Rally
Olhos sorridentes e lacrimejantes no ADAC Opel Rally Junior Team
**Quinta rodada da temporada do Campeonato Europeu de Rally Júnior no “Rali Ceredigion”**
**Furo no pneu tira todas as chances de vitória do júnior da Opel, Calle Carlberg**
**Timo Schulz leva o Corsa Rally4 ao terceiro lugar em condições adversas**
Rüsselsheim/Munique. O ADAC Opel Rally Junior Team não foi recompensado por um desempenho impressionante no “ERC JDS Machinery Rali Ceredigion”, a quinta de seis etapas do Campeonato Europeu de Rally Júnior (JERC). O sueco Calle Carlberg, piloto júnior da Opel, e seu co-piloto norueguês, Jørgen Eriksen, disputaram a liderança desde o início com o Opel Corsa Rally4 preparado pela Stohl Racing. Eles marcaram o melhor tempo em cinco das onze especiais realizadas e tinham um resultado de destaque em vista, quando um furo no pneu durante a WP7, de 26,5 km, enquanto lideravam, lhes custou cerca de três minutos.
A dupla escandinava continuou lutando bravamente, reduzindo a diferença para o líder de 2:55 para 2:25 minutos, mas ao final teve que se contentar com o quinto lugar. Isso resultou na consagração antecipada do sueco Mille Johansson, colega de marca de Carlberg na Opel, que garantiu o título do Campeonato Europeu Júnior com o segundo lugar na etapa do País de Gales. Para Carlberg, campeão do ADAC Opel Electric Rally Cup do ano passado, a luta agora será pelo vice-campeonato no final da temporada, em meados de outubro, na Polônia.
“Fizemos tudo o que podíamos, tínhamos mais uma vez um carro muito rápido e podemos estar satisfeitos com nosso desempenho. Mas, é claro, é extremamente frustrante perder a chance de título dessa maneira”, confessou o piloto de 24 anos. “Pelo menos ninguém pode se culpar. Um furo de pneu pode acontecer a qualquer momento no rally, e desta vez fomos nós que fomos atingidos. Como a especial era muito longa, não havia outra opção para Jørgen e eu além de sair e trocar o pneu durante a prova. Depois disso, atacamos com tudo novamente e mostramos que tínhamos ritmo para vencer aqui. Parabéns a Mille. Ele foi um adversário forte durante toda a temporada e merece o título.”
Além da decepção com o azar de Carlberg, houve também motivos para alegria no ADAC Opel Rally Junior Team. Timo Schulz e seu co-piloto Michael Wenzel começaram a exigente rally de asfalto ao redor de Aberystwyth, na costa noroeste do País de Gales, com dois melhores tempos e continuaram fortes ao longo da competição, recompensando-se ao final com um terceiro lugar. “Estamos muito satisfeitos”, destacou o piloto de 25 anos de Siersburg, no Sarre, que subiu para a quarta posição provisória na tabela do campeonato europeu. “O ritmo no topo estava incrivelmente alto, todos estávamos pilotando no limite absoluto. Tivemos uma disputa incrível ontem, conseguimos nos firmar na terceira posição e mantê-la hoje sob condições externas extremamente difíceis e variáveis. Agradeço a Michael e a toda a equipe do ADAC Opel Rally Junior pelo trabalho perfeito!”
Jörg Schrott, chefe da Opel Motorsport, sentiu uma mistura de alegria e tristeza: “Sinto muito por Calle e Jørgen. Eles foram a equipe mais rápida neste fim de semana e, infelizmente, não foram recompensados pelo excelente desempenho. Parabéns a Mille, que foi muito forte durante toda a temporada. E, claro, é um pequeno consolo que, pelo menos, outro piloto da Opel tenha conquistado o título. O pódio para Timo e Michael me deixa muito feliz, eles também já enfrentaram momentos difíceis nesta temporada. Estou confiante de que no final da temporada estaremos lutando pela vitória novamente.”
O Rally Silesia ocorrerá de 11 a 13 de outubro, em torno de Katowice.
Via assessoria de comunicação ADAC