott (#9), que durante muitas voltas disputaram a posição do jeito que os fãs da Nascar mais apreciam, com direito a fechada no muro e bumps.
Mais no Final do estágio, Elliott (#9) assume o segundo lugar e deixa Busch (#18) e Byron (#24) para trás brigando pela P3. Enquanto a Larson (#5), continuava na liderança com absoluta tranquilidade até levar a bandeira quadriculada e levar a Hendrick Motorsport à sua 269ª vitória, um marco histórico que a tornou a equipe com ao maior número de vitórias na Nascar.
What a drive, @KyleLarsonRacin. ?#CocaCola600 pic.twitter.com/G1FrrJr0Jt
— NASCAR (@NASCAR) May 31, 2021
Resultados de Charlotte:
1 | 5 | Kyle Larson | Chevrolet | 400 | 3:58’45.292 | 327 | 70 | |||||
2 | 9 | Chase Elliott | Chevrolet | 400 | 3:58’55.343 | 10.051 | 10.051 | 22 | 60 | |||
3 | 18 | Kyle Busch | Toyota | 400 | 3:58’55.520 | 10.228 | 0.177 | 1 | 54 | |||
4 | 24 | William Byron | Chevrolet | 400 | 3:58’55.801 | 10.509 | 0.281 | 19 | 58 | |||
5 | 48 | Alex Bowman | Chevrolet | 400 | 3:58’56.839 | 11.547 | 1.038 | 5 | 43 | |||
6 | 3 | Austin Dillon | Chevrolet | 400 | 3:59’01.759 | 16.467 | 4.920 | 1 | 41 | |||
7 | 11 | Denny Hamlin | Toyota | 400 | 3:59’02.689 | 17.397 | 0.930 | 3 | 36 | |||
8 | 17 | Chris Buescher | Ford | 400 | 3:59’02.891 | 17.599 | 0.202 | 32 | ||||
9 | 8 | Tyler Reddick | Chevrolet | 400 | 3:59’03.949 | 18.657 | 1.058 | 6 | 42 | |||
10 | 4 | Kevin Harvick | Ford | 400 | 3:59’08.801 | 23.509 | 4.852 | 40 | ||||
11 | 2 | Brad Keselowski | Ford | 400 | 3:59’09.695 | 24.403 | 0.894 | 6 | 26 | |||
12 | 47 | Ricky Stenhouse Jr. | Chevrolet | 400 | 3:59’09.930 | 24.638 | 0.235 | 27 | ||||
13 | 12 | Ryan Blaney | Ford | 400 | 3:59’14.223 | 28.931 | 4.293 | 2 | 24 | |||
14 | 23 | Bubba Wallace | Toyota | 400 | 3:59’14.396 | 29.104 | 0.173 | 25 | ||||
15 | 99 | Daniel Suarez | Chevrolet | 398 | 3:58’50.950 | 2 Laps | 2 Laps | 22 | ||||
16 | 43 | Erik Jones | Chevrolet | 398 | 3:59’00.855 | 2 Laps | 9.905 | 21 | ||||
17 | 22 | Joey Logano | Ford | 398 | 3:59’04.226 | 2 Laps | 3.371 | 20 | ||||
18 | 21 | Matt DiBenedetto | Ford | 398 | 3:59’08.003 | 2 Laps | 3.777 | 2 | 19 | |||
19 | 7 | Corey Lajoie | Chevrolet | 398 | 3:59’09.286 | 2 Laps | 1.283 | 18 | ||||
20 | 34 | Michael McDowell | Ford | 398 | 3:59’11.776 | 2 Laps | 2.490 | 17 | ||||
21 | 41 | Cole Custer | Ford | 397 | 3:58’52.476 | 3 Laps | 1 Lap | 16 | ||||
22 | 10 | Aric Almirola | Ford | 397 | 3:58’57.456 | 3 Laps | 4.980 | 15 | ||||
23 | 14 | Chase Briscoe | Ford | 397 | 3:58’57.685 | 3 Laps | 0.229 | 14 | ||||
24 | 20 | Christopher Bell | Toyota | 397 | 3:58’57.971 | 3 Laps | 0.286 | 3 | 13 | |||
25 | 38 | Anthony Alfredo | Ford | 397 | 3:59’12.717 | 3 Laps | 14.746 | 3 | 12 | |||
26 | 37 | Ryan Preece | Chevrolet | 397 | 3:59’15.099 | 3 Laps | 2.382 | 11 | ||||
27 | 6 | Ryan Newman | Ford | 396 | 3:59’12.423 | 4 Laps | 1 Lap | 10 | ||||
28 | 77 | Justin Haley | Chevrolet | 395 | 3:58’47.026 | 5 Laps | 1 Lap | |||||
29 | 19 | Martin Truex Jr. | Toyota | 391 | 3:59’14.634 | 9 Laps | 4 Laps | 12 | ||||
30 | 53 | Cody Ware | Ford | 389 | 3:59’03.101 | 11 Laps | 2 Laps | |||||
31 | 78 | B.J. McLeod | Ford | 389 | 3:59’03.708 | 11 Laps | 0.607 | |||||
32 | 00 | Quin Houff | Chevrolet | 389 | 3:59’05.200 | 11 Laps | 1.492 | 5 | ||||
33 | 15 | James Davison | Chevrolet | 388 | 3:59’06.629 | 12 Laps | 1 Lap | 4 | ||||
34 | 51 | Garrett Smithley | Chevrolet | 387 | 3:59’07.446 | 13 Laps | 1 Lap | |||||
35 | 52 | Josh Bilicki | Ford | 382 | 3:59’06.431 | 18 Laps | 5 Laps | 2 | ||||
36 | 66 | David Starr | Ford | 369 | 3:59’04.266 | 31 Laps | 13 Laps | |||||
37 | 42 | Ross Chastain | Chevrolet | 359 | 3:59’13.665 | 41 Laps | 10 Laps | 1 | ||||
38 | 1 | Kurt Busch | Chevrolet | 139 | 1:35’54.448 | 261 Laps | 220 Laps |