Entre em contato conosco

Automobilismo

Cesar Ramos e Nelson Piquet Jr vencem em Goiânia neste sábado

Publicado:

em

Cesar e Nelson

Cesar vence pela primeira vez na categoria e Piquet Jr leva a corrida dois com base na estratégia

Finalmente, talvez essa seja a melhor palavra para definir a vitória de Cesar Ramos na Stock Car na prova de hoje. O piloto gaúcho do Toyota Corolla #30 preparado pela Ipiranga Racing/A Mattheis fez valer a posição de honra que conseguiu no quali de hoje cedo. Com uma prova muito segura e sem muitas ameaças, empregou excelente ritmo para vencer com 4s de vantagem em cima de Ricardo Zonta, da RCM Motorsport. 

“Quando se larga na pole e tem um carro rápido, as coisas ficam mais fáceis. Claro que foi uma corrida difícil, porque eu mesmo já havia largado da pole outras três vezes e não consegui vencer. O carro estava muito bom e dei muito gás no começo, mas sem exagerar. Eu tinha carro para o começo da corrida, para o meio e para o final. Eu queria entrar no pit stop com uma boa vantagem para poder fazer tudo com calma e sair sem riscos. A estratégia foi perfeita e não quis correr nenhum risco – até exagerei no uso do push para cortar o barato de quem tentava se aproximar. Quero sentir esse momento, comemorar, porque a gente merece. Amanhã é um novo dia e vou querer muito mais. Foi muito especial”, disse o piloto da Ipiranga Racing depois de conquistar sua primeira vitória na categoria.  

Zonta que disputou por uma boa parte da corrida posições com Ricardo Maurício em uma estratégia diferente com os botões de ultrapassagem fez uma excelente corrida para garantir o segundo lugar na corrida um e uma dobradinha para a Toyota nesse circuito em que a montadora japonesa marcou sua primeira pole justamente Zonta.

Zonta também foi destaque na corrida dois largado da nona posição e com uma ótima estratégia da sua equipe conseguiu novamente um segundo lugar. Com o feito, o piloto do Toyota #10 saiu como o maior pontuador do fim de semana e com o título de Man of the Race com 46 pontos somados. 

“Classificamos muito bem, acertei o carro no quali e mesmo assim faltou um pouco. Fizemos algumas alterações para a corrida e o carro ficou muito bom. Ataquei o Cesar na primeira, mas sabia que ele ia fazer de tudo para vencer e eu precisava pensar no campeonato. Um bom ritmo, mas acabei cuidando dos pneus e dos pushes. Fizemos uma bela parada na segunda, ganhando boas posições nos boxes. O carro era rápido, fiz boas ultrapassagens, muito bem equilibrado!

Parabéns para a equipe que fez um trabalho incrível, depois do acidente em Santa Cruz, sabemos que isso mexe com a cabeça da equipe e eles fizeram uma parada perfeita, foi tudo muito bom.

É muito importante terminar com o carro inteiro, sem nenhum arranhão, fiz duas corridas limpas! Foi ótimo, estou me sentindo preparado para amanhã, para chegar forte novamente”, disse Zonta sobre suas corridas deste sábado.

Na corrida dois o piloto de destaque foi Nelson Piquet Jr da Motul TMG Racing e toda a conquista foi orquestrada na corrida um. Mesmo largando bem uma ótima posição na primeira bateria sendo o quarto colocado, Piquet Jr decidiu priorizar a corrida dois. Na parada obrigatória, colocou mais combustível e trocou apenas um pneu. Manteve um bom ritmo para finalizar a primeira corrida em oitavo e sair da terceira posição na segunda largada. 

Com o bom ritmo do seu Toyota Corolla #33, soube aproveitar e administrar a corrida ao seu favor, se mantendo próximo dos líderes para que quando fossem aos boxes para a parada obrigatória, fizesse voltas rápidas e abrisse vantagem para realizar uma parada segura nos boxes. 

Tendo feito isso, Piquet Jr parou nos boxes, trocou o pneu que precisava e saiu a frente de Bruno Baptista – da RCM Motorsport – que começou a sofrer com os desgastes de pneus do seu carro.

“Dedicação e trabalho da equipe, que vem trabalhando muito forte. Tenho passado bastante tempo com eles na oficina, tentando entender cada detalhe, o que melhorar. E quando o carro chega na pista já bom, isso é o resultado de um trabalho excelente na oficina. Eles sacrificam muitas horas e merecem estes resultados – passam muito tempo longe da família. É o resultado de muito trabalho.” disse Nelson Piquet Jr sobre a vitória na corrida 2 deste sábado. 

O segundo colocado já foi Zonta como já mencionamos acima e o terceiro lugar, no momento da bandeirada foi Ricardo Maurício. Contudo, por conta de um uso indevido do botão de ultrapassagem em uma relargada, o piloto do Chevrolet Cruze #90 da Eurofarma RC, recebeu uma punição de 20s ao tempo final de prova, caindo da terceira para a décima oitava posição. Quem herdou o pódio foi Bruno Baptista. 

A disputa pelo campeonato

Gabriel Casagrande, da AMattheis Vogel, até o início do sábado era o líder do campeonato e depois de uma prova em que o próprio, em suas redes sociais, classificou como “frustrante”, terminou o dia na terceira colocação da tabela. O lado positivo, Casagrande ficou apenas a 3 pontos do novo líder que também teve um dia difícil, Daniel Serra, da Eurofarma RC. 

Rubens Barrichello, da Full Sports, foi outro que conseguiu descontar bons pontos dos líderes e ficar apenas a 3 pontos de Daniel Serra. Antes da prova deste sábado, ele tinha uma diferença de 20 pontos e descontou 17 com um sexto e um sétimo lugar.

Confira o top-10 da corrida 1: 

  1. #30 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota) – 21 voltas em 31min42s836
  2. #10 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota) – a 4s574
  3. #90 Ricardo Maurício (Eurofarma-RC/Chevrolet) – a 10s274
  4. #28 Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet) – a 11s910
  5. #29 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Chevrolet) – a 12s739
  6. #21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota) – a 15s173
  7. #111 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota) – a 15s957
  8. #33 Nelsinho Piquet (Motul TMG Racing/Toyota) – a 17s163
  9. #117 Matías Rossi (Vogel-A.Mattheis/Toyota) – a 18s321
  10. #44 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota) – a 18s989

Corrida 2: 

  1. #33 Nelsinho Piquet (Motul TMG/Toyota) – 20 voltas em 32min09s798
  2. #10 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota) – a 2s116
  3. #44 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota) – a 5s930
  4. #51 Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet) – a 6s584
  5. #28 Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet) – a 6s585
  6. #111 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota) – a 8s665
  7. #4 Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet) – a 10s314
  8. #29 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Chevrolet) – a 13s272
  9. #121 Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet) – a 14s324
  10. #18 Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet) – a 15s265

Foto: Luís França

Compartilhe esta publicação