Entre em contato conosco

Automobilismo

Marti brilha na corrida de sábado da Fórmula 3

Publicado:

em

Martí, Colapinto e Collet

O brasileiro Caio Collet vai ao pódio em terceiro.

Franco Colapinto que conquistou a pole para  acorrida de sábado após a inversão do grid do classificatório, teve ao seu lado Josep María Martí na largada, mas o piloto da Campos levou para casa a vitória na primeira corrida da temporada. Em uma frenética corrida, o piloto da Campos Racing manteve-se próximo ao argentino no início, e com apenas seis voltas para o final, a paciência de Martí valeu a pena, quando assumiu a liderança e terminou com uma confortável vantagem de 1,8s.

Depois de brigar com Martí pelo segundo lugar no inicio da corrida, Caio Collet se manteve longe de problemas para terminar em terceiro na sua estreia pela Van Amersfoort Racing. A Prema Racing garantiu seu primeiro pódio na temporada 2023 no Bahrein, com Dino Beganovic.

Paul Aron terminou em décimo primeiro; no final, ele perdeu alguns pontos enquanto lutava com o companheiro de equipe Zak O’Sullivan. Por outro lado, O’Sullivan teve uma corrida impressionante ao se recuperar saindo de décimo oitavo no grid e lutar entre os 10 primeiros antes de se contentar com o décimo segundo lugar.

O brasileiro Roberto Faria largou de vigéssimo nono lugar, enquanto Floershi e Wisnick largaram dos boxes.

A CORRIDA

Quando as luzes da largada se apagaram, o pole Colapinto e Martí imediatamente se enfrentaram na curva 1, com a defesa de Colapinto se segurando firme contra as tentativas do espanhol de contornar o lado de fora. Rastejando na curva 2, o piloto da Campos Racing perdeu a posição para o brasileiro Caio Collet, que alcançou o segundo lugar.

Oliver Goethe, da Trident, acertou na largada e subiu do nono para o sexto lugar, enquanto isso, Jonny Edgar, da MP Motorsport, fazia ultrapassagens esquerda, direita e centro, subindo de décimo quinto para décimo. O brasileiro Gabriel Bortolleto não fez uma boa largada e acabou caindo para décimo quarto.

Mais atrás no pelotão, a corrida de Rafael Villagómez logo acabou. Lutando contra Gabriel Bortoleto, a dupla fez contato, lançando o piloto da Van Amersfoort Racing contra a parede e trazendo o primeiro Safety Car na volta 2.

O Safety Car entrou nos boxes no final da volta 6 e Colapinto deixou para o último segundo para reiniciar a corrida. Atrás dele, Martí tentou pressionar Collet, mas se viu vulnerável ao estreante Paul Aron.

A prova mal reiniciou e Luke Browning, da Hitech, sofreu um toque na primeira curva, o que desencadeou outra aparição no Safety Car. Colapinto manteve a liderança na frente de Martí no reinício. Com o DRS ativado, o piloto de Campos não perdeu tempo e pressionou o júnior da Williams, contornando o lado de fora da curva 4, Martí fez o movimento e começou a se afastar de Colapinto. Frederick foi para os boxes fazer a troca de pneus, para mudar o rendimento do carro.

Na volta 14 Marti finalmente consegue a ultrapassagem sobre Colapinto e assume a ponta da prova, enquanto isso Aron e Dino Beganovic, da Prema, continuaram na batalha pelo quarto lugar, com o Mercedes júnior perdendo para o sueco.

Martí cruzou a linha para conquistar a vitória, Colapinto teve que se contentar com o segundo lugar. Collet fechou o pódio em terceiro, à frente dos estreantes Beganovic e Aron. Goethe terminou em sexto, enquanto Grégoire Saucy garantiu o sétimo para o ART e Leonardo Fornaroli fez dois tridentes entre os oito primeiros. Sebastián Montoya, de Edgar e Hitech Pulse-Eight, lutou para trazer para casa os pontos finais pagando posições em nono e 10º.

Classificação da corrida

Classificação da corrida

O que eles disseram: 

“Muito, muito feliz, fiz uma grande corrida. Obviamente na primeira volta perdi uma posição para o Caio, mas depois fui capaz de ultrapassá-lo novamente no primeiro reinício do Safety Car. Depois demorei algumas voltas para ultrapassar o Franco, mas no final, consegui passar. Obviamente, fiz a volta mais rápida naquela volta, então estou muito, muito feliz.
“Primeira vitória na F3, primeiro pódio, estou muito, muito feliz e muito orgulhoso da equipe. Nós fizemos um realmente bom trabalho durante o inverno e estou muito orgulhoso de todos que estiveram nesta jornada comigo para finalmente chegar aqui.” – Martí

“Foi uma corrida caótica com as relargadas do safety-car, mas é sempre bom começar o ano com pódio e pontos importantes para o campeonato. É o começo de um trabalho em uma equipe nova e estou contente com a estreia, temos muito trabalho para fazer e colocar tudo no lugar ideal. Ontem conseguimos um avanço, mas ainda faltam alguns degraus para subir ao longo do ano. Minha experiência no terceiro ano na categoria pode ajudar em todos os setores de desenvolvimento para brigarmos pelas primeiras posições.” -Caio Collet

“Estou muito feliz com o resultado e acho que podemos trabalhar a partir daqui. Partindo de P5 no grid, caiu para P6 e depois voltou para o quarto lugar. Foi difícil e apertado, mas acho que o ritmo é bom. Estou feliz com o carro e acho que se pudéssemos ter feito mais voltas, poderíamos ter conseguido mais, mas estou feliz com o quarto lugar e por ser o melhor estreante. Vamos trabalhar para amanhã”.- Beganovic

Punições 

Com a prova em andamento Tsolov e Garcia foram punidos com 10 segundos, pois durante o procedimento de largada os mecanicos ficaram um tempo maior do que o permitido no grid. Wisniki foi punido em 5 segundos por não respeitar os limitesdo virtual Safety car, já o brasileiro Gabriel Botolleto foi punido em 10 segundos por causar uma colisão com Rafael Villagómez. O brasileiro havia terminado a primeira corrida da temporada em 12º, mas caiu para 19º na classificação final.

 

Foto: Joan Codina / instagram Campos Racing

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.