Automobilismo
Nascar apresenta nova geração dos Carros
Na ultima Quarta-feira (05) a Nascar apresentou ao publico a nova geração dos seus carros para a temporada 2022 da Nascar Cup Series. Em uma transmissão ao vivo pelo Youtube, a Nascar levou um modelo de cada fabricante ao palco, acompanhado por um piloto e uma personalidade de cada montadora para fazer as honras.
Rápido, o evento teve duração de poucos minutos e focou bastante na parte estética dos carros e no relato dos pilotos guiando os modelos durantes os testes.
A nova geração, Nascar Next Gen ou se preferir simplesmente NG, é a sétima na longa história da Nascar e estava em desenvolvimento desde 2018. A apresentação ao público estava prevista para 2020, com a estreia dos carros na pista já em 2021, mas tudo foi atrasado em virtude da pandemia do COVID-19.
Os novos modelos terão sua estreia na Daytona 500 de 2020. No mundo virtual a Nascar já promoveu uma corrida no iRacing com os modelos novos algumas horas após sua revelação ao publico.
“Nós realmente queríamos voltar a uma promessa que fizemos aos fãs, que é colocar o ‘Stock’ de volta no stock car”, disse o presidente da NASCAR Steve Phelps na inauguração.
A primeira impressão foi realmente que os carros estão visualmente muito mais próximos de suas versões de rua, o Mustang, o Camaro e o Camry. Mas as mudanças não param por aí, a carroceria composta, totalmente simétrica permite mais contato sem prejudicar o desempenho. Outra novidade: pneus Goodyear mais largos, com rodas de 18 polegadas fixadas por uma única porca, o que deve mudar muito a dinâmica dos pits.
A nova geração buscar também reduzir os custos dos carros, enquanto adiciona importantes medidas de segurança. Muitas das peças do carro da próxima geração virão de fornecedores únicos, aliviando a carga das equipes para fabricá-las e, potencialmente, proporcionando às equipes uma área de economia de custos a longo prazo.
Dois novos componentes – uma asa inferior e um difusor traseiro – buscam melhorar o manuseio do carro e reduzir o impacto do “ar sujo”. A suspensão traseira passa a ser do tipo independente, direção tipo pinhão e cremalheira, e uma caixa de câmbio sequencial de 6 marchas e freios maiores. Será que teremos troca de marcha nos ovais em 2022?
A conectividade também foi atualizada para comportar uma câmera interna em cada veículo, com a capacidade de trazer aos fãs mais dados em tempo real no futuro.
Os motores V8 de 5,86 litros tradicionais foram mantidos, porém ocm a possibilidade de aceitar novas alternativas em um futuro ainda a ser definido (potencialmente um V6, ou até um sistema híbrido nos anos futuros). A potência de saída será de 670bhp ou 550bhp, dependendo do tamanho da pista.
Vamos às fotos: