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Endurance

Wec inicia a temporada 2021 neste sábado com as 6hs de Spa

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No próximo dia 1 de maio acontece a primeira prova da temporada 2021 do FIA Wec, o campeonato de endurance da FIA. Para 2021, algumas mudanças prometem agitar a prova de Spa, circuito escolhido para receber esta primeira corrida de endurance, durante suas 6 horas de duração.

Para a temporada 2021, algumas novidades no regulamento prometem trazer um tempero extra para a temporada, sobretudo a criação de uma nova categoria.

Então é hora de entender melhor cada uma das mudanças e categorias da Wec 2021, e já ir escolhendo sua equipe favorita para a corrida de sábado. Está dada a largada para a 9ª temporada do FIA Wec.

Foto: FIA Wec

 

LMH

Nas categorias de protótipos, sai a LMP1 e entra a tão esperada LMH, ou se preferir Le Mans Hypercars. Novas regras foram criadas para esta categoria, que permite o uso de hipercarros modificados, porém com um numero mínimo de unidades de rua fabricados. Os carros também podem contar com sistema ERS (energy recovery system), e também são permitidos carros com tecnologia hibrida, desde que o motor elétrico não contribua com mais de 200 kW de potência, para um total de 500kW permitidos para o carro (combinando o motor elétrico e de combustão).

A categoria LMH já conta com uma nova equipe, a Glickenhaus Racing, que irá correr com dois carros.

 

A mudança da categoria também forçou a uma alteração no título do piloto e fabricante vencedores da temporada, que agora serão chamados de Hypercar World Champion.

A má notícia aqui, é que para a temporada 2021, os carros homologados até 01/01/2018 ainda são elegíveis, então isso não deve atrair muitos fabricantes novos esse ano. Mas para 2022 e 2023 diversas montadoras tradicionais já anunciaram seus protótipos para a categoria.

Foto: FIA Wec

 

LMP2

Embora nenhuma grande mudança tenha acontecido na categoria, vale ressaltar que agora teremos uma nova premiação para LMP2 Pro/Am. Esta é uma subclasse na categoria LMP2 aberta a todas as equipes LMP2 que tem pelo menos um piloto classificado como bronze como parte de sua line-up de três pilotos.

Estreiam nesta categoria também as equipes:

  • Richard Mille Racing Team
  • Team WRT
  • Inter Europol Competition
  • ARC Bratislava and Realteam Racing

Foto: FIA Wec

 

GTLME

Nos LE MANS GRAND TOURING ENDURANCE, ou se preferir GTLME as mudanças são mínimas. Continuam com duas categorias, a PRO e a AM.

Foto: FIA Wec

 

Limitação do numero de pessoas da equipe

Aqui não estamos falando de pilotos e mecânicos, mas sim de uma limitação de 40 pessoas (máximo) para os times de desenvolvimento dos carros da categoria LMH. Carros com sistema ERS tem limitação um pouco maior, de 43 pessoas, dada a complexidade adicional deste sistema.

 

Novas pistas

A pandemia forçou a FIA a reduzir o numero de corridas para um total de 6 etapas, mas o destaque fica por conta da estreia de 2 circuitos no campeonato: Monza e Portimão

 

 

Mudanças nos fornecedores de pneus

Aqui sempre vale mais um acordo comercial que qualquer outra coisa, mas de qualquer forma os LMH e os LMP2 terão pneus exclusivamente da Michelin, enquanto os GTs poderão escolher entre Michelin e Goodyear.

Foto: FIA Wec

 

Aplicativo FIA Wec

Não é necessariamente uma novidade já o aplicativo já funciona a muito tempo, mas caso você ainda não tenha baixado, segue o link para o download. Vale lembrar que apesar da transmissão no Brasil ser feita pela FOX Sports, normalmente só uma parte da corrida é transmitida, então vale muito a pena acompanhar pelo app tudo que está acontecendo em Spa.

https://www.fiawec.com/en/official-fia-wec-app/45

 

 

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