Automobilismo
Sergio Pérez vence a Sprint em Baku
O mexicano Sergio Pérez (RBR) venceu a primeira Sprint de 2023. O mexicano largou em segundo e teve paciência para construir sua corrida até o momento certo da ultrapassagem em cima de Charles Leclerc (Ferrari).
A Sprint começou acirrada e logo na largada, enquanto Leclerc e Pérez conseguiram seguir em frente, Max Verstappen (RBR) e George Russell (Mercedes) protagonizaram a disputa mais intensa do dia. Os dois largaram lado a lado, e Russell partiu para o ataque. Sem nenhum dos dois recuar, Russell conseguiu passar, mas não sem contato entre os dois. Contato esse que causou um buraco no carro do holandês, causando perda de performance.
Enquanto os dois batalhavam na frente, mais atrás Yuki Tsunoda (AlphaTauri) bateu no muro e perdeu a roda traseira direita. A roda saiu rolando pela pista, e foi preciso entrar o carro de segurança para que o pneu e os detritos do carro pudessem ser retirados do traçado.
Tsunoda foi para os boxes, trocou o bico e asa dianteira, trocou os pneus e voltou a pista. Porém o encontro com o muro deixou o carro desalinhado, e o japonês estava andando de lado. Ele foi obrigado a voltar aos boxes e abandonar.
Na relargada, Verstappen e Russell voltaram a disputar, e dessa vez o bicampeão levou a melhor. Já Carlos Sainz (Ferrari) e Fernando Alonso (Aston Martin) passaram Lewis Hamilton (Mercedes), subindo para quinto e sexto, respectivamente.
Pouco depois da relargada, na volta oito, Checo ultrapassou Leclerc pelo lado de dentro, na curva um. E apesar de Leclerc perder desempenho dos pneus a cada volta, o monegasco conseguiu se segurar na segunda posição, até chegar à bandeira quadriculada no fim das 17 voltas.
No final da Sprint, Lance Stroll (Aston Martin) conseguiu ultrapassar a Williams de Alex Albon, e conquistar a oitava posição, a última dentro da zona de pontuação. Tanto Stroll quanto Alonso vinham tendo problemas com o DRS, mas o sistema funcionou quando o canadense precisou dele.
“Com essas sessões complicadas, muita pressão foi colocada sobre nós e nossas equipes – engenheiros, mecânicos, pilotos. Assim, sair com o máximo de pontos era o principal objetivo, mas obviamente sabemos que amanhã é a corrida principal. Conseguimos aprender um pouco (para a corrida), mas obviamente amanhã teremos cargas de combustível muito maiores, as condições da pista serão diferentes. Eu acho que há um bom aprendizado hoje. P3 não é ideal para a corrida de amanhã, mas vou tentar e lutar pela vitória’, declarou Pérez.
Ao se encontrarem no pit lane, após a corrida, Verstappen abordou Russell sobre o incidente no começo da corrida. Max acusou o britânico de arriscar muito logo na primeira volta da corrida.
“Todos nós temos pneus frios, tudo é fácil de travar, mas em sua bela maneira de explicar, ‘Oh cara, travou, olhe para o onboard’, não faz sentido. Tudo bem, ainda chegamos ao P3, conseguimos alguns bons pontos, mas é o que é”, comentou Verstappen.
“Do meu lado, eu estava por dentro, a posição já estava perdida para ele, e fiquei realmente surpreso por ele ainda estar tentando segurar por fora. Desde os oito anos no kart, se você está por dentro no ápice, é a sua curva, e se você tenta segurá-la por fora, você está correndo o risco”, defendeu Russell.