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Fórmula 1

GP da Hungria: o que você precisa saber

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A Fórmula 1 chega à Hungria para a 12ª etapa do campeonato (11ª se considerarmos o cancelamento da etapa em Ímola) com algumas novidades. Abaixo seguem alguns tópicos para ficar de olho neste final de semana.

MUDANÇAS NA CLASSIFICAÇÃO

A FIA e a Pirelli vão testar um modelo diferente de alocação de pneus para a classificação deste sábado. O teste inicialmente era para ter acontecido em Ímola, mas o GP foi cancelado devido às fortes chuvas e inundações que assolaram a região da Itália.

A “Alocação Alternativa de Pneus” consiste em todos os pilotos usarem o mesmo tipo de pneu em cada etapa da classificação. Para o Q1 todos usarão pneus duros, para o Q2 os médios e para o Q3 os macios. Essa mudança também economiza dois jogos de pneus de seco em relação ao formato tradicional, assim cada piloto terá apenas 11 jogos de pneus ao invés dos tradicionais 13, divididos em 3 jogos de duros, 4 jogos de médios e 4 jogos de macios.

Vale lembrar que para o GP da Hungria deste ano, as equipes usarão compostos mais macios do que no ano passado. O C3 será o duro, C4 o médio e C5 o macio.

A “Alocação Alternativa de Pneus” será testada novamente nesta temporada no GP da Itália.

“Normalmente, esta corrida é toda sobre estratégia e degradação de pneus. Este ano, optamos por um trio de compostos mais macios (C3, C4 e C5) em relação a 2022, enquanto uma nova alocação de pneus para a classificação (conhecida como ATA, ou ‘Alocação Alternativa de Pneus’, na sigla em inglês) será testada pela primeira vez, com a obrigação de usar apenas o duro no Q1, médio no Q2 e macio no Q3 se as condições permanecerem secas. Ambas as mudanças, pelo menos no papel, devem levar a um leque mais amplo de opções, principalmente em termos de estratégia. A ATA também economiza dois jogos de pneus de seco em relação ao formato tradicional (usando 11 jogos em vez de 13) e será executado novamente no GP da Itália, em Monza. Depois disso, a FIA, a F1 e as equipes decidirão se a adotarão ou não para a próxima temporada”, comentou Mario Isola, diretor de Motorsport da Pirelli.

Previsões da Pirelli para o GP da Hungria – Imagem: Pirelli

SAI DE VRIES, ENTRA RICCIARDO

Na semana passada a AlphaTauri anunciou que Nyck De Vries seria substituído por Daniel Ricciardo. Depois do holandês não pontuar e ficar devendo performance, a equipe – que também é gerenciada pela Red Bull – optou por substituir De Vries. Daniel Ricciardo, que até então era piloto reserva e de testes da RBR, vem emprestado para terminar a temporada ao lado de Yuki Tsunoda.

Ricciardo terá a difícil missão de ajudar a equipe a se reerguer no campeonato. A equipe tem apenas 2 pontos, conquistados por Tsunoda nas duas vezes que o japonês terminou em décimo.

A nova dupla da AlphaTauri – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

RBR AINDA MAIS RÁPIDA?

Um dos assuntos mais discutidos em preparação para este final de semana são as atualizações no carro da Red Bull. A equipe, que já tem o pacote mais forte e lidera com folga o campeonato de construtores, chega a Budapeste com sidepod. O novo design tem uma entrada mais larga e rasa, que continua a tendência da segunda versão do design, que já havia reduzido a altura da entrada da especificação de lançamento.

Além dos sidepods, a Red Bull traz também mudanças na asa dianteira, com um flap Gurney adicionado à extremidade interna do flap superior.

“Essas atualizações tem sido planejadas desde janeiro. Desse ponto de vista, não são algo novo. Naturalmente, a equipe já está trabalhando no carro do ano que vem, mas não é como se de repente nos concentrássemos mais nessas atualizações. O plano está em ordem para toda a temporada”, disse Max Verstappen.

A FORMA DA MCLAREN

A equipe McLaren tem uma missão importante neste final de semana. Depois do pódio de Lando Norris e a quarta colocação de Oscar Piastri em Silverstone, o time britânico tem que provar que o bom desempenho não foi ocasional e que os upgrades feitos são mesmo efetivos.

“Nós claramente demos um passo para frente, mas eu acho que vai ser um final de semana diferente para ser honesto. Vai ser interessante como o carro vai se comportar, não vai ser tão bom quanto em Silverstone eu acho que posso dizer isso. Acho que não estamos tão confiantes quando estávamos em Silverstone, mas nunca se sabe. Ano passado mesmo com um carro que tínhamos mais dificuldades, foi uma pista decente para nós. Acho que podemos ter um bom resultado, talvez não repetir o de Silverstone, mas se formos competitivos com as quatro primeiras equipes ficaremos felizes”, revelou Lando Norris.

A ação na pista começa na manhã desta sexta-feira com o primeiro treino livre às 8h30 da manhã (horário de Brasília).

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