Entre em contato conosco

Automobilismo

Sergio Pérez é pole na Arábia Saudita

Publicado:

em

Pérez

Checo Pérez vai largar na frente no GP da Arábia Saudita deste domingo. O piloto da Red Bull repetiu o feito de 2022, quando também cravou a pole em Jeddah. Já Max Verstappen, que era franco favorito a pole, acabou ficando no Q2 porque o eixo da transmissão quebrou. O bicampeão vai largar na 15ª posição e terá pela frente uma corrida de recuperação.

Para conquistar a pole, Pérez anotou o tempo de 1min28s265, e ficou 0s155 a frente do segundo colocado, Charles Leclerc (Ferrari). Porém o monegasco tem uma punição a cumprir e vai largar em 12º. Com isso, Fernando Alonso (Aston Martin), que ficou em terceiro largará ao lado de Pérez. George Russell (Mercedes) que terminou a classificação em quarto, herda a terceira posição de Alonso.

Q1 – não foi só Verstappen que teve que abandonar a classificação neste sábado. Lando Norris (McLaren) acabou raspando o carro na parede da última curva e teve que voltar aos boxes. A equipe tentou arrumar o carro, mas não daria tempo de Norris voltar a pista.

Enquanto isso Logan Sargeant (Williams) acabou rodando entre as curvas 22 e 23. Na pressa de tentar uma volta rápida, o norte americano passou dos limites da pista e teve a volta deletada. E acabou ficando em último sem tempo marcado.

Além de Norris e Sargeant, foram eliminados os dois pilotos da AlphaTauri, Yuki Tsunoda e Nyck De Vries, e Alex Albon (Williams).

Momento que Norris bate no muro no Q1 – Imagem: Fórmula 1

Q2 – o drama e abandono de Verstappen foram a história do Q2. Sem Max na disputa, Pérez superou Alonso e foi o mais rápido.

O final da segunda etapa da classificação marcada por múltiplos pilotos anotando voltas e mudando de posições na tabela. No fim, além de Verstappen, a dupla da Haas, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, e a dupla da Alfa Romeo, Zhou Guanyu e Valtteri Bottas, não seguiram para a briga entre os 1o primeiros.

Verstappen deixa os boxes da RBR depois de abandonar a classificação – Imagem: Fórmula 1

Q3 – Checo Pérez voou para anotar a volta que garantiu a segunda pole em Jeddah. Em um primeiro momento o mexicano estava meio segundo a frente de Leclerc, Russell e Alonso. Leclerc acabou melhorando o tempo de volta e tirou a segunda posição de Alonso. Carlos Sainz (Ferrari) ficou em quinto, seguido de Lance Stroll (Aston Martin) em sexto, Esteban Ocon (Alpine) em sétimo, Lewis Hamilton (Mercedes) larga em oitavo, Oscar Piastri (McLaren) marcou um excelente nono tempo em sua primeira aparição em um Q3. E Pierre Gasly (Alpine) fecha o top 10.

Todos os pilotos entre Alonso e Zhou ganham uma posição devido à punição de Leclerc.

O Grande Prêmio da Arábia Saudita começa as 14h (horário de Brasília) e promete emoção com Verstappen e Leclerc largando no meio do pelotão.

Pérez

Grid de largada deste domingo – Imagem: Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.