Entre em contato conosco

Fórmula 1

Sergio Pérez é o vencedor do GP do Azerbaijão

Publicado:

em

Compartilhe esta publicação

Imagem: Red Bull

O domingo em Baku foi de altos e baixos. Sergio Pérez (RBR) conquistou a primeira vitória pela nova equipe, Sebastian Vettel chega ao pódio pela primeira vez com a Aston Martin, o tetracampeão foi o segundo colocado. Pierre Gasly (Alpha Tauri) foi o terceiro colocado.

“Eu estou muito feliz com hoje. Normalmente Baku é muito locou. Sinto muito pelo Max, porque ele fez uma corrida incrível. Ele merecia a vitória”, disse o vencedor do dia.

“Hoje é um dia incrível! Significa muito. Estou nas nuvens, não esperávamos um pódio quando viemos para cá”, declarou Vettel.

Imagem: Aston Martin

“As duas voltas finais foram muito intensas. O carro esteve incrível o final de semana todo. É incrível chegar ao pódio. Foi um trabalho fantástico [da equipe]”, revelou Gasly.

A CORRIDA

Charles Leclerc (Ferrari) largou bem, segurou a primeira posição, Lewis Hamilton (Mercedes) e Max Verstappen (RBR) também mantiveram as posições, já Sergio Pérez que largou em sexto ultrapassou Gasly e Carlos Sainz (Ferrari) conquistando a quarta posição. Na reta dos boxes, abrindo a terceira volta, Hamilton ultrapassou Leclerc e assumiu a liderança da corrida.

O primeiro abandono de prova veio de Esteban Ocon (Alpine) que teve uma repentina perda de potência no carro na quarta volta.

Verstappen ultrapassou Leclerc no começo da sétima volta, usando o DRS na reta dos boxes. E o piloto monegasco perdeu a terceira posição para Checo Pérez na volta seguinte.

Na volta 12 a Mercedes chamou Hamilton para a parada, mas o pit do britânico foi demorado e fez com que ele perdesse posições na pista. Quando todos os pilotos da frente fizeram as paradas, o heptacampeão estava em quarto, atrás de Pérez, Verstappen e Sebastian Vettel, que liderava a corrida, até fazer o pit e então Verstappen assumiu a primeira posição.

A primeira entrada do safety car veio com a batida de Lance Stroll (Aston Martin) na volta 31, quando o pneu traseiro esquerdo furou. Na relargada Hamilton até tentou a ultrapassagem, mas Pérez conseguiu se segurar e abrir uma vantagem em cima do britânico.

Imagem: Reprodução F1

Na relargada depois da saída do carro de segurança, Hamilton tentou, mas não conseguiu a segunda posição e continuou atrás de Pérez.

Há cinco voltas do fim da prova, o pneu traseiro esquerdo de Verstappen furou, assim como o do Stroll, o holandês rodou e bateu. O safety car foi novamente para pista, mas bandeira vermelha acabou sendo acionada e a corrida foi paralisada com três voltas para o fim, com os carros todos indo para o pitlane.

Imagem: Reprodução F1

A direção de prova optou por uma relargada parada, ou seja os carros saíram do box, fizeram uma volta e assumiram as respectivas posições que estavam antes da bandeira vermelha. George Russell (Williams) abandou antes que a relargada acontecesse.

Quando as luzes vermelhas se apagaram pela segunda vez em Baku, Hamilton e Pérez ficaram lado a lado, mas o heptacampeão errou e passou reto na curva, e o mexicano garantiu a primeira vitória com a Red Bull e a primeira na temporada.

Imagem: F1

O erro de Hamilton ainda garantiu o segundo lugar para Vettel, que também foi eleito pelos fãs o piloto do dia. Gasly e Leclerc duelaram pela terceira posição, com o francês ganhando e chegando em terceiro.

O domingo com certeza vai ser para esquecer na Mercedes, Bottas foi 12º e Hamilton 15º. É a primeira vez desde o GP da Áustria de 2018 que a equipe alemã não pontua com os dois carros.

Já na McLaren, o domingo é de celebrar pequenas conquistas. Na classificação Daniel Ricciardo bateu no Q2 e largou apenas em 13º, enquanto Lando Norris classificou em sexto, mas foi punido por não cumprir o protocolo correto de bandeira vermelha e perdeu três posições. Mas hoje os dois carros terminaram entre os 10 primeiros, Norris em quinto e Ricciardo em nono.

O top 10 teve ainda Leclerc em quarto, Alonso (Alpine) em sexto, Tsunoda (AlphaTauri) em sétimo, Sainz em oitavo e Raikkonen (Alfa Romeo) em décimo.

A Fórmula volta daqui 15 dias para o Grande Prêmio da França.

Imagem: Reprodução F1

CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS

Com a vitória, Pérez agora é o terceiro colocado no campeonato de pilotos. Verstappen mantém a primeira colocação e Hamilton a segunda, já que nenhum dos dois pontuou.

1 Max Verstappen Red Bull Racing 105 pontos
2 Lewis Hamilton Mercedes 101 pontos
3 Sergio Pérez Red Bull Racing 69 pontos
4 Lando Norris McLaren 66 pontos
5 Charles Leclerc Ferrari 52 pontos
6 Valtteri Bottas Mercedes 47 pontos
7 Carlos Sainz Ferrari 42 pontos
8 Pierre Gasly AlphaTauri 31 pontos
9 Sebastian Vettel Aston Martin 28 pontos
10 Daniel Ricciardo McLaren 26 pontos
11 Fernando Alonso Alpine 13 pontos
12 Esteban Ocon Alpine 12 pontos
13 Lance Stroll Aston Martin 9 pontos
14 Yuki Tsunoda AlphaTauri 8 pontos
15 Kimmi Raikkonen Alfa Romeo 1 ponto
16 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 1 ponto
17 Mick Schumacher Haas 0 pontos
18 George Russell Williams 0 pontos
19 Nikita Mazepin Haas 0 pontos
20 Nicholas Latifi Williams 0 pontos
Compartilhe esta publicação