WEC
FIA WEC: Ferrari em Ímola para a segunda batalha da temporada 2025

O Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, prepara-se para receber as Ferrari 499P na segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) de 2025. Após um início de temporada histórico no Catar, com um 1-2-3 para a Ferrari, a expectativa é alta para a etapa italiana, que acontece no domingo, 20 de abril, com largada às 13h (horário local).
Ímola: Palco da disputa
A pista de Ímola, inaugurada em 1953, sediará a segunda etapa consecutiva do FIA WEC, reunindo 18 hipercarros da categoria principal e um número igual de máquinas LMGT3. A Ferrari chega à Itália liderando o Campeonato Mundial de Construtores de Hipercarros da FIA, com 66 pontos, e a classificação de pilotos, com Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen na ponta.
A equipe Ferrari – AF Corse, que conquistou a pole position e o terceiro lugar no Catar com o carro número 51, pilotado por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, busca repetir o bom desempenho em Ímola. O carro número 83 da equipe AF Corse, com Yifei Ye, Robert Kubica e Phil Hanson, que terminou em segundo no Catar, também é um forte candidato à vitória.
Giovinazzi, que compartilha o carro com Alessandro Pier Guidi e James Calado, descreve Ímola como um circuito “antiquado”, com características únicas que o tornam um desafio para os pilotos. “Ímola é o nosso circuito”, afirma o piloto, “e é uma pista onde sempre fomos competitivos. Então, vamos tentar conseguir um ótimo resultado para os nossos fãs.”
O traçado de Ímola, com 4.909 quilômetros, é marcado por subidas e descidas, curvas desafiadoras e uma pista estreita, o que dificulta as ultrapassagens. “Em Ímola é essencial estar muito concentrado devido ao grande número de Hypercars e LMGT3s na pista”, ressalta Giovinazzi. A reta principal, segundo o piloto, não é uma reta no sentido estrito, mas sim uma sequência de “meias” curvas, o que também dificulta as ultrapassagens.
Giovinazzi destaca algumas curvas icônicas de Ímola, como a chicane de Tamburello, a Variante Villeneuve, o grampo de Tosa, Piratella, Acque Minerali e a Variante Alta. Cada uma delas exige técnicas específicas de pilotagem para otimizar o desempenho. “Na chicane de Tamburello, você usa muito as zebras para cobrir o mínimo de metros possível”, explica Giovinazzi. “Em Acque Minerali, a curva mais difícil, é essencial gerenciar a frenagem o máximo possível.”
Programação do evento
A ação na pista começa na sexta-feira, 18 de abril, com duas sessões de treinos livres. No sábado, 19 de abril, acontece a terceira sessão de treinos livres e a classificação da Hypercar. A corrida de 6 Horas de Ímola será realizada no domingo, 20 de abril, com largada às 13h (horário local).

Foto: Ferrari