Entre em contato conosco

Nascar USA

William Byron vence a Daytona 500 e abre o calendário da Nascar Cup Series

Publicado:

em

Todos os anos, no mês de fevereiro, uma inusitada contagem regressiva toma conta de algumas casas dos fãs de automobilismo. Se você está aqui lendo esse artigo, é mais que óbvio que não se trata da contagem para o Carnaval, mas sim para a tradicional Daytona 500.

Considerada por muitos como o ponto alto de todo calendário da Nascar, a Daytona 500 faz parte do seleto grupo das provas de automobilismo mais famosas do mundo. Ou, se preferir, pode chamá-la por seu próprio apelido: “Greatest American Race”.

Daytona 500 é mais que simplesmente a abertura da Nascar. Seja pela exibição dos Thunderbirds da USAF em seus F-16, seja pela presença do presidente Donald Trump, ou até mesmo pelo comando de ligar os motores dado pelo ator Anthony Mackie, o Capitão América do recém lançado filme da Marvel Studios, cada detalhe dessa tradicional prova é um verdadeiro show, dedicado aos fãs do automobilismo.

Foto: Divulgação Nascar

Festa verde e amarela

A festa do Brasil esse ano era ainda maior. Mesmo com a péssima notícia de que a Band não transmitiria a corrida, os brasileiros ainda tinham um motivo para comemorar: Helio Castroneves estava na corrida da Cup Series! Isso mesmo, em 2025 nós veríamos uma bandeira verde e amarela, mesmo que bem tímida, no show da categoria máxima da Nascar.

Durante os treinos, Castroneves sofreu um acidente colidindo com o muro, danificando muito seu carro. Veículo reserva? Que nada! A equipe do nosso querido homem aranha trabalhou dia a noite para colocar o carro do Hélio no Grid, mas largando na ultima posição.

E caso você esteja se perguntando sobre a bandeira, sim, havia mesmo uma bandeira no Brasil no pit do Helio.

Foto: Divulgação Nascar

Se não chover, não é Daytona

Mesmo com uma tentativa de antecipar em 1h o início da prova, foi impossível fugir dela, a Chuva. Após os tradicionais ritos da Daytona 500, chagamos a ter os carros na pista por 9 voltas, quando a bandeira amarela foi agitada, e duas voltas depois a bandeira vermelha interrompendo a prova.

Mesmo com a possibilidade de adiamento da corrida para segunda-feira, os fãs não desistiram e continuaram esperando. A recompensa demorou, na verdade exatas 03:09:58, mas a bandeira verde finalmente veio. Só que ninguém avisou à chuva que não era para voltar, e logo após 11 voltas a bandeira vermelha retornou por causa da Chuva.

Foram mais 20 min até que a pista fosse liberada para uma nova relargada, dessa vez para a prova seguir adiante e não parar mais até a bandeira quadriculada.

Foto: Divulgação Nascar

Stage 1

Chase Briscoe largou na liderança, mas Joey Logano assumiu a posição logo no começo da prova. Corey LaJoie chegou a liderar por algumas voltas, mas perdeu rapidamente a posição para William Byron, que por sua vez a perdeu novamente para Joey Logano.

Faltando duas voltas para o fim do estágio, Denny Hamlin causou uma bandeira amarela. Sem mudanças nas posições dos carros, Logano apenas teve que seguir adiante para vencer o primeiro estágio em bandeira amarela.

Helio Castroneves terminou o primeiro estágio na P23.

Foto: Divulgação Nascar

Stage 2

A largada do segundo estágio veio acompanhada de um gosto amargo para os brasileiros. Logo na primeira volta Helio Castroneves se envolveu em um acidente e foi obrigado a abandonar a prova. Junto com Hélio, outros pilotos afetados pelo acidente foram: Hunter Nemechek, Ross Chastain, Kyle Busch, Chase Briscoe, Riley Herbst, Justin Allgaier, Cody Ware, Martin Truex Jr., e Jimmie Johnson. Muitos deles também foram obrigados a abandonar a prova.

Durante os Pits, Logano teve problemas com o motor (Corpo da borboleta), e voltou atrás de todo pelotão. Em uma reviravolta de sorte, uma bandeira amarela causada por detritos na pista foi a oportunidade que a equipe do Logano precisava para trocar a peça do carro. Mesmo voltando no final do pelotão, Logano continuou avançando até terminar o estágio na P6.

No final do estágio a disputa foi entre Chase Elliot, Austin Cindric e Ryan Blaney, sendo que Blaney levou a melhor e a vitória do estágio.

Foto: Divulgação Nascar

Final Stage

Nos pits entre os estágios a equipe de Logano substituiu mais uma peça do sistema de admissão do carro (Air Box), na tentativa de fazer o carro recuperar o desempenho.

Ryan Blaney assumiu a liderança lado a lado com Kyle Busch. Mais adiante Bubba Wallace também surgiu na disputa fazendo um Three-wide.

Como também já é tradição em Daytona, o pior estava reservado para as ultimas voltas. Faltando cerca de 20 voltas para o final da prova os pilotos começaram a aumentar o ritmo. Em uma manobra um tanto polêmica, Joey Logano tentou forçar a passagem sobre Stenhouse , e o contato entre os dois carros era inevitável, resultando no primeiro Big one da corrida que logo de cara já tirou diversos pilotos da prova.

Foto: Divulgação Nascar

Tão tradicional quanto 1 big one, são 2 big ones no final da prova em Daytona. Faltando 8 voltas um outro acidente afetou 10 carros e fez com que Ryan Preece literalmente voasse, causando bandeira vermelha e interrompendo a prova. O incidente também envolveu Brad Keselowski, Daniel Suarez, Kyle Larson, Bubba Wallace, Justin Allgaier, e Chase Elliott.

E o que não faltou foram acidentes para o fã da Nascar. Com a prova na prorrogação, a bandeira branca já tinha sido agitada e a disputa estava entre Austin Cindric e Denny Hamlin, até a última curva se tornar um verdadeiro caos tirando vários carros da disputa. William Byron se aproveitou da posição mais próxima ao muro para sair ileso do acidente e vencer em Daytona.

Foto: Divulgação Nascar

Resultado

1. William Byron, No. 24 Chevrolet
2. Tyler Reddick, No. 45 Toyota
3. Jimmie Johnson, No. 84 Toyota
4. Chase Briscoe, No. 19 Toyota
5. John Hunter Nemechek, No. 42 Toyota
6. Alex Bowman, No. 48 Chevrolet
7. Ryan Blaney, No. 12 Ford
8. Austin Cindric, No. 2 Ford
9. Justin Allgaier, No. 40 Chevrolet
10. Chris Buescher, No. 17 Ford
11. Michael McDowell, No. 71 Chevrolet
12. Erik Jones, No. 43 Toyota
13. Daniel Suarez, No. 99 Chevrolet
14. Ty Dillon, No. 10 Chevrolet
15. Chase Elliott, No. 9 Chevrolet
16. Ty Gibbs, No. 54 Toyota
17. Riley Herbst, No. 35 Toyota
18. Ricky Stenhouse Jr., No. 47 Chevrolet
19. Justin Haley, No. 7 Chevrolet
20. Kyle Larson, No. 5 Chevrolet
21. Cole Custer, No. 41 Ford
22. Corey LaJoie, No. 01 Ford
23. Austin Dillon, No. 3 Chevrolet
24. Denny Hamlin, No. 11 Toyota
25. Cody Ware, No. 51 Ford
26. Brad Keselowski, No. 6 Ford
27. Todd Gilliland, No. 34 Ford
28. Noah Gragson, No. 4 Ford
29. Bubba Wallace, No. 23 Toyota
30. Carson Hocevar, No. 77 Chevrolet
31. Christopher Bell, No. 20 Toyota
32. Ryan Preece, No. 60 Ford
33. Shane Van Gisbergen, No. 88 Chevrolet
34. Kyle Busch, No. 8 Chevrolet
35. Joey Logano, No. 22 Ford
36. Zane Smith, No. 38 Ford
37. Josh Berry, No. 21 Ford
38. Martin Truex Jr., No. 56 Toyota
39. Helio Castroneves, No. 91 Chevrolet
40. Ross Chastain, No. 1 Chevrolet
41. AJ Allmendinger, No. 16 Chevrolet

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.