Entre em contato conosco

Fórmula 1

Carlos Sainz supera Verstappen e garante pole na casa da Ferrari

Publicado:

em

Quando as voltas finais do Q3 começaram, tudo parecia encaminhado para um pole de Charles Leclerc (Ferrari). O monegasco havia aberto a volta primeira e até então tinha os setores 1 e 2 mais rápidos. Max Verstappen (RBR) que vinha logo atrás, foi mais rápido no setor 2.

Leclerc fechou a volta em 1min20.361s, ficando em primeiro até Verstappen supera-lo por apenas 0.067s. Mas então veio Carlos Sainz. O espanhol vinha construindo um bom final de semana desde o primeiro treino livre quando foi segundo. Depois foi primeiro no TL2 e TL3. E assim, na segunda volta do Q3, foi 0.013s mais rápido que o holandês e 0.080 mais veloz que o companheiro de equipe, e com 1min20.294s garantiu a primeira pole da temporada.

Tem sido uma classificação muito intensa, especialmente no Q3, onde todos os três lutamos – estávamos muito, muito no limite. Naquela última volta, eu sabia que tinha algum tempo de volta em Ascari e Parabólica. Fui em frente e deu certo, graças a Deus, porque dei muito força naquela última volta!”, comentou Sainz.

Q1 – dificuldades na Alpine

Em Monza, assim como na Hungria, a F1 e a Pirelli testam a Alocação Alternativa de Pneus, o que significa que os 20 pilotos foram para a pista de pneus duros no Q1.

Assim que todos os carros tinham já marcados voltas rápidas, Verstappen liderava quando Alex Albon (Williams) bateu o holandês e assumiu a liderança.

Enquanto isso Lando Norris (McLaren) e Esteban Ocon (Alpine) se encontraram na pista e ficaram muito perto de um incidente que poderia atrapalhar a classificação dos dois. E conforme os tempos de volta caíam, aumentava o número de voltas deletadas por conta dos limites de pista. Mesmo quando a brita punia quem passasse da linha branca, a direção de prova também punia deletando a volta.

Ao passo que as últimas voltas eram completadas, uma equipe estava com dificuldades. A Alpine acabou duplamente eliminada , com Pierre Gasly em 17º e Ocon em 18º. Também ficaram fora do Q2 Zhou Guanyu (Alfa Romeo) em 16º, Kevin Magnussen (Haas) em 19º e Lance Stroll (Aston Martin) em 20º.

Ainda durante o Q1 a dupla da Ferrari aparentemente falhou em seguir a recomendação do Diretor de Provas de voltas lentas terem no máximo 1min41s. Os comissários olharam a telemetria durante toda a classificação e absolveram os dois pilotos posteriormente no fim do Q3.

Sábado difícil na Alpine – Imagem: Alpine

Q2 – Norris quase fora do top 10

Por conta da ATA, os 15 carros foram para o Q2 com pneus médios. E Lewis Hamilton parecia ter dificuldades durante todo o Q2 e quando as primeiras voltas foram marcadas o heptacampeão estava na zona de eliminação. No rádio, ele reclamava da falta de aderência e de ter sido segurado por Sergio Pérez (RBR).

Na outra ponta, a dupla da Ferrari e Verstappen brigavam pela liderança, alternando voltas rápidas.

Na segunda tentativa de voltas rápidas, tanto Hamilton quanto George Russell (Mercedes) conseguiram melhorar seus tempos, subindo na tabela e ficando longe da eliminação. Ao mesmo tempo, a dupla da AlphaTauri – Yuki Tsunoda e Liam Lawson (que substitui Daniel Ricciardo) – não conseguiram melhorar. Tsunoda ficou a 0.013s do tempo de Norris, que foi o 10º.

Além deles, Nick Hulkenberg (Haas), Valtteri Bottas (Alfa Romeo) e Logan Sargeant (Williams) também foram eliminados.

Lawson não ficou tão longe de Tsunoda, mas ambos foram cortados no Q2 – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Q3 – Sainz faz a festa da Ferrari

Com uma temporada difícil até aqui, a pole de um piloto da Ferrari na frente da Tifosi no Templo da Velocidade foi a conclusão perfeita para o sábado. Só poderia ficar melhor se Leclerc tivesse ficado em segundo, mas mesmo em terceiro o monegasco estava contente.

Meu sentimento só pode ser incrível com a Tifosi, é claro. Ver Carlos como P1 é ótimo para a Ferrari e ele fez um ótimo trabalho durante todo o fim de semana!”, destacou Leclerc.

Russell conseguiu superar Pérez e ficou com a quarta posição no grid, o mexicano é o quinto e Albon o sexto. Oscar Piastri (McLaren) ficou em sétimo, largando ao lado de Hamilton em oitavo. Norris larga em nono e Fernando Alonso (Aston Martin) em décimo.

O Grande Prêmio da Itália ter largada programada para as 10h da manhã (horário de Brasília).

Resultado da Classificação para o GP da Itália – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.