Entre em contato conosco

Automobilismo

Carlos Sainz é pole nos Estados Unidos

Publicado:

em

Carlos Sainz

Um sábado que Carlos Sainz não vai esquecer tão cedo. O piloto da Ferrari superou os favoritos a pole, Charles Leclerc (Ferrari) e Max Verstappen (RBR), e vai largar da primeira posição do grid no domingo (23). É a terceira pole de Sainz.

“Foi divertido, muito divertido. Foi também complicado com o vento…mas eu consegui fazer uma boa volta sem erros e essa pole estava vindo, depois de chegar tão perto em muitas classificações. Não vou mentir, para amanhã a Red Bull é favorita, eles normalmente tem ritmo de corrida melhor. Eles nos pegam na corrida porque o Max faz um bom trabalho e a Red Bull tem um bom carro de corrida. Mas nós vamos tentar de tudo para ficar na frente e vencer a corrida, o que seria uma maneira incrível de começar as últimas quatro corridas”, revelou o pole position.

A diferença de Sainz para o segundo colocado, Leclerc, foi de apenas 0s065. E para o terceiro, Verstappen, 0s092. As pequenas diferenças de tempo foram determinantes na classificação no Texas durante toda a classificação.

Q1 – na primeira etapa da classificação, Leclerc foi o primeiro a determinar o ritmo, com uma volta de 1min35s795, com Verstappen logo atrás, 0s069 mais lento. Mas quando Sainz terminou a primeira volta rápida, ele conseguiu diminuir o tempo de Leclerc em meio segundo, marcando 1min35s297.

O primeiro eliminado no Q1 foi Kevin Magnussen (Haas), por apenas 0s017. Com ele também não seguiram para o Q2: Daniel Ricciardo (McLaren), Esteban Ocon (Alpine), Mick Schumacher (Haas) que rodou sozinho na pista e não conseguiu completar uma boa volta, e Nicholas Latifi (Williams).

Magnussen fica fora do Q2 por 0s017 – Imagem: Haas

Q2 – assim como no Q1, Leclerc foi o primeiro a marcar uma volta competitiva com 1min35s246. Verstappen ficou em segundo e Sainz em terceiro, ao final da primeira volta. George Russell (Mercedes) marcou o quarto tempo, enquanto o companheiro de equipe, Lewis Hamilton o sexto. Sergio Pérez (RBR) ficou entre as Mercedes, na quinta posição.

Dos seis primeiros, apenas Hamilton optou por uma segunda tentativa, e conseguiu ser mais rápido que Pérez, e tomando a posição do mexicano.

Enquanto isso Lando Norris (McLaren) quase ficou de fora do Q3, mas Zhou Guanyu (Alfa Romeo) teve a última volta deletada por ultrapassar os limites da pista. Norris ficou com a décima posição.

Além de Zhou que terminou em 14º, não seguiram para o Q3: Alexander Albon (Williams), Sebastian Vettel (Aston Martin), um frustrado e irritado com os problemas no freio do carro Pierre Gasly (AlphaTauri) e Yuki Tsunoda (AlphaTauri).

Tsunoda é eliminado no Q2 – Imagem: Scuderia AlphaTauri

Q3 – na primeira volta rápida, Verstappen marcou 1min35s044, mas foi superado por Leclerc que anotou 1min34s624 e por Sainz, que ficou 0s159 atrás de Charles.

Pouco depois, Hamilton encaixou uma excelente volta, fazendo o segundo setor mais rápido, e superou Verstappen.

Na segunda tentativa, Leclerc conseguiu uma volta mais rápida que a anterior com 1min34s421, mas Sainz foi ainda mais rápido e garantiu a pole com o tempo de 1min34s356.

Vale lembrar que tanto Leclerc, quanto Pérez, Alonso e Zhou tem punições a cumprir por conta de troca de peças, então o grid de largada não segue a exata ordem da classificação. Leclerc perde 10 posições, enquanto os outros três perdem 5 posições cada.

O GP dos Estados Unidos tem largada marcada para as 16h (horário de Brasília).

Resultado final da classificação – Imagem: F1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.