Entre em contato conosco

Fórmula 1

Max Verstappen vence o GP da Grã-Bretanha pela primeira vez

Publicado:

em

O domingo em Silverstone foi de Max Verstappen (RBR). O holandês chegou a oitava vitória no campeonato ao vencer pela primeira vez o Grande Prêmio britânico, e a equipe chega a 11ª vitória consecutiva. Porém, a corrida não foi um passeio no parque para o bicampeão, porque logo na largada ele foi superado por Lando Norris (McLaren). Norris largou melhor e saltou na frente de Verstappen, que teve que se defender ainda do companheiro de Norris, Oscar Piastri. O australiano também fez uma boa largada, mas não conseguiu passar Verstappen.

Na volta de número cinco, Verstappen conseguiu ultrapassar Norris e assumir a liderança da corrida, até o fim. Norris ficou com a segunda posição, chegando ao pódio pela primeira vez na temporada e Lewis Hamilton (Mercedes) foi o terceiro, para delírio dos fãs locais. É a primeira vez neste século que dois britânicos sobem juntos ao pódio na Grã-Bretanha.

Pódio histórico com dois britânicos – Imagem: McLaren

A CORRIDA: antes mesmo da largada, já era possível identificar estratégias mistas no pelotão. Enquanto a maioria dos pilotos optou por largar com pneus médios, George Russell (Mercedes), Esteban Ocon (Alpine) e a dupla da AlphaTauri – Nyck De Vries e Yuki Tsunoda – escolheram pneus macios. Já Valtteri Bottas (Alfa Romeo), que largou em último depois de ser desclassificado da classificação, e Nico Hulkenberg, foram de duros.

Enquanto Verstappen retomava a primeira posição, Hamilton também buscava retomar a posição perdida na largada. E na volta sete ele fez a ultrapassagem em cima de Fernando Alonso (Aston Martin) para retomar a sétima posição, na qual havia largado.

Hamilton faz a ultrapassagem em Alonso – Imagem: Fórmula 1

Na volta 10 veio o primeiro abandono da corrida com Ocon. O francês teve um vazamento hidráulico e entrou para os boxes para deixar a corrida. Neste ponto, Verstappen liderava, com Norris em segundo, Piastri em terceiro e logo atrás dele as duas Ferraris disputavam com Russell, Charles Leclerc era o quarto, Russell o quinto e Carlos Sainz o sexto.

Com a chuva rondando, mas sem cair no circuito, Leclerc foi o primeiro no pelotão da frente a parar, na volta 19. Ele trocou os pneus médios por duros. Ao mesmo tempo que Red Bull, McLaren e Mercedes esticavam o primeiro stint. Do pelotão da frente, Sainz foi o próximo a parar, também retornando com pneus duros. Russell seguiu trocando macios por médios. Sergio Pérez (RBR) parou duas voltas depois, na volta 29, optando por macios. E na volta 30 foi a vez de Piastri parar e colocar pneus duros.

E na volta 33 a Haas de Kevin Magnussen parou na pista com fumaça, e posteriormente fogo, saindo da parte traseira. Primeiro o safety car virtual foi acionado. A Williams reagiu rapidamente chamou Alex Albon, que era quinto naquele momento, para o box. Na volta seguite o safety car foi para a pista e rapidamente os quatro primeiros pararam. Verstappen, Hamilton e Alonso colocaram macios, enquanto Norris viu a equipe optar pelos duros. Leclerc fez uma segunda parada, e a Ferrari trocou os duros por médios.

Depois de problemas no sábado, o carro de Magnussen parou durante a corrida – Imagem: Fórmula 1

Ao retornar para a pista, Norris questionou a equipe sobre os pneus de Hamilton, e não ficou muito contente ao saber que teria que defender a segunda posição com duros contras os macios do heptacampeão.

O safety car deixou a pista na volta 38 e logo na relargada Hamilton começou a atacar. Ao mesmo tempo Russell tentava atacar a McLaren de Piastri pela quarta posição. “A McLaren é muito rápida com os duros, é impressionante”, disse ele no rádio.

Hamilton e Norris disputaram intensamente depois da relargada – Imagem: Fórmula 1

Mais atrás Lance Stroll e Pierre Gasly também brigavam por posição. De primeiro o canadense pareceu espalhar na pista e jogar o francês para a fora, mas a direção de prova não encarou o lance como anormal. Contudo no segundo encontro dos dois, Stroll causou uma colisão, que obrigou Gasly a abandonar a corrida. Lance foi punido com 5 segundos. Já Pérez caçava Alonso até que conseguiu a ultrapassagem pela sexta posição.

Nas últimas voltas a ordem ainda era Verstappen, Norris, Hamilton, Piastri e Russell. E na bandeirada final Pérez se manteve em sexto, seguido de Alonso, Albon, Leclerc e Sainz completavam o top 10.

Com a vitória, Verstappen amplia a vantagem no campeonato de pilotos e agora está 99 pontos a frente de Pérez.

Classificação final da corrida – Imagem: Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.