Entre em contato conosco

Automobilismo

Newgarden dá a volta por cima e conquista primeira vitória da Penske na IndyCar 2021

Publicado:

em

Newgarden ocupa o quarto lugar na tabela de classificação, 69 pontos atrás do líder Alex Palou da Chip Ganassi

“Finalmente!”, foi o que deu para entender do coro dos mecânicos da equipe Penske, uma vitória muito aguardada e aparentemente destinada a ocorrer neste fim de semana em Mid-Ohio! Josef Newgarden vence, seguido de Marcus Ericsson e Alex Palou nos degraus restantes do pódio.

Após dominar Road América e Chevrolet Detroit (segunda corrida da rodada dupla) e perder ambas corridas por problemas de pneu e motor, Newgarden guiou o Dallara #2 com excelência, uma vitória que coincidiu com o aniversário de 50 anos desde a primeira vitória da Penske na IndyCar, atualmente carregando a honra de ser a equipe mais vencedora da história da categoria.

“Eu começava cada stint e sentia que tínhamos tudo sob controle”, comentou Newgarden. “Você chega ao final, e senti como se estivesse começando a desmoronar, então foi muito difícil aguentar. Eu tinha meu parceiro, Tim (Cindric, presidente do Team Penske) me ajudando até o fim, apenas certificando de que eu sabia o que estava acontecendo. Essa equipe tem feito o trabalho. É ótimo selar uma vitória aqui finalmente”, concluiu o bicampeão.

Nem tudo foi um mar de rosas. Apesar de abrir 7,1 segundos sobre Marcus Ericsson, o piloto Penske passou a perder velocidade ao encontrar o tráfego mais lento a sua frente. Logo a vantagem despencou e o carro #8 se aproximou, iniciando uma batalha de push-to-pass. O sueco alcançou uma distância de apenas 2,6 segundos quando restavam apenas 5 voltas, cortando  em seguida para 1,4s com 2 voltas para a quadriculada. Quando a bandeira branca sinalizou a última volta, Ericsson estava 0,8665 atrás de Newgarden. Um mísero erro poderia definir a terceira calamidade consecutiva para a equipe Penske, entretanto, a estrela de Roger Penske manteve a calma e não permitiu que o carro da Chip Ganassi se aproximasse mais, tornando-se o oitavo piloto diferente a vencer nesta temporada.

“Tivemos um grande dia. Estou muito orgulhoso de toda a equipe. Estávamos forçando muito no final para pegar Josef. Mais algumas voltas e poderíamos ter lutado por isso. Mas no geral o P2 foi um resultado muito bom hoje”, disse Ericsson.

Que a sorte esteja ao seu favor? Bom, não estava para Felix Rosenqvist – que retornou esse fim de semana para assumir o #7 da Arrow McLaren SP depois de ficar afastado por suas contusões causadas no acidente em Detroit (primeira etapa) – foi pego na largada por James Hinchcliffe e Ryan Hunter-Reay. Os três carros voltaram para a pista sem danos, mas acionaram o primeiro safety-car da prova.

Will Power não teve o mesmo final feliz que seu companheiro. Após escorregar na curva 3 e perder a posição para Scott Dixon, o piloto do carro #12 acabou rodando e ao tentar recuperar seu 4° lugar, com a fumaça dos pneus já alta, Ed Jones teve o campo de visão prejudicado e o acertou. Fim de prova para ambos.

Power disse em entrevista estar desapontado, “o Scott me espremeu um pouco”. Dixon admitiu culpa no acidente posteriormente.

Mais um com grande azarado em Mid-Ohio, desta vez ele, Colton Herta. Largando em P2, o piloto da Andretti relatou problemas no câmbio na volta 18, e como se não bastasse, teve problemas nos dois pit-stops, sendo falha na mangueira no primeiro e o motor que apagou no segundo; apesar de tudo conseguiu arrastar o carro #26 para a 14° posição. O californiano a liderar duas voltas da corrida, mas a temporada não tem sido das melhores para a Andretti Autosport. Em uma coletiva na semana passada, o piloto disse que precisa de mais constância no pódio para brigar pelo título.

Destaque para Romain Grosjean e Pato O’Ward que largaram de 18° e 20° e receberam a bandeirada em 7° e 8°, respectivamente. Essa também é a 23° vez que um piloto que larga da primeira fila fatura a corrida em Mid-Ohio.

Newgarden avança no campeonato, estando agora apenas 69 pontos atrás de Scott Dixon. Palou mantém a liderança somando 384 pontos, com uma vantagem de 39 para o mexicano O’Ward.

Top-10 da Honda Indy 200, Mid-Ohio: 
P1 – Josef Newgarden #2 (Team Penske)
P2 – Marcus Ericsson #8 (Chip Ganassi Racing)
P3 – Alex Palou #10 (Chip Ganassi Racing)
P4 – Scott Dixon #9 (Chip Ganassi Racing)
P5 – Alexander Rossi #27 (Andretti Autosport)
P6 – Graham Rahal #15 (RLL Racing)
P7 – Romain Grosjean #51 (Dale Coyne Racing)
P8 – Pato O’Ward #5 (Arrow McLaren SP)
P9 – Santino Ferrucci #45 (RLL Racing)
P10 – Takuma Sato #30 (RLL Racing)

A NTT IndyCar Series retorna para o Grande Prêmio inaugural Big Machine Music City no domingo, 8 de agosto, nas ruas de Nashville no Tennessee.

Texto de Sam Henck e Vinicius de Oliveira

– Imagens: Site IndyCar

Compartilhe esta publicação