GT4
BMW assume o controle no confronto global

-
Marca da Baviera mantém vantagem considerável sobre os concorrentes
-
Porsche lidera a disputa acirrada contra Toyota, Aston Martin e Mercedes-AMG pela vice-liderança
Uma sequência consistente de bons resultados de suas equipes clientes ao redor do mundo ajudou a BMW a estabelecer uma liderança dominante no topo do ranking de fabricantes da GT4.
A marca bávara conquistou o título inaugural no ano passado e já parece no caminho certo para defender sua coroa. Com 35 das 99 corridas realizadas até agora, sua concorrente mais próxima, a Porsche, está 193 pontos atrás — uma diferença que mais que dobrou desde meados de maio. Recentemente, houve muitas oportunidades de pontuação, sendo o fim de semana de 26/27 de abril um dos mais movimentados, com quatro campeonatos GT4 em ação.
A consistência é a base do sucesso da BMW: a marca tem pontuado de forma regular como um relógio, enquanto os resultados de seus rivais têm oscilado. Por exemplo, na etapa de abertura da ADAC GT4 Germany em Oschersleben, a Mercedes-AMG foi o destaque. Enrico Förderer e Jay Mo Härtling se posicionaram como favoritos ao título ao vencerem as duas corridas pela equipe SR Motorsport by Schnitzelalm. A BMW, por outro lado, teve como melhores resultados um sexto e um sétimo lugar.
O cenário foi bem mais favorável no British GT, onde a Century Motorsport venceu a prestigiada Silverstone 500, prova de três horas que oferece pontuação dobrada no ranking global. Ravi Ramyead e Charlie Robertson, com a BMW M4 GT4 EVO, superaram o McLaren da Optimum Motorsport e outro BMW. O melhor Porsche terminou em quinto, o que resultou em uma mudança significativa na pontuação a favor da BMW.
No movimentado fim de semana de abril, os campeonatos GT America powered by AWS e Pirelli GT4 America foram realizados no Circuit of the Americas. No primeiro, Anthony McIntosh (Toyota, JTR) e Max Hewitt (Aston Martin, Van der Steur) dividiram as vitórias, enquanto a BMW garantiu dois terceiros lugares com Denny Stripling (Fast Track).
O evento da Pirelli GT4 America se encerrou com sua prova mais longa da temporada: a Lone Star Enduro de três horas. A equipe RAFA Racing Team venceu com a dupla da Toyota, Gresham Wagner e Tyler Gonzalez, à frente da BimmerWorld BMW e da Archangel Motorsports Aston Martin.
Após o fim de semana quadruplo, as duas semanas seguintes tiveram apenas uma etapa cada. A Monochrome GT4 Australia teve um grid cheio com 28 carros na rodada de 3/4 de maio, em Sydney Motorsport Park. Max Geoghegan e Tom Hayman venceram a primeira corrida com o McLaren da Method Motorsport, superando os Mercedes-AMG da Triple Eight e da Gomersall Motorsport.
A segunda corrida teve um pódio totalmente diferente. A Miedecke Motorsport venceu com o Ford Mustang pilotado por Rylan Gray e George Miedecke, à frente de uma BMW da Ashley Seward Motorsport e do Porsche da TekworkX. A Mercedes-AMG foi a maior pontuadora do fim de semana, com McLaren e Ford também bem próximas.
O campeonato francês FFSA GT visitou Dijon em 10/11 de maio para sua segunda rodada da temporada. Na primeira corrida, Stanislav Safronov e Aleksandr Vaintrub venceram com o Aston Martin da Mirage Racing. A segunda prova foi histórica: a 100ª corrida GT4 do FFSA, vencida por Olivier Jouffret e Éric Trémoulet, da Vic’Team Porsche — os únicos da atual temporada que também participaram da primeira corrida GT4 francesa, mais de oito anos atrás.
O desempenho do fim de semana renovou as esperanças de uma reação contra o domínio da BMW. Sem nenhuma M4 inscrita na etapa francesa, a Porsche conseguiu reduzir a diferença para 81 pontos, enquanto Aston Martin e Mercedes-AMG também se aproximaram e reforçaram suas esperanças.
Mas o “rolo compressor” da BMW voltou a funcionar no fim de semana triplo de 17/18 de maio, quando a GT4 European Series foi a Zandvoort, e Sebring sediou a GT America e a Pirelli GT4 America.
Na Pirelli GT4 America, a Random Vandals Racing fez uma dobradinha dupla, com Kevin Boehm e Kenton Koch vencendo as duas corridas de 60 minutos. A Toyota foi a segunda maior pontuadora, seguida por Aston Martin e Porsche. Anthony McIntosh venceu as duas corridas da GT America com sua Toyota JTR, superando o Aston Martin de Michael Fitzpatrick (89x).
A Audi continua com bom desempenho na Europa. A dupla da Team Speedcar, Benjamin Lariche e Robert Consani, foi vice na primeira prova e venceu a segunda, garantindo a maior pontuação da etapa holandesa. A Ford também pontuou bem ao vencer a primeira corrida com Erik Evans e Marco Signoretti, da Academy Motorsport. Com dois quartos lugares, a BMW ainda ampliou sua vantagem sobre a Porsche, que teve a pior pontuação entre as oito marcas.
O British GT teve sua terceira etapa da temporada em Oulton Park, nos dias 25/26 de maio, com duas corridas curtas. Ambas foram vencidas pela McLaren, com a dupla Marc Warren e Jack Brown (Optimum Motorsport), e a equipe irmã Hopkinson/George completando a dobradinha na segunda prova.
A Porsche recuperou um pouco de terreno quando a Monochrome GT4 Australia realizou sua terceira etapa em Queensland Raceway, em 31 de maio/1 de junho. A primeira corrida terminou prematuramente após um acidente espetacular, dando a vitória a Cody Burcher e Tim Leahey, com uma BMW da Seward Motorsport. A segunda corrida ficou com Rylan Gray e George Miedecke, de Mustang, após sobreviverem a múltiplas relargadas com safety car.
Apesar de perder alguns pontos na Austrália, a BMW mantém uma vantagem considerável no topo da classificação. Com 714 pontos, a marca bávara está 193 à frente da Porsche (521), seguida por Toyota (442), Aston Martin (425), Mercedes-AMG (409) e McLaren (396). Audi (242) e Ford (207) completam a tabela após 35 das 99 corridas.
O Japan Cup será a nona e última série a começar, com a estreia em Sugo, nos dias 14/15 de junho. Depois, Spa-Francorchamps será o centro das atenções, recebendo British GT e FFSA GT durante a Spa Speedweek (21/22 de junho), antes da GT4 Europe também visitar Spa como parte das 77 Horas de Spa da CrowdStrike (28/29 de junho). No mesmo fim de semana, Pingtan, na China, sediará a segunda edição do SRO GT Cup.
Julho será ainda mais movimentado, com sete das nove séries em ação ao redor do mundo. Se a BMW conseguir manter sua vantagem até lá, sua marcha rumo ao título pode se tornar imparável.