Entre em contato conosco

Automobilismo

Com pole do estreante Minì a Fórmula 3 deu a largada

Publicado:

em

Minì

Finalmente os carros voltaram para a pista e assim o inicio da temporada da Fórmula 3 teve a sua largada. Nesta sexta feira ocorreu o treino livre e o classificatório que garantiu a pole para Gabriele Minì em sua estreia no circuito de Sakhir, com o tempo de 1: 47,055.

A Prema Racing alinhará para a rodada de abertura do Campeonato de Fórmula 3 composta por Paul Aron, Dino Beganovic e Zak O’Sullivan, representando três programas diferentes da academia de Fórmula 1. O estoniano Aron pilotará o carro número 1 e representará a Mercedes Junior Team, o piloto de 19 anos está saindo da Fórmula Regional junto com Beganovic, que é apoiado pela Ferrari Driver Academy, o sueco de 18 anos foi nomeado para dirigir o carro nº 2 e é o atual campeão europeu de Fórmula Regional. O carro nº 3ficou com O’Sullivan, membro da Williams Driver Academy, O’Sullivan fez sua estreia no ano passado. Ao contrário de seus companheiros de equipe, ele já correu no Bahrein e experimentou um teste coletivo positivo de pré-temporada de 3 dias.

TREINO LIVRE

Gabriel Bortoleto começou sua campanha na Fórmula 3 em boa forma, liderando as tabelas de cronometragem na primeira sessão de Treinos Livres em Sakhir. O brasileiro parecia em casa, estabelecendo o tempo de 1: 47,775 para ficar 0,075s à frente de Gabriele Minì.

Taylor Barnard colocou seu carro Jenzer Motorsport no primeiro inicialmente com 1: 49,712, 0,155s à frente do companheiro de equipe Nikita Bedrin. Bedrin então teve sua vez no topo, tirando quatro décimos do piloto britânico.

Quando o relógio se aproximava dos 23 minutos restantes, os pilotos retornaram a pista com Bortoleto rapidamente se tornando o piloto a ser batido, marcando 1: 48,395, 0,065s à frente de Minì.

Depois de definir o ritmo nos testes de pré-temporada, a velocidade de Grégoire Saucy parecia se manter na sessão da manhã. O piloto do ART Grand Prix parecia estar no tempo de Bortoleto, mas encontrou tráfego e ficou em terceiro. Bortoleto partiu então para aumentar a vantagem, quebrando pela primeira vez o 1:47s – rapidamente acompanhado por Minì e Saucy. O trio permaneceu confortavelmente na frente.

O último piloto a ser contratado para a temporada de 2023, Luke Browning o colocou em quarto lugar, 0,451s atrás do piloto líder. A experiência de Caio Collet no circuito de Sakhir provou ser útil, já que o brasileiro ficou em quinto, enquanto Leonardo Fornaroli garantiu dois carros Trident entre os seis primeiros. Paul Aron apareceu em sétimo, à frente do retorno de Franco Colapinto para a MP Motorsport, Kaylen Frederick da ART e Zak O’Sullivan completaram o top 10.

O piloto brasileiro Roberto Faria que ficou em ultimo, levou uma multa após o treino por exceder os limites de velocidade no pit.

Classificação treino livre

Classificação treino livre

 

CLASSIFICATÓRIO 

Com a pista emborrachada e as temperaturas caindo no Circuito Internacional do Bahrein, a evolução da pista fez com que os pilotos precisassem se adaptar rapidamente nos 30 minutos disponíveis. Minì imediatamente lançou o desafio para seus rivais, com o tempo de 1: 47,844, tendo Sebastian Montoya logo atrás.

Com os carros demorando até três voltas para aquecerem os pneus, ficar dentro dos limites de pista para alguns era complicado, como exemplo o novato Bedrin que logo no aquecimento já excedeu os limites.

Bortoleto assumiu momentaneamente a primeira posição com Minì em segundo e Marti no terceiro lugar, restando vinte minutos para o término do treino. O que ninguem esperava era que o tempo  do brasileiro seria deletado, por exceder os limites da pista.

Com 13 minutos o top três era composto por Marti, O’Sullivan e Minì, enquanto isso no meio do pelotão Goethe era investigado. Dino Beganovic e Zak O’Sullivan, se revezaram momentaneamente em primeiro, até que restando 12 minutos para o final do treino, Caio Collet, fazer o tempo de 1: 47,670.

Os tempos continuaram a cair, com Minì se lançando meio segundo à frente de Collet, estabelecendo o tempo de 1: 47.118. Com três minutos restantes, ele abaixou o tempo novamente fazendo 1: 47,055.

Bortoleto buscava a ponta da tabela, mas acabou com o segundo tempo a 0,057s da volta intocável de Minì. O ritmo consistente e impressionante de Grégoire Saucy nos testes continuou, e marcou o terceiro tempo, à frente de Oliver Goethe, do Trident. Hugh Barter fez o quintotempo, com Kaylen Frederick e Leonardo Fornaroli logo atrás. Os estreantes Beganovic e Aron terminaram em oitavo e nono, enquanto Collet acabou por se contentar com o 10º lugar à frente de Josep María Martí, da Campos Racing.

Franco Colapinto, marcou o décimo segundo tempo e largará da pole na corrida de sábado. 

Classificação

Classificação

 

O QUE ELES DISSERAM: 

“A primeira sessão de qualificação foi definitivamente uma nova experiência e um novo mundo a explorar. Foi interessante fazer muitas voltas de qualificação e foi muito louco sair, tentar aquecer os pneus com o tráfego e preparar a volta. de coisas novas, mas no geral podemos ficar muito felizes mesmo que não tenha sido a classificação ideal. Conseguimos garantir uma posição decente e sabemos que temos um bom potencial. Podemos somar alguns bons pontos aqui nas corridas.” – Paul Aron

“Foi minha primeira qualificação na Fórmula 3 e tem sido uma experiência. Foi uma sessão confusa, mas acho que é normal. Demos um bom passo nos treinos livres, P8 no grid para domingo, eu diria podemos definitivamente trabalhar a partir daí. Acho que houve um pouco mais, mas vamos tentar mostrar isso nas corridas. – Dino Beganovic

“Não é o melhor resultado, tive minha última volta anulada por causa dos limites da pista. O ritmo estava lá, então é um pouco lamentável. Vamos ver se podemos nos recuperar nas corridas, esse é o foco principal agora.” – O’Sullivan

“Acho que já nos testes de duas semanas atrás, estávamos muito bons. Além disso, hoje já nos Treinos Livres estivemos bem e mais uma vez no Quali, não tocamos muito no carro. Estava se sentindo bem o tempo todo. Foi um trabalho muito bom da equipe e também a volta que acho que foi boa. Bom o suficiente para estar na pole, pelo menos!” – Minì

 

Foto: Hitech

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.