Automobilismo
Allmendinger vence corrida com final caótico em Indianapolis
Neste final de semana (15-08) a Nascar chegou ao templo da velocidade, o tradicional Indianapolis Motor Speedway com estreia da categoria no circuito misto. Desde de 1994, a Nascar compete em Indianapolis, mas somente no traçado oval.
O road course de Indianapolis foi palco de uma disputa incrivelmente acirrada ao longo de suas 14 curvas. Restam apenas três vagas em aberto para as playoffs, que atualmente são ocupadas por Hamlin, Harvick e Reddick pelo critério de pontuação, porem se tivermos três novos vencedores eles podem perder a vaga nas finais.
Estagio 1
A corrida de 82 voltas, dividida em três estágios começa com Byron (#24) na p1, seguido de Briscoe (#14) e Elliot (#9). Com três voltas para o final alguns pilotos fizeram seus pits em bandeira verde, apenas Reddick (#8) e McDoweel (#34) não param e garantiram alguns pontos com a vitória do segmento, conquistada por Reddick.
Estagio 2
No inicio dos segundo estagio, Briscoe (#14) recebeu uma punição e perde 5 posições pois não manteve o ritmo imposto pelo Safety Car. Keselowski (#2) optou por não parar, assumindo a liderança, mas não sustentou a posição. Elliot, assumiu a P1, seguido de Logano (#22) e Larson (#5). Logano acabou rodando e perdeu e varias posições após pressão do #5. Com três voltas para o final, novamente os pilotos começam a parar, incluindo os lideres, Elliot (#9), Larson (#5).
A historia se repete, os pilotos que não pararam faturam o segmento, são eles: Reddick (#8), Preece e Dillon(#3), respectivamente.
Estagio 3
A terceira etapa começou com Denny Hamlin (#11) na liderança, desta vez foi o carteiro que optou por não parar, mas ele acabou rodando e Elliot assumiu novamente a P1. Como 10 para o final tivemos um bandeira amarela e alguns pilotos pararam para o pit, Elliot que liberava com folga teve um problema um problema no macaco hidráulico e perdeu 11 posições neste pit.
Hamlin (#11) novamente optou por não parar.
Caos no final da prova
Hamlin largou na P1 e conseguiu se manter na liderança, faltando 4 voltas para o final tivemos uma rodada de Truex na curva 5, seguido de um big one com mais de 10 carros envolvidos (sim, você leu certo, um big one em um circuito misto). Logano (#22) bate forte na proteção de pneus do muro, mas graças a segurança dos carros não sofre lesões. A corrida é paralisada para retirada da zebra que causou o acidente.
A prova reiniciou em bandeira amarela e com prorrogação, após a relargada, Hamlin manteve a P1, mas novamente na curva 5, Reedick, Truex e Dillon rodaram. A prova foi interrompida com Hamlin (#11) na P1 e Larson(#5).
Após novos ajustes na curva 5, a prova reiniciou, o carteiro mesmo com pneus mais velhos conseguiu driblar Larson, mas foi literalmente tirado da pista por Briscoe que rodou metros adiante. Para supressa de todos, Allmendinger (#16), piloto da Xfinity Series que não compete na temporada regular venceu uma das mais famosas corridas do calendário.
Playoffs
Como Allmendinger só participa de corridas de road course da Cup Series não ocupa vaga nas playoffs, o que, matematicamente classifica Denny Hamlin para as finais mesmo sem vitória.
Segue abaixo classificação para a playoffs
Rank | Driver | Points | Wins | Top5 |
1 | K. Larson | 953 | 5 | 13 |
Chevrolet | ||||
2 | D. Hamlin | 931 | 0 | 12 |
Toyota | ||||
3 | K. Busch | 796 | 2 | 11 |
Toyota | ||||
4 | W. Byron | 790 | 1 | 8 |
Chevrolet | ||||
5 | C. Elliott | 774 | 2 | 11 |
Chevrolet | ||||
6 | J. Logano | 763 | 1 | 8 |
Ford | ||||
7 | M. Truex Jr. | 762 | 3 | 8 |
Toyota | ||||
8 | R. Blaney | 747 | 1 | 6 |
Ford | ||||
9 | K. Harvick | 733 | 0 | 6 |
Ford | ||||
10 | B. Keselowski | 696 | 1 | 7 |
Ford | ||||
11 | T. Reddick | 666 | 0 | 1 |
Chevrolet | ||||
12 | A. Bowman | 653 | 3 | 6 |
Chevrolet | ||||
13 | A. Dillon | 638 | 0 | 1 |
Chevrolet | ||||
14 | K. Busch | 607 | 1 | 3 |
Chevrolet | ||||
15 | C. Bell | 562 | 1 | 4 |
Toyota | ||||
16 | M. DiBenedetto | 521 | 0 | 3 |
Ford | ||||
17 | C. Buescher | 520 | 0 | 0 |
Ford | ||||
18 | R. Chastain | 490 | 0 | 2 |
Chevrolet | ||||
19 | M. McDowell | 480 | 1 | 2 |
Ford | ||||
20 | R. Stenhouse Jr. | 479 | 0 | 1 |
Chevrolet | ||||
21 | D. Wallace Jr. | 464 | 0 | 1 |
Toyota | ||||
22 | C. Briscoe | 424 | 0 | 0 |
Ford | ||||
23 | A. Almirola | 416 | 1 | 2 |
Ford | ||||
24 | D. Suárez | 408 | 0 | 1 |
Chevrolet | ||||
25 | E. Jones | 408 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
26 | R. Newman | 393 | 0 | 1 |
Ford | ||||
27 | R. Preece | 382 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
28 | C. Custer | 368 | 0 | 0 |
Ford | ||||
29 | C. LaJoie | 307 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
30 | A. Alfredo | 234 | 0 | 0 |
Ford | ||||
31 | J. Bilicki | 130 | 0 | 0 |
Ford | ||||
32 | Q. Houff | 116 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
33 | J. Davison | 109 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
34 | J. McMurray | 30 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
35 | S. Heckert | 20 | 0 | 0 |
Ford | ||||
36 | M. Marlar | 6 | 0 | 0 |
Toyota | ||||
37 | C. Windom | 4 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
38 | D. Ragan | 4 | 0 | 0 |
Ford | ||||
39 | R. C. Enerson | 3 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
40 | S. Golobic | 1 | 0 | 0 |
Ford | ||||
41 | R. Eversley | 1 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
42 | D. Cope | 1 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
43 | A. J. Allmendinger | 0 | 1 | 2 |
Chevrolet | ||||
44 | K. Grala | 0 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
45 | J. Haley | 0 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
46 | A. Cindric | 0 | 0 | 0 |
Ford | ||||
47 | T. Dillon | 0 | 0 | 0 |
Toyota | ||||
48 | J. Gase | 0 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
49 | H. Burton | 0 | 0 | 0 |
Toyota | ||||
50 | C. Ware | 0 | 0 | 0 |
Ford | ||||
51 | B. J. McLeod | 0 | 0 | 0 |
Ford | ||||
52 | S. Friesen | 0 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
53 | J. J. Yeley | 0 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
54 | G. Smithley | 0 | 0 | 0 |
Ford | ||||
55 | J. Allgaier | 0 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
56 | T. Hill | 0 | 0 | 0 |
Toyota | ||||
57 | K. Tilley | 0 | 0 | 0 |
Ford | ||||
58 | J. Berry | 0 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
59 | B. Rhodes | 0 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
60 | B. Currey | 0 | 0 | 0 |
Chevrolet | ||||
61 | C. Finchum | 0 | 0 | 0 |
Toyota | ||||
62 | D. Starr | 0 | 0 | 0 |
Toyota | ||||
63 | M. Mills | 0 | 0 | 0 |
Ford | ||||
64 | A. Lally | 0 | 0 | 0 |
Ford | ||||
65 | N. Gragson | 0 | 0 | 0 |
Resultados da etapa
#16 #12 #5 #9 #21 #1 #43 #77 #33 #6 #47 #17 #23 #4 #19 #7 #48 #52 #10 #18 #8 #00 #11 #2 #41 #14 #66 #53 #42 #34 #3 #15 #24 #22 #37 #20 #99 #38 #78 #51
Pos | Driver | Status | Pts |
1 | A. J. Allmendinger | Running | 0 |
Chevrolet | |||
2 | R. Blaney | Running | 35 |
Ford | |||
3 | K. Larson | Running | 36 |
Chevrolet | |||
4 | C. Elliott | Running | 35 |
Chevrolet | |||
5 | M. DiBenedetto | Running | 38 |
Ford | |||
6 | K. Busch | Running | 31 |
Chevrolet | |||
7 | E. Jones | Running | 37 |
Chevrolet | |||
8 | J. Haley | Running | 0 |
Chevrolet | |||
9 | A. Cindric | Running | 0 |
Ford | |||
10 | R. Newman | Running | 27 |
Ford | |||
11 | R. Stenhouse Jr. | Running | 37 |
Chevrolet | |||
12 | C. Buescher | Running | 25 |
Ford | |||
13 | D. Wallace Jr. | Running | 24 |
Toyota | |||
14 | K. Harvick | Running | 23 |
Ford | |||
15 | M. Truex Jr. | Running | 22 |
Toyota | |||
16 | C. LaJoie | Running | 25 |
Chevrolet | |||
17 | A. Bowman | Running | 20 |
Chevrolet | |||
18 | J. Bilicki | Running | 19 |
Ford | |||
19 | A. Almirola | Running | 18 |
Ford | |||
20 | K. Busch | Running | 17 |
Toyota | |||
21 | T. Reddick | Running | 36 |
Chevrolet | |||
22 | Q. Houff | Running | 15 |
Chevrolet | |||
23 | D. Hamlin | Running | 14 |
Toyota | |||
24 | B. Keselowski | Running | 18 |
Ford | |||
25 | C. Custer | Running | 12 |
Ford | |||
26 | C. Briscoe | DNF | 13 |
Ford | |||
27 | T. Hill | Running | 0 |
Toyota | |||
28 | G. Smithley | Running | 0 |
Ford | |||
29 | R. Chastain | Running | 8 |
Chevrolet | |||
30 | M. McDowell | DNF | 16 |
Ford | |||
31 | A. Dillon | DNF | 23 |
Chevrolet | |||
32 | J. Davison | DNF | 5 |
Chevrolet | |||
33 | W. Byron | DNF | 4 |
Chevrolet | |||
34 | J. Logano | DNF | 3 |
Ford | |||
35 | R. Preece | DNF | 16 |
Chevrolet | |||
36 | C. Bell | DNF | 1 |
Toyota | |||
37 | D. Suárez | DNF | 1 |
Chevrolet | |||
38 | A. Alfredo | DNF | 1 |
Ford | |||
39 | A. Lally | DNF | 0 |
Ford | |||
40 | C. Ware | DNF | 0 |
Ford |