Entre em contato conosco

Futebol

São Paulo empata com Flamengo e é campeão da Copa do Brasil

Publicado:

em

Tricolor paulista consegue título inédito após vencer em pleno Maracanã e segurar 1×1 no Morumbi

O São Paulo finalmente soltou o grito de “É campeão” da Copa do Brasil. E o título veio em grande estilo: Derrotando o atual campeão, Flamengo para mais de 63 mil pessoas que lotaram o Morumbi na tarde do último domingo (26). Com o triunfo, a equipe paulista é a primeira garantida na Libertadores 2024.

Foto: Rafa Catelan

A final começou ainda no domingo anterior (19) e o São Paulo trouxe ótimo resultado. Venceu por 1×0 com gol do artilheiro Calleri e com o Maracanã também lotado, garantindo assim a vantagem do empate para o jogo de volta. Atrás no placar agregado, o Flamengo começou pressionando e antes do primeiro minuto conseguiu sua primeira chance. Pedro ficou cara a cara com Rafael, que fez boa defesa. Minutos depois foi a vez de Gerson criar boa chance. O camisa 20 driblou o zagueiro e finalizou de pé esquerdo e obrigou o goleiro do São Paulo fazer mais uma defesa importante.

O time rubro-negro baixou o ritmo e o jogo ficou equilibrado no meio do primeiro tempo. Até que aos 44 minutos, em boa e rara jogada coletiva, o Flamengo conseguiu seu gol. Erick Pulgar chutou forte, Rafael fez mais uma boa defesa antes da bola carimbar a trave e se apresentar para Bruno Henrique, o atacante só completou e estufou as redes. Nessa altura o time carioca empatava no agregado. Como alegria de flamenguista nesse ano dura pouco, o São Paulo empatou logo na sequência. Aos 50 minutos, Wellington Rato cruzou na área, o goleiro Rossi socou para fora da área e a bola sobrou para Rodrigo Nestor livre acertar belo chute e marcar um golaço para empatar o jogo. Com 2×1 no agregado, o placar era o suficiente para dar a taça aos tricolores.

Foto: Rafa Catelan

Para o segundo tempo, precisando de um gol para levar para os pênaltis, o Flamengo se lançou ao ataque, mas a maioria das tentativas era bloqueada pelo organizado time dirigido por Dorival Júnior. Nem mesmo a entrada de Gabigol, Éverton Ribeiro e Luiz Araújo melhorou o ataque flamenguista. Pelo contrário, o São Paulo apostou nos contra-ataques e com Luciano, que entrou na etapa final, quase conseguiu a virada.

A única boa chance do Flamengo no segundo tempo foi com Ayton Lucas. O lateral esquerdo cortou pelo meio e bateu de direita. Atento, Rafael encaixou e não deu nem a possibilidade do rebote. Os últimos minutos serviram para, inteligentemente, o São Paulo segurar a bola no campo de ataque e esperar o apito final. O título agora acaba com a piada dos rivais e de quebra orgulha o torcedor são paulino por ser um dos únicos que venceu tudo que disputou.

A taça além de dar a vaga para a fase de grupos da Libertadores e para a Supercopa do Brasil, deu aos cofres tricolores o valor de R$ 88,7 milhões, dinheiro mais que bem vindo, já que o clube não passa pelo seu melhor momento financeiro. Ao Flamengo cabe lamentar o ano, que não deu nenhum título até agora, considerado por todos vexame, tendo em vista o alto investimento e as conquistas recentes.

Foto: Rafa Catelan

Serve também para Dorival Júnior, treinador campeão pelo Flamengo da Libertadores da Copa do Brasil do ano passado, e que mesmo assim teve seu trabalho avaliado como abaixo do esperado e foi dispensado pelos dirigentes. Quis o destino que Dorival vencesse a competição do ano seguinte justamente contra o time que o demitiu. Ainda sem convencer a torcida e a imprensa, o atual treinador Jorge Sampaoli deve ser desligado ainda nas próximas horas do cargo. O ex técnico da seleção brasileira Tite é o favorito para assumir o posto.

Compartilhe esta publicação