Rally
Rali da Europa Central recebe certificação ambiental da FIA
Publicado:
2 semanas atrásem
Por
Releases- Etapa pan-europeia do Campeonato Mundial de Rali (WRC) recebe certificação ambiental da FIA
- FIA confirma o mais alto nível para o conceito de sustentabilidade e meio ambiente do CER
- Mais um passo importante nos esforços intensivos de sustentabilidade do evento de automobilismo
Munique. O Rali da Europa Central é excelente em termos de sustentabilidade – esse lema foi parte integrante do planejamento para a etapa do WRC que passa pela Alemanha, Áustria e República Tcheca. Com várias medidas individuais, os organizadores já demonstraram no ano de estreia, 2023, que esse compromisso é uma prática real. Neste ano, o evento também pode exibir uma certificação oficial: uma auditoria especializada, encomendada pela Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), avaliou e examinou diversos temas. Em seguida, o evento recebeu a acreditação de três estrelas, o nível mais alto do programa de acreditação ambiental da FIA. O certificado, válido por dois anos, fortalece os organizadores a continuar trilhando esse caminho de maneira consistente em 2024.
A acreditação ambiental da FIA, especialmente adaptada para os envolvidos no automobilismo, é uma oportunidade importante para os organizadores de etapas do Campeonato Mundial de Automobilismo provarem seus esforços em gestão sustentável e consciente do meio ambiente. O extenso catálogo de temas da FIA abrange 17 áreas individuais, nas quais, dependendo do nível de acreditação, devem ser coletados dados detalhados e avaliados com precisão. Esse catálogo serviu, por um lado, como uma lista de verificação para a certificação, que foi realizada por especialistas do Grupo BSI em nome da FIA, e por outro lado, como um guia que orienta o processo de acreditação e oferece pontos de partida para ações ambientais futuras.
Extenso catálogo de avaliação Desde temas gerais, como a existência de um conceito ambiental específico e o compromisso geral com ações sustentáveis, até investigações detalhadas em áreas como gestão de resíduos, conservação de recursos e redução de CO2. A proteção contra ruído, bem como os esforços para preservar a biodiversidade e a qualidade do ar, também são considerados. Para todas essas áreas, os auditores confirmaram, após a auditoria, que os organizadores estão atuando de maneira responsável e no nível das melhores práticas. A auditoria é semelhante a uma avaliação ISO, como as que também são realizadas para empresas, e é igualmente rigorosa.
Amplo conceito de sustentabilidade continua O Rali da Europa Central já implementou, desde a fase inicial de concepção, um programa de sustentabilidade que atende plenamente aos requisitos da FIA e, em muitas áreas, vai além. Isso se deve principalmente ao fato de que a acreditação da FIA foca nos aspectos ambientais, enquanto a etapa do Campeonato Mundial na Europa Central tem um foco mais amplo em todas as áreas de sustentabilidade. Com base nas experiências do ano passado, o conceito será atualizado em 2024 e aprimorado em pontos essenciais.
App de caronas foi premiado Um aspecto essencial é a otimização do programa de caronas. O tráfego de visitantes durante os dias do evento é um fator importante na pegada de CO2 do rali e pode ser significativamente influenciado pela formação de caronas. O aplicativo de celular “twogo”, utilizado pela rede de caronas do ADAC, já recebeu o prêmio de sustentabilidade da FIA após o Rali da Europa Central e continuará sendo um pilar dos esforços neste ano. Para o Rali da Europa Central de 2024, o aplicativo será ainda mais adaptado ao evento, e um concurso será realizado para oferecer incentivos adicionais ao seu uso.
Ações sustentáveis serão ampliadas Dois outros tópicos, voltados principalmente para os espectadores, visam aumentar ainda mais a sustentabilidade da etapa do Campeonato Mundial no coração da Europa. Primeiro, um conceito abrangente de prevenção e redução de resíduos está planejado, abrangendo desde o uso ampliado de produtos recicláveis até a utilização de materiais digitais em vez de impressos na comunicação do evento. Além disso, os espectadores receberão orientações simples sobre medidas individuais que apoiam a proteção ambiental e a sustentabilidade. Essas orientações variam desde a formação de caronas até o comportamento social e ambientalmente responsável na área do evento. Pontos de visualização adequados para visitantes com deficiência serão novamente indicados. Além disso, os organizadores estão colaborando com um fabricante de cadeiras de rodas todo-terreno, que serão apresentadas durante o rali.
Via Assessoria de Comunicação ADAC Motorsport
Foto: Divulgação