Automobilismo
Vitória de Kyle Larson em Watkins Glen
Após 2 semanas parada por causa dos jogos olímpicos, no último domingo (08-08) a Nascar voltou com a Go Bowling at the glen, diretamente do circuito de Watkins Glen no estado de NY. Mais um circuito misto dentre os vários prometidos para 2021, porém um dos mais tradicionais da categoria.
Dentre as configurações possíveis, a Nascar utiliza a versão “Short” do circuito, com um total de 11 curvas e uma extensão de 3.949 km. A opção da Nascar adiciona também o chamado inner loop, uma chicane próxima ao final da reta oposta. Como padrão da Nascar, as 90 voltas foram dividias em 3 segmentos diferentes.
A polêmica desta semana começou fora das pistas, antes mesmo da corrida: Os chefes de equipe Gustafson (Chase Elliott) e Adam Stevens (Christopher Bell) foram demitidos de suas respectivas equipes, após a Nascar apontar irregularidades nos carros, confiscar peças e aplicar multas de US $ 25.000. Os pilotos e equipes também perderam 10 pontos cada um. Até o momento a Nascar não ainda não deu maiores detalhes sobre as irregularidades. Ambos os pilotos perderam posições como penalidade, o que deixava o favorito Chase Elliott mais longe da disputa pela vitória.
Câmera e track limits
Duas coisas chamaram a atenção ao longo da corrida: Uma nova câmera de transmissão e a tangente da outer loop.
A câmera nova acompanhava os carros paralelamente ao longo da reta oposta, um belo espetáculo visual para quem assistia a transmissão da corrida de casa.
Is this the best camera angle in #NASCAR?@NASCARonNBC | @WGI pic.twitter.com/HxWpslfAp8
— NASCAR (@NASCAR) August 8, 2021
Já o outer loop, chamou a atenção pela tangente que os pilotos utilizavam na curva. Track limits? Pra que? Estamos na Nascar, e aqui não temos nada disso. Basicamente, não havia um único carro fazendo esta curvaT dentro dos limites, e estamos ok com isso!
Satge 1
A corrida começou com Brad Keselowski (#2) largando na pole, seguido de perto por Joey Logano (#22) na segunda posição. Se juntava a essa disputa Kyle Larson (#5), que mesmo em terceiro lugar já pressionava Logano e Kaselowski pela liderança.
Keselowski não aguentou os ataques de Logano por muito tempo, e perdeu o controle de seu carro na curva 6, deixando o caminho livre para o #22 assumir a liderança.
A autonomia dos carros nessa pista era de autonomia 35 voltas, e a primeira parada nos pits ocorreu ainda com bandeira verde. Após a prada, Logano (#22) não teve muita dificuldade em manter o ritmo e faturar a vitória do primeiro estágio.
Stage 2
Em uma estratégia ousada, Kurt Bush (#1) não trocou os pneus da frente nos pits. Foi mais que suficiente para ganhar 11 posições.
As disputas se intensificaram ao longo do segundo estágio, e Martin Truex Jr. (#19) ultrapassou Logano (#22), assumindo a liderança.
Apesar de ganhar algumas posições no primeiro estágio, o favorito Chase Elliott (#9) teve novos problemas e perdeu o controle do carro. Dessa vez, os pneus foram os culpados por manter Elliott um passo mais longe da vitória.
Mesmo após os Pits, Truex (#19) conseguiu manter a posição, faturando a vitória do segundo estágio. Mas nesse ponto da corrida já era possível ver um faminto Kyle Larson (#5) que se aproximava perigosamente de Truex, guardando o melhor para o estágio final.
Final Stage
O segundo estágio já havia nos dado um aperitivo do que estava por vir. Truex Jr. (#19) ganhou companhia na primeira fila e logo atrás Christopher Bell (#20) já começava a incomodar na disputa pela liderança. Mais preocupante ainda para Truex, era a chegada de Kyle Larson (#5) nesta disputa. Não demorou muito para que Bell rodasse e deixasse o caminho livre para Larson.
Mais uma vez, os mecânicos se tornaram uma peça importante no jogo da Nascar: Larson (#5) e Truex (#19) entraram praticamente ao lado a lado nos pits, e a liderança da prova seria decidida pela melhor equipe. O número #5 saiu na frente com folga e a partir deste ponto a prova tinha um novo líder, Kyle Larson.
Enquanto isso, o clima na Penske parece que estava por esquentar. Em uma manobra arriscada, Brad Keselowski (#2) rodou na curva e acidentalmente atingiu o carro de seu colega de equipe Joey Logano (#22).
Enquanto isso, Chase Elliott (#9) se recuperava do seu ultimo problema com os pneus e já ultrapassava Kyle Bush (#18), assumindo a terceira posição. Mesmo com mais de 9s de diferença, Elliott começou sua batalha contra o relógio para tentar alcançar ao menos Truex (#19) na segunda posição, e quem sabe, com um pouco de sorte, até mesmo chegar em Larson, na liderança.
Reduzindo a diferença em 0,5s a cada volta, Elliott (#9) conseguir ultrapassar Truex (#19) faltando menos de 10 voltas para o fim da corrida. Apenas Kyle Larson e o relógio o separavam da vitória.
Mas, para uma corrida que já começou mal desde a inspeção dos carros, Elliott teve que se contentar com um realmente surpreendente segundo lugar, deixando a vitória de Watkins Glen para Kyle Larson (#5), sua quinta na temporada.
Vamos aos resultados finais deste domingo em NY:
Pos | Driver | Status | Pts | |
---|---|---|---|---|
1 |
K. Larson
Chevrolet #5
|
Running
|
56
|
|
2 |
C. Elliott
Chevrolet #9
|
Running
|
38
|
|
3 |
M. Truex Jr.
Toyota #19
|
Running
|
44
|
|
4 |
K. Busch
Toyota #18
|
Running
|
39
|
|
5 |
D. Hamlin
Toyota #11
|
Running
|
43
|
6 |
W. Byron
Chevrolet #24
|
Running
|
37
|
|
---|---|---|---|---|
7 |
C. Bell
Toyota #20
|
Running
|
39
|
|
8 |
K. Harvick
Ford #4
|
Running
|
37
|
|
9 |
C. Briscoe
Ford #14
|
Running
|
34
|
|
10 |
T. Reddick
Chevrolet #8
|
Running
|
34
|
|
11 |
M. DiBenedetto
Ford #21
|
Running
|
30
|
|
12 |
R. Chastain
Chevrolet #42
|
Running
|
30
|
|
13 |
K. Busch
Chevrolet #1
|
Running
|
24
|
|
14 |
R. Blaney
Ford #12
|
Running
|
23
|
|
15 |
A. Dillon
Chevrolet #3
|
Running
|
24
|
|
16 |
A. Almirola
Ford #10
|
Running
|
21
|
|
17 |
C. Buescher
Ford #17
|
Running
|
20
|
|
18 |
C. Custer
Ford #41
|
Running
|
19
|
|
19 |
R. Stenhouse Jr.
Chevrolet #47
|
Running
|
18
|
|
20 |
A. Bowman
Chevrolet #48
|
Running
|
21
|
|
21 |
M. McDowell
Ford #34
|
Running
|
16
|
|
22 |
J. Logano
Ford #22
|
Running
|
27
|
|
23 |
D. Wallace Jr.
Toyota #23
|
Running
|
14
|
|
24 |
C. LaJoie
Chevrolet #7
|
Running
|
13
|
|
25 |
R. Newman
Ford #6
|
Running
|
12
|
|
26 |
A. Alfredo
Ford #38
|
Running
|
11
|
|
27 |
E. Jones
Chevrolet #43
|
Running
|
11
|
|
28 |
R. Preece
Chevrolet #37
|
Running
|
9
|
|
29 |
J. Haley
Chevrolet #77
|
Running
|
0
|
|
30 |
K. Tilley
Ford #78
|
Running
|
7
|
|
31 |
D. Suárez
Chevrolet #99
|
Running
|
6
|
|
32 |
Q. Houff
Chevrolet #00
|
Running
|
5
|
|
33 |
J. Bilicki
Ford #52
|
Running
|
4
|
|
34 |
R. C. Enerson
Chevrolet #15
|
Running
|
3
|
|
35 |
B. Keselowski
Ford #2
|
Running
|
2
|
|
36 |
G. Smithley
Chevrolet #53
|
Running
|
0
|
|
37 |
J. Davison
Chevrolet #51
|
DNF
|
1
|