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Automobilismo

Pourchaire conquista a vitória na corrida 2

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Théo Pourchaire

Théo Pourchaire, do ART Grand Prix, venceu uma caótica corrida em Sakhir, batendo Liam Lawson, da Carlin – que largou em sexto – e Jüri Vips, do Hitech Grand Prix, que teve que se recuperar após um lento pit-stop.

Largando de terceiro, Jüri Vips havia inicialmente ultrapassado Pourchaire e o pole Jack Doohan quando as luzes se apagaram. A parada lenta do estoniano deu brevemente o P1 de volta a Doohan, mas o piloto da Virtuosi se envolveu em uma briga com Pourchaire ao sair dos boxes e teve que voltar para colocar uma nova asa dianteira. Pourchaire evitou danos e reivindicou o primeiro lugar, com Lawson atrás. Retornando em 12º, Vips teve que ser frio para conquistar o P3, à frente de Ralph Boschung, da Campos Racing.

Depois de largar em 13º, Marcus Armstrong, da Hitech, fez a estratégia alternativa funcionar para entrar nos cinco primeiros, à frente de Felipe Drugovich, da MP Motorsport, e Logan Sargeant, da Carlin. Roy Nissany, da DAMS, e Jake Hughes, da Van Amersfoort Racing, evitaram problemas para terminar em oitavo e nono, respectivamente. Doohan se recuperou de sua decepção anterior para assumir a posição dos pontos finais, subindo para 10º desde o último lugar.

 

A corrida

Vips aproveitou seu reflexo no apagar das luzes em Sakhir, atacando no meio de Pourchaire e do pole Doohan. Os titulares da primeira fila não conseguiram chegar perto do piloto da Hitech em termos de ritmo e perderam a liderança na saída da Curva 1, com Boschung também correndo à frente deles.

Aqueles que enfrentaram a estratégia alternativa se beneficiaram, com Calan Williams, Armstrong, Olli Caldwell e Ayumu Iwasa ganhando várias posições no início. O primeiro Safety Car da corrida chegou três voltas depois com Frederick Vesti parando na pista. Vips reagiu ao reinício e voltou ao trabalho de construir uma distância entre ele e Boschung. O júnior da Red Bull da Estônia recebeu uma ajuda de Doohan, que manteve o piloto suíço ocupado quando o Safety Car entrou nos boxes.

Boschung correu para se livrar do pneu duro e claramente não foi o único lutando quando os outros começaram a segui-lo. Foi nesse ponto que a sorte de Vips mudou, pois um lento pit stop o colocou de volta em 12º.

No papel, isso deu a liderança a Doohan, embora o piloto da Virtuosi tenha passado pelo pitstop de forma limpa, ele se enroscou com Pourchaire em seu retorno à pista e sofreu danos em sua asa dianteira, forçando-o a voltar aos boxes para reparos. Isso deu notavelmente a liderança provisória da corrida para Iwasa, que subiu de 21º. O piloto da DAMS finalmente foi para os boxes na volta 19 e voltou em 10º, enquanto Pourchaire – que evitou danos de seu contato com Doohan – assumiu a liderança.

 Vips estava rodando mais de um segundo mais rápido do que aqueles ao seu redor em quinto, alcançando Boschung e ultrapassando-o na primeira curva. Drugovich foi o próximo e Vips ultrapassou o brasileiro para terceiro a sete voltas do fim.

Uma briga de cinco carros pelo décimo lugar resultou no segundo Safety Car do dia, quando Enzo Fittipaldi bateu na traseira do vencedor da Sprint Race, Richard Verschoor, girando o carro da Trident até parar. Uma enxurrada de atividade no pitlane levou a mais duas desistências, já que Dennis Hauger e Williams perderam um pneu durante as tentativas de suas equipes de colocá-los de volta na pista rapidamente.

Pourchaire, Lawson e Vips mantiveram seus lugares no reinício, com Drugovich ficando atrás de Boschung e Armstrong. Sargeant, Nissany e Hughes seguiram, com Doohan se recuperando de sua lenta parada para terminar em 10º.

Classificação da corrida

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