Entre em contato conosco

Automobilismo

Carômetro da F1: Oscar Piastri

Publicado:

em

Piastri

O novo australiano do pedaço

Oscar Piastri chega à Fórmula 1 envolvido em polêmicas. Originalmente o australiano faria sua estreia na categoria na Alpine, da qual até ano passado ele era reserva, e fez parte da academia de pilotos da equipe francesa. Quando a equipe perdeu Fernando Alonso para a Aston Martin, o movimento natural da equipe era promover Piastri e assim foi feito.

Mas no mesmo dia, Oscar desmentiu o anuncio feito pela equipe e disse que não pilotaria pela Alpine. Dias depois ele foi anunciado pela McLaren, que até então contava com Daniel Ricciardo e Lando Norris, ambos com contratos ainda válidos.

A equipe britânica vinha dizendo que manteria os contratos, mesmo de Ricciardo que não andava rendendo tanto assim, porém não foi o que aconteceu. A McLaren contratou Piastri e demitiu Daniel, tendo que pagar uma soma considerável, algo em torno de 18 milhões de dólares, pela quebra de contrato.

Oscar começou no kart aos 10 anos. Em 2016 ele mudou da Austrália para a Inglaterra para iniciar a jornada rumo a F1. E em 2017 ele foi vice-campeão da Fórmula 4 britânica. A primeiro título nos monopostos veio em 2019, quando ele venceu a Eurocopa de Fórmula Renault, com sete vitórias e 11 pódios.

Piastri comemora vitória em Silverstone durante a Eurocopa de Fórmula Renault – Imagem: Klaas Norg / Dutch Photo Agency.

No ano seguinte Piastri fez a transição para a Fórmula 3. Ele venceu duas corridas e conquistou mais quatro pódios com a Prema, e levou o campeonato. Para 2021, a Prema o promoveu para a Fórmula 2.

Na F2, Piastri conquistou cinco pole positions seguidas, e com duas corridas de antecedência, ele venceu o campeonato.

Já em 2022, impedido pelo regulamento de disputar a F2 novamente, Oscar se tornou piloto reserva permanente da Alpine na F1.

Piastri

Piastri nos testes de pós-temporada de 2021 na Alpine – Imagem: Fórmula 1

A conturbada contratação pela McLaren veio em setembro de 2022. E Piastri começou as atividades na equipe nos testes de pós-temporada em Abu Dhabi.

Neste ano ele faz sua estreia oficial na Fórmula 1, ao lado de Lando Norris e com a missão de substituir Daniel Ricciardo, o último piloto a conquistar uma vitória pela equipe. Ele chega na F1 com um alvo nas costas e muitas expectativas a serem cumpridas.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.