Fórmula 1
Oscar Piastri vence na Espanha

Oscar Piastri (McLaren) venceu pela quinta vez na temporada, liderando mais um pódio duplo papaya com Lando Norris em segundo. Charles Leclerc (Ferrari) se recuperou da classificação ruim, e terminou no pódio, em terceiro.
Largada movimentada
Na largada, Verstappen reagiu mais rápido que Norris, e pulou para a segunda posição, enquanto Piastri se manteve à frente sem problemas. Mais atrás, George Russell (Mercedes) perdeu posição para os dois carros da Ferrari. Fernando Alonso (Aston Martin) e Nico Hulkenberg (Kick Sauber) protagonizaram uma bela disputa, com o alemão se saindo melhor. E Alex Albon (Williams) também ganhou três posições, apesar de ser tocado por Liam Lawson (VCARB).
Por conta do toque, Albon foi o primeiro a parar, para trocar os pneus e a asa dianteira, na volta 7.
Enquanto isso, a Ferrari ordenou uma troca de posição entre Charles Leclerc e Lewis Hamilton. E Norris conseguiu diminuir a diferença para Verstappen, entrando na zona de DRS do holandês. Assim, na volta 13, Norris recuperou a posição perdida na largada, e Verstappen logo foi para os boxes e fez a troca de pneus, voltando em oitavo.
Mais atrás, Alonso escorregou para a brita, e foi colocado sob investigação por voltar à pista de maneira insegura.
Hamilton parou na volta 17, para evitar um undercut da Mercedes, ao mesmo tempo a equipe pediu para Leclerc acelerar um pouco mais. Ele parou na volta seguinte.
Verstappen na ponta
Nesse hiato, Verstappen escalou o pelotão volta após volta, e na 19ª estava de volta a terceiro, mas a quase 20 segundos de distância da dupla da McLaren. Norris parou na volta 22, e Piastri parou na volta seguinte. Assim, Verstappen assumiu a liderança da corrida, mas com pneus macios, e a dupla papaya colocou pneus médios, que devem durar mais.
Na volta 25, Isack Hadjar (VCARB) ultrapassou Hulkenberg, ao mesmo tempo que Kimi Antonelli (Mercedes) superou Pierre Gasly (Alpine). Concomitantemente, Lawson, Alonso e Albon disputavam posição, quando Lawson se lançou para ultrapassar Albon, que acabou batendo no neozelandês. Albon foi punido com 10 segundos por ganhar vantagem fora da pista, cumpriu a punição e voltou à pista. Porém, por conta dos danos, o tailandês abandonou a corrida na volta seguinte.
Enquanto isso, lá na frente Verstappen fez a segunda parada, voltando em quarto, atrás de Leclerc. Assim, Piastri voltou a ser o líder da corrida.
RBR x McLaren
Novamente, Lawson foi para a ultrapassagem, dessa vez sobre Oliver Bearman (Haas). Mas não havia espaço para o que ele queria fazer, e os dois tiveram contato, com Bearman indo para fora da pista para evitar uma colisão pior. O incidente foi notificado para investigação, mas os comissários determinaram que foi um incidente de corrida, sem punições.
Lá na frente, Verstappen achou mais desempenho nos pneus médios, contudo ele segue reclamando de problemas com a mudança de marchas. E na volta 36 ele conseguiu ultrapassar Leclerc.
Neste momento, com mais da metade da corrida completada, todos no top 10 devem parar de novo, incluindo Verstappen. Ele deve voltar a liderar quando as McLarens parar, mas os pneus médios dificilmente vão durar até o fim, então a disputa está em aberto.
Pouco depois, Leclerc fez a segunda parada, colocando pneus médios novos. Enquanto Piastri puxou o ritmo, Verstappen parou na volta 48, e Norris na 49. O líder da corrida parou na volta 50 e voltou ainda na frente. Mas Norris tinha Verstappen como companhia, com os dois ultrapassando os retardatários.
Antonelli fora da corrida e confusão na relargada
Porém, quando tudo parecia estabelecido para as últimas voltas, o carro de Antonelli sofreu uma falha no motor e o italiano teve que parar o carro na brita. Como resultado, o Safety Car foi para a pista, e os três primeiros foram direto para o pitlane, para aproveitar a parada “grátis”. As McLarens colocaram pneus macios usados, e a Red Bull colocou pneus duros no carro de Verstappen. Outros pilotos também mergulharam para o pitlane, para trocar pneus.
Na relargada, Piastro e Norris se livraram rápido de Verstappen, que errou, deixando margem para Leclerc, que logo aproveitou a oportunidade e ultrapassou. Mas, os dois tiveram contato. Russell também se lançou para cima de Verstappen, e os dois também tiveram contato, com o holandês optando por sair da pista. Contudo, ao sair da pista ele ganhou vantagem, e a equipe ordenou que ele devolvesse a posição para Russell. Ele até devolveu, mas se lançou para tentar passar, colidiu com o britânico e não ultrapassou. Pela colisão, ele foi punido com 10 segundos.
Nesse meio tempo, Hulkenberg ultrapassou Hamilton, terminando em sexto. E Alonso ultrapassou pela 10ª posição, última a pontuar.
Piastri foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada, com Norris em segundo e Leclerc em terceiro. Russell ficou em quarto, e com a punição Verstappen caiu para 10º. Assim, Hulkenberg foi quinto, Hamilton sexto, Hadjar em sétimo, Gasly oitavo e Alonso o nono.
A Fórmula 1 volta em duas semanas, para o Grande Prêmio do Canadá, no dia 15 de junho.