Entre em contato conosco

Fórmula 1

Verstappen é pole e dupla da McLaren garante top 3

Publicado:

em

A classificação em Silverstone foi eletrizante, com chuva, bandeiras vermelhas e muita vibração da torcida britânica. E também não faltou disputa na pista. Max Verstappen (RBR) superou Lando Norris (McLaren) e as condições climáticas adversas para garantir a pole.

Porém para Lando Norris e Oscar Piastri, e toda a equipe McLaren, a segunda e terceira colocações no grid são uma grande vitória, já que no começo da temporada a equipe britânica figurava constantemente no meio do pelotão. E largar na primeira e segunda fila em casa, definitivamente é especial.

“É muito insano. Minha última volta foi uma boa volta. Eu podia ouvir Zak no rádio na in lap, o que é a melhor coisa de todas”, comentou Norris.

Que sessão de classificação. Quase saímos no Q1 e no Q2, mas o carro era como um foguete no Q3″, revelou Piastri.

O top 3 para o GP da Inglaterra – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Q1 – a primeira etapa da classificação começou com pista úmida, depois que a chuva deu uma trégua em Silverstone. Mas inconstância climática fez com que as equipes não tardassem em mandar os carros para a pista em um mix de pneus, Ferrari, Haas e Logan Sargeant (Williams) foram de intermediários e o restante optou por macios.

Charles Leclerc (Ferrari) foi o primeiro a relatar que a pista estava seca o suficiente para pneus slicks, e foi para o box para a troca, enquanto Lewis Hamilton (Mercedes) passou em um trecho mais molhado e acabou rodando na Stowe.

O Q1 foi uma sucessão de voltas e mudanças na tabela de tempos, com Verstappen e Fernando Alonso (Aston Martin) alternando a liderança. George Russell (Mercedes) entrou no rádio para relatar que chovia em todo a pista e pouco depois a Haas de Kevin Magnussen parou na Stowe, causando uma bandeira vermelha, com três minutos para o fim.

E quando a pista foi liberada, o tráfego foi intenso e dramático. Sergio Pérez (RBR) foi o primeiro a abrir volta rápida, o que se provou uma escolha ruim, porque a pista melhorou e o mexicano acabou sendo eliminado por 0s170. Além dele, Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Zhou Guanyu (Alfa Romeo), Nyck De Vries (AlphaTauri) e Magnussen não passaram para o Q2.

Ainda no finalzinho do Q1, o carro de Valtteri Bottas (Alfa Romeo) parou no meio do segundo setor, causando bandeiras amarelas.

O carro de Magnussen apagou na pista – Imagem: Fórmula 1

Q2 – com o problema no final do Q1, Bottas acabou não participando no Q2 e apenas 14 carros disputaram uma vaga no Q3, todos com pneus macios. Norris foi o primeiro a marcar volta, com 1min29s427, seguido de Pierre Gasly (Alpine) a quase meio segundo atrás.

O sol parecia querer aparecer enquanto Norris baixava seu tempo em mais de um segundo, anotando 1min28s042, seguido por Hamilton, Piastri e Verstappen, enquanto Sargeant e Lance Stroll (Aston Martin) tinha voltas deletadas por excederem os limites da pista.

Ao final do Q2, Verstappen era o mais rápido e na outra ponte Nico Hulkenberg (Haas), Stroll, Esteban Ocon (Alpine), Sargeant e, obviamente, Bottas foram eliminados.

Sargeant ficou a quase um segundo do tempo de Albon no Q2 – Imagem: Williams

Q3 – sete equipes chegaram a briga final da classificação, porém duas foram as protagonistas. Verstappen e Norris disputaram bravamente pela primeira posição no grid, com o holandês se saindo melhor que o britânico, que foi ovacionado pela torcida.

A dupla da Ferrari terminou em quarto e quinto, com Leclerc a frente de Carlos Sainz. Já a dupla da Mercedes terminou em sexto e sétimo, com Russell mais rápido que Hamilton. Alex Albon (Williams) bateu Alonso pela oitava posição e Gasly ficou em décimo.

Resultado da classificação – Imagem: Fórmula 1

Após o fim da classificação, Bottas foi punido pela FIA e desclassificado pois não foi possível retirar 1 litro de combustível do carro do finlandês, como dita a regra. Com isso Pérez, Tsunoda, Zou, De Vries e Magnussen ganham uma posição no grid de largada para o GP da Grã-Bretanha, que tem largada marcada para as 11h da manhã (horário de Brasília).

Grid de largada para domingo – Imagem: Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.