Entre em contato conosco

Automobilismo

Sergio Pérez vence a Sprint em Baku

Publicado:

em

Pérez

O mexicano Sergio Pérez (RBR) venceu a primeira Sprint de 2023. O mexicano largou em segundo e teve paciência para construir sua corrida até o momento certo da ultrapassagem em cima de Charles Leclerc (Ferrari).

A Sprint começou acirrada e logo na largada, enquanto Leclerc e Pérez conseguiram seguir em frente, Max Verstappen (RBR) e George Russell (Mercedes) protagonizaram a disputa mais intensa do dia. Os dois largaram lado a lado, e Russell partiu para o ataque. Sem nenhum dos dois recuar, Russell conseguiu passar, mas não sem contato entre os dois. Contato esse que causou um buraco no carro do holandês, causando perda de performance.

Verstappen e Russell disputaram desde a largada pela terceira posição – Imagem: Fórmula 1

Enquanto os dois batalhavam na frente, mais atrás Yuki Tsunoda (AlphaTauri) bateu no muro e perdeu a roda traseira direita. A roda saiu rolando pela pista, e foi preciso entrar o carro de segurança para que o pneu e os detritos do carro pudessem ser retirados do traçado.

Tsunoda foi para os boxes, trocou o bico e asa dianteira, trocou os pneus e voltou a pista. Porém o encontro com o muro deixou o carro desalinhado, e o japonês estava andando de lado. Ele foi obrigado a voltar aos boxes e abandonar.

Tsunoda volando aos boxes e o pneu rolando pela pista depois da batida no muro – Imagem: Fórmula 1

Na relargada, Verstappen e Russell voltaram a disputar, e dessa vez o bicampeão levou a melhor. Já Carlos Sainz (Ferrari) e Fernando Alonso (Aston Martin) passaram Lewis Hamilton (Mercedes), subindo para quinto e sexto, respectivamente.

Pouco depois da relargada, na volta oito, Checo ultrapassou Leclerc pelo lado de dentro, na curva um. E apesar de Leclerc perder desempenho dos pneus a cada volta, o monegasco conseguiu se segurar na segunda posição, até chegar à bandeira quadriculada no fim das 17 voltas.

Pérez faz a ultrapassagem pela vitória – Imagem: Fórmula 1

No final da Sprint, Lance Stroll (Aston Martin) conseguiu ultrapassar a Williams de Alex Albon, e conquistar a oitava posição, a última dentro da zona de pontuação. Tanto Stroll quanto Alonso vinham tendo problemas com o DRS, mas o sistema funcionou quando o canadense precisou dele.

“Com essas sessões complicadas, muita pressão foi colocada sobre nós e nossas equipes – engenheiros, mecânicos, pilotos. Assim, sair com o máximo de pontos era o principal objetivo, mas obviamente sabemos que amanhã é a corrida principal. Conseguimos aprender um pouco (para a corrida), mas obviamente amanhã teremos cargas de combustível muito maiores, as condições da pista serão diferentes. Eu acho que há um bom aprendizado hoje. P3 não é ideal para a corrida de amanhã, mas vou tentar e lutar pela vitória’, declarou Pérez.

Os três primeiros colocados da Sprint no Azerbaijão – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Ao se encontrarem no pit lane, após a corrida, Verstappen abordou Russell sobre o incidente no começo da corrida. Max acusou o britânico de arriscar muito logo na primeira volta da corrida.

Todos nós temos pneus frios, tudo é fácil de travar, mas em sua bela maneira de explicar, ‘Oh cara, travou, olhe para o onboard’, não faz sentido. Tudo bem, ainda chegamos ao P3, conseguimos alguns bons pontos, mas é o que é”, comentou Verstappen.

“Do meu lado, eu estava por dentro, a posição já estava perdida para ele, e fiquei realmente surpreso por ele ainda estar tentando segurar por fora. Desde os oito anos no kart, se você está por dentro no ápice, é a sua curva, e se você tenta segurá-la por fora, você está correndo o risco”, defendeu Russell.

Resultado da Sprint – Imagem: Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.