Entre em contato conosco

Automobilismo

Vitória de Kyle Larson em Watkins Glen

Publicado:

em

Kyle Larson

Após 2 semanas parada por causa dos jogos olímpicos, no último domingo (08-08) a Nascar voltou com a Go Bowling at the glen, diretamente do circuito de Watkins Glen no estado de NY. Mais um circuito misto dentre os vários prometidos para 2021, porém um dos mais tradicionais da categoria.

Dentre as configurações possíveis, a Nascar utiliza a versão “Short” do circuito, com um total de 11 curvas e uma extensão de 3.949 km. A opção da Nascar adiciona também o chamado inner loop, uma chicane próxima ao final da reta oposta. Como padrão da Nascar, as 90 voltas foram dividias em 3 segmentos diferentes.

A polêmica desta semana começou fora das pistas, antes mesmo da corrida: Os chefes de equipe Gustafson (Chase Elliott) e Adam Stevens (Christopher Bell) foram demitidos de suas respectivas equipes, após a Nascar apontar irregularidades nos carros, confiscar peças e aplicar multas de US $ 25.000. Os pilotos e equipes também perderam 10 pontos cada um. Até o momento a Nascar não ainda não deu maiores detalhes sobre as irregularidades. Ambos os pilotos perderam posições como penalidade, o que deixava o favorito Chase Elliott mais longe da disputa pela vitória.

 

Câmera e track limits

Duas coisas chamaram a atenção ao longo da corrida: Uma nova câmera de transmissão e a tangente da outer loop.

A câmera nova acompanhava os carros paralelamente ao longo da reta oposta, um belo espetáculo visual para quem assistia a transmissão da corrida de casa.

Já o outer loop, chamou a atenção pela tangente que os pilotos utilizavam na curva. Track limits? Pra que? Estamos na Nascar, e aqui não temos nada disso. Basicamente, não havia um único carro fazendo esta curvaT dentro dos limites, e estamos ok com isso!

Foto: Divulgação Nascar

 

Satge 1

A corrida começou com Brad Keselowski (#2) largando na pole, seguido de perto por Joey Logano (#22) na segunda posição. Se juntava a essa disputa Kyle Larson (#5), que mesmo em terceiro lugar já pressionava Logano e Kaselowski pela liderança.

Keselowski não aguentou os ataques de Logano por muito tempo, e perdeu o controle de seu carro na curva 6, deixando o caminho livre para o #22 assumir a liderança.

A autonomia dos carros nessa pista era de autonomia 35 voltas, e a primeira parada nos pits ocorreu ainda com bandeira verde. Após a prada, Logano (#22) não teve muita dificuldade em manter o ritmo e faturar a vitória do primeiro estágio.

Foto: Divulgação Nascar

 

Stage 2

Em uma estratégia ousada, Kurt Bush (#1) não trocou os pneus da frente nos pits. Foi mais que suficiente para ganhar 11 posições.

As disputas se intensificaram ao longo do segundo estágio, e Martin Truex Jr. (#19) ultrapassou Logano (#22), assumindo a liderança.

Apesar de ganhar algumas posições no primeiro estágio, o favorito Chase Elliott (#9) teve novos problemas e perdeu o controle do carro. Dessa vez, os pneus foram os culpados por manter Elliott um passo mais longe da vitória.

Mesmo após os Pits, Truex (#19) conseguiu manter a posição, faturando a vitória do segundo estágio. Mas nesse ponto da corrida já era possível ver um faminto Kyle Larson (#5) que se aproximava perigosamente de Truex, guardando o melhor para o estágio final.

Foto: Divulgação Nascar

 

Final Stage

O segundo estágio já havia nos dado um aperitivo do que estava por vir. Truex Jr. (#19) ganhou companhia na primeira fila e logo atrás Christopher Bell (#20) já começava a incomodar na disputa pela liderança. Mais preocupante ainda para Truex, era a chegada de Kyle Larson (#5) nesta disputa. Não demorou muito para que Bell rodasse e deixasse o caminho livre para Larson.

Mais uma vez, os mecânicos se tornaram uma peça importante no jogo da Nascar: Larson (#5) e Truex (#19) entraram praticamente ao lado a lado nos pits, e a liderança da prova seria decidida pela melhor equipe. O número #5 saiu na frente com folga e a partir deste ponto a prova tinha um novo líder, Kyle Larson.

Kyle Larson e Elliot

Foto: Divulgação Nascar

Enquanto isso, o clima na Penske parece que estava por esquentar. Em uma manobra arriscada, Brad Keselowski (#2) rodou na curva e acidentalmente atingiu o carro de seu colega de equipe Joey Logano (#22).

Enquanto isso, Chase Elliott (#9) se recuperava do seu ultimo problema com os pneus e já ultrapassava Kyle Bush (#18), assumindo a terceira posição. Mesmo com mais de 9s de diferença, Elliott começou sua batalha contra o relógio para tentar alcançar ao menos Truex (#19) na segunda posição, e quem sabe, com um pouco de sorte, até mesmo chegar em Larson, na liderança.

Reduzindo a diferença em 0,5s a cada volta, Elliott (#9) conseguir ultrapassar Truex (#19) faltando menos de 10 voltas para o fim da corrida. Apenas Kyle Larson e o relógio o separavam da vitória.

Mas, para uma corrida que já começou mal desde a inspeção dos carros, Elliott teve que se contentar com um realmente surpreendente segundo lugar, deixando a vitória de Watkins Glen para Kyle Larson (#5), sua quinta na temporada.

Kyle Larson na bandeirada

Foto: Divulgação Nascar

 

Vamos aos resultados finais deste domingo em NY:

 

Pos Driver Status Pts
1
K. Larson
Chevrolet #5
Running
56
2
C. Elliott
Chevrolet #9
Running
38
3
M. Truex Jr.
Toyota #19
Running
44
4
K. Busch
Toyota #18
Running
39
5
D. Hamlin
Toyota #11
Running
43
6
W. Byron
Chevrolet #24
Running
37
7
C. Bell
Toyota #20
Running
39
8
K. Harvick
Ford #4
Running
37
9
C. Briscoe
Ford #14
Running
34
10
T. Reddick
Chevrolet #8
Running
34
11
M. DiBenedetto
Ford #21
Running
30
12
R. Chastain
Chevrolet #42
Running
30
13
K. Busch
Chevrolet #1
Running
24
14
R. Blaney
Ford #12
Running
23
15
A. Dillon
Chevrolet #3
Running
24
16
A. Almirola
Ford #10
Running
21
17
C. Buescher
Ford #17
Running
20
18
C. Custer
Ford #41
Running
19
19
R. Stenhouse Jr.
Chevrolet #47
Running
18
20
A. Bowman
Chevrolet #48
Running
21
21
M. McDowell
Ford #34
Running
16
22
J. Logano
Ford #22
Running
27
23
D. Wallace Jr.
Toyota #23
Running
14
24
C. LaJoie
Chevrolet #7
Running
13
25
R. Newman
Ford #6
Running
12
26
A. Alfredo
Ford #38
Running
11
27
E. Jones
Chevrolet #43
Running
11
28
R. Preece
Chevrolet #37
Running
9
29
J. Haley
Chevrolet #77
Running
0
30
K. Tilley
Ford #78
Running
7
31
D. Suárez
Chevrolet #99
Running
6
32
Q. Houff
Chevrolet #00
Running
5
33
J. Bilicki
Ford #52
Running
4
34
R. C. Enerson
Chevrolet #15
Running
3
35
B. Keselowski
Ford #2
Running
2
36
G. Smithley
Chevrolet #53
Running
0
37
J. Davison
Chevrolet #51
DNF
1
Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.