Entre em contato conosco

Automobilismo

Charles Leclerc vence a primeira corrida da temporada 2022

Publicado:

em

Leclerc

Vitória do monegasco põe fim ao jejum da Ferrari

Um domingo que não poderia terminar de forma melhor para a Ferrari e a dupla Sainz e Leclerc. A equipe de Maranello vem trabalhando no carro de 2022 deste o ano passado e, pelo menos na primeira corrida, o esforço valeu a pena. Leclerc largou na pole e Sainz em terceiro e 57 voltas depois o duo ferrarista subiu ao pódio com o monegasco em primeiro e o espanhol em segundo.

É a primeira vitória da equipe italiana desde o Grande Prêmio de Singapura de 2019 vencido por Sebastian Vettel.

“Depois de todo o árduo trabalho para conseguir a pole ontem, tinha que terminar a missão hoje. Vencer e ainda com um 1-2 é absolutamente incrível. E não foi uma corrida fácil, depois da primeira para o Max estava sempre atrás, quando eu consegui um pouco mais de distância eu pude gerenciar minha corrida”, explicou Leclerc.

“Fiquei muito feliz com a minha performance hoje, em ar limpo tudo estava sob controle, eu podia gerenciar o ritmo e a distância para trás, então muito feliz”, concluiu.

Leclerc e Sainz

Sainz e Leclerc se abraçam ao sair do carro – Imagem: Scuderia Ferrari

Apesar de ainda não estar confortável com o carro, Carlos Sainz disse que esse segundo pódio com a equipe foi mais fácil com um carro melhor.

“Como um piloto Ferrari foi meu final de semana mais difícil, soa até estranho dizer isso. Eu não tinha o ritmo nos treinos de sexta, na classificação de repente eu estava lá lutando por posições, mas hoje a corrida expos minhas fraquezas com esse carro e que ainda não estou lá. Hoje vamos celebrar com o time, mas amanhã vou analisar os dados e onde posso melhorar para lutar pela vitória na próxima”, disse Sainz.

Quem completou o pódio não foi Max Verstappen (RBR). Depois de excelentes batalhas com Leclerc, o holandês foi obrigado a abandonar a corrida com problemas no carro, depois de ter sido ultrapassado por Sainz e perdido a segunda posição.

“O carro tinha problemas de equilíbrio, não era o mesmo de sexta-feira, mas a segunda colocação com os problemas de equilíbrio seria um excelente resultado. De repente a direção estava com problemas e na relargada ficou difícil me defender do Carlos, mas o carro apagou, aparentemente por um problema com a bomba de combustível e tive que abandonar”, contou Verstappen.

O segundo piloto da Red Bull também passou por problemas e abandonou nas voltas finais. Com os dois carros da RBR fora da corrida, Lewis Hamilton (Mercedes) ganhou de presente a terceira posição. Desde a sexta-feira a Mercedes vem enfrentando dificuldades com o carro, testando diferentes assoalhos e outras peças para tentar resolver o porpoising.

Mercedes comemora pódio inesperado – Imagem: Mercedes

“Muito orgulhoso da equipe, confiabilidade é fundamental e estamos tentando maximizar o que temos, mas estamos com dificuldades com o carro. A degradação é muito alta, falta downforce na parte de trás, não somos tão rápidos na reta, não dá pra competir com os caras a frente. Quando eu assumi a terceira posição, não pude acreditar, fiquei muito feliz”, declarou Hamilton.

A nova dupla de Hamilton, George Russel também conseguiu maximizar resultados e terminou em quarto.

Um dos assuntos mais comentados na Fórmula 1 durantes os últimos 10 dias foi o retorno de Kevin Magnussen à categoria e a equipe Haas. O dinamarquês vem para ocupar o lugar que era do russo Nikita Mazepin, com o qual a equipe americana encerrou o contrato depois da invasão russa à Ucrânia.

Apesar de ter apenas dois dias de testes antes da estreia da temporada, Magnussen e a Haas foram um dos grandes destaques de hoje. Kevin terminou em quinto, enquanto o companheiro Mick Schumacher chegou bem perto da zona de pontuação ao ser o 11º.

Durante a corrida, Magnussen brigou com as equipes da frente por posições – Imagem: Haas

Destaque também para o único estreante da temporada, Zhou Guanyu da Alfa Romeo. O chinês chegou em décimo e marcou seu primeiro ponto. Valtteri Bottas se recuperou depois uma largada ruim e garantiu o sexto lugar a pontuação dupla para a Alfa.

Marcaram pontos também a dupla da Alpine, Esteban Ocon e Fernado Alonso, que terminaram em sétimo e nono, respectivamente, e Yuki Tsunoda da AlphaTauri, que foi o oitavo.

Pierre Gasly completou o grupo de pilotos que não terminou a corrida por problemas no carro. Vale lembrar a Alpha usa os mesmo motores que a RBR, agora fabricados pela equipe austríaca.

O GP do Bahrein deste ano não foi bom para McLaren, Aston Martin e Williams. As três equipes enfrentaram dificuldades durante todo o final de semana, mas tem a seu favor os dados colhidos e a oportunidade de continuar progredindo, sendo esta apenas a primeira de 23 corridas.

A Fórmula 1 volta no próximo domingo (27), para a segunda edição do Grande Prêmio da Arábia Saudita, disputado em Jeddah.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.