Rally Clássicos
Circuito das frutas: Resultados da segunda etapa do Rally clássico de São Paulo

Tivemos no sábado (18/05) a segunda etapa da temporada 2024 dessa já tradicional prova de regularidade de carros clássicos.
Essa segunda etapa recebeu o nome de circuito das frutas, exatamente por levar todos os competidores a algumas das cidades do interior paulista famosas pela produção de determinados tipos de frutas.
Os pilotos e navegadores(as) foram desafiados com um trajeto único e com grandes variações de médias de velocidade, o que resultou em uma etapa de elevado nível técnico.
O circuito das frutas
A prova contou com uma duração aproximada de 5 horas, e cerca de 220km pelas estradas do interior paulista.
Ao longo do trajeto, as duplas passaram por diversas cidades, como por exemplo Caierias, Amparo, Arcadas, Santo Antônio de Posse, Jaguariúna, Campinas, Valinhos e Vinhedo.
Com um total de 50 competidores divididos entre as 6 categorias já conhecidas pelo publico, a prova brindou todos que circulavam pela Rodovia dos Bandeirantes e Anhanguera com mais um desfile de carros históricos.
A largada aconteceu no Frango assado do km 34 da rodovia dos bandeirantes, que aliás é um dos patrocinadores do evento.

Foto: Divulgação Rally Clássico
Vamos colocar uma pimentinha aí?
Já tratamos aqui o básico sobre o Rally clássico de São Paulo e as provas de regularidade, então se você quiser saber um pouco mais pode clicar aqui.
A prova em si sempre é desafiadora para pilotos e navegadores, mas os organizadores decidiram colocar um tempero a mais nesta etapa.
Em um ponto estratégico, a organização da prova inseriu nada menos que 19 “laços” para os pilotos e navegadores. Desde o momento do briefing, ficou claro a todos que a prova seria decidida neste trecho, já que perder qualquer um dos PCs significaria uma penalidade de 6.000 à dupla.
O tal “laço” nada mais é que uma passagem por um determinado trecho, uma rotatória no caso, que não afeta o caminho em si, mas é obrigatória para os competidores. Ou seja, as duplas tiveram que rodar por 19 rotatórias, algumas vezes até mais de uma volta, para conseguir concluir a prova com êxito.
Categoria PRO
A categoria Pro se distancia das demais categorias por permitir o uso de equipamentos profissionais e integrados ao carro. É a categoria de maior nível técnico, onde a classificação final é definida por décimos de segundos.
Com 8 carros nesta etapa, a pro vem demonstrando um crescimento considerável no número de participantes, assim como uma disputa cada vez mais acirrada.
A vitória ficou com o carro de número 2 da dupla Antonio Marcucci e Ana Claudia Assuncao Marcucci, uma Puma GTS 1974, somente 4 pontos abaixo do segundo colocado, uma diferença impressionantes de 0.4s em uma prova de 5 horas!

Foto: Divulgação Rally Clássico
Categoria Históricos
A partir da categoria históricos, os carros não podem mais contar com sistema de navegação integrado, então a precisão é garantida com o uso de aplicativos de navegação e sistema GPS. A vitória desta categoria ficou com a dupla Renan Bueno Ferraciolli e Wagner Brandão dos Santos à bordo de seu Volkswagen Fusca 1300 Conversível 1967 com um total de 1437 pontos perdidos.

Foto: Divulgação Rally Clássico
Categoria Super colecionáveis
A categoria Super colecionáveis trouxe a vitória de mais um VW Fusca. Desta vez saíram como campeões a dupla Wildson Oliveira e Bianca Oliveira com seu Volkswagen Fusca 1973.
A dupla teve somente 835 pontos perdidos, uma pontuação admirável se levarmos em conta a idade do carro. Muitos carros mais novos e modernos não conseguiram chegar perto desta pontuação.

Foto: Divulgação Rally Clássico
Categoria Clássicos
A categoria clássicos contou um o menor grid da prova, foram somente 4 carros. Mesmo com um grid menor, ainda foi possível presenciar um desfile de belos favoritos dos brasileiros, como Escort, Mercedes e é claro a campeã General motors Caravam 1984. da dupla Augusto Leite e Cleo Portugal Santos.

Foto: Divulgação Rally Clássico
Categoria Futuros Clássicos
A categoria futuros clássicos repetiu o feito da primeira etapa, sendo a categoria com o maior número de carros do grid. Foram quase 20 duplas competindo pela vitória, todas com carros fabricados entre 1991 e 2000.
É claro que temos um carinho especial por esta categoria por ser a que sempre participamos, e mais ainda com essa etapa já que ficamos com a vitória a bordo de um Ford Mustang 1994, em sua estreia com a placa preta de colecionador.
Então, vitória da futuros clássicos da dupla Laercio Barquetta Araujo e Carolina Cassia P B de Araujo e o Ford Mustang GT 1994.

Foto: Divulgação Rally Clássico
Categoria Super Turismo
A categoria super turismo é a mais nova do grid, mas já conta com algumas duplas se destacando e pontuações no mesmo nível das outras categorias.
Aqui a vitória ficou com a dupla Fabio Ricardo Rampazzo e Débora Rondello B de Amorim à bordo de uma GM Captiva Sport 2008.

Foto: Divulgação Rally Clássico
Resultado Geral