Entre em contato conosco

Automobilismo

Max Verstappen é o mais rápido da sexta-feira no Bahrein

Publicado:

em

Imagem: Beto Issa/Car Magazine

Foi dada largada oficial na temporada 2021 da Fórmula 1. Hoje os carros foram para a pista para os treinos livres 1 e 2 no Bahrein. Max Verstappen colocou a Red Bull no topo da tabela nos dois treinos, fechando o dia com o tempo de 1min30s847.

O holandês bateu os tempos de Lando Norris (McLaren) e Lewis Hamilton (Mercedes) e a RBR parece confirmar a tendência observada nos testes da pré-temporada, está mais rápida este ano e vai dar trabalho para a Mercedes.

Imagem: Beto Issa/Car Magazine

“Foi um bom dia e com o calor e o vento não é fácil achar o equilíbrio ideal em toda a volta, mas em geral eu diria que foi um dia positivo. Ainda temos coisas a melhorar pensando em amanhã quando se fala dos pneus e do equilíbrio, e eu acho que teremos mais vento o que é um desafio para todos nesses carros. Estou feliz com esse início de final de semana, mas amanhã é outro dia e temos que ver o que seremos capazes de fazer na classificação que é quando importa” disse Verstappen.

Treino Livre 1 – o primeiro treino livre da temporada começou com novidade. Este ano tanto o TL1 quanto o TL2 terão duração de 60 minutos e não mais 90. Vale lembrar o que TL3 sempre teve 60 minutos. Com menos tempo, o treino teve muita ação na pista.

O TL1 realizado na parte da tarde em Sakhir (8h30 no horário de Brasília) teve além de muita ação, temperaturas altas, em torno de 35ºC e o primeiro carro a sair na pista foi a Alpine de Fernando Alonso. O bicampeão está buscando a maior adaptação ao carro no menor tempo possível, mas está ciente de que serão necessárias algumas corridas para que ele se sinta totalmente confortável.

Imagem: Beto Issa/Car Magazine

“Foi fantástico estar de volta à uma sessão de treino livre da Fórmula 1 hoje. Você sente a adrenalina extra com o tráfego e tudo que está acontecendo em volta de você, é bem diferente dos testes. Nós conseguimos fazer tudo que programamos para a primeira sessão”, revelou Alonso.

Sergio Pérez foi o primeiro da tarde a marcar tempo com pneus macios, até então os pilotos haviam registrado voltas com pneus duros. O mexicano fez 1min33s188, passando a dupla da McLaren, Norris e Ricciardo.

Não demorou muito para Lewis Hamilton ir para a pista e superar Checo marcando 1min32s844. O britânico foi superado pelo companheiro quando Bottas fez 1 min32s709. Parecia então que os problemas da Mercedes da pré-temporada estavam superados. Bom, nem tanto. Max Verstappen logo superou o tempo de Valtteri, e fez 1min32s591.

Enquanto isso Vettel (Aston Martin) conquistava a sétima posição na tabela, sendo superado por Sainz (Ferrari). Já Leclerc anotou o quinto tempo.

Imagem: Beto Issa/Car Magazine

E se Norris brigava com as Mercedes e Red Bull na ponta, Daniel Ricciardo mostrava que a McLaren estava rápida e confiável como mostraram os testes da pré-temporada. O australiano pulou para terceiro colocado com 1min32s434.

No final do TL1 Bottas anotou volta com 1min31s692 e parecia que a Mercedes estava de volta a “normalidade”. Até que Verstappen marcou 1min31s394, encerrando a sessão à frente do finlandês por quase seis décimos.

Imagem: Beto Issa/Car Magazine

Treino Livre 2 – a segunda sessão de treinos desta sexta teve tempos e temperaturas mais baixas. Realizado no período noturno no Bahrein, o TL2 está mais perto das condições da classificação no sábado e da corrida no domingo.

Os primeiros a deixarem os box foi a dupla da Alfa Romeo, Kimmi Raikkonen e Antonio Giovinazzi. Logo Norris, Mazepin (Haas) e Hamilton seguiram. Os primeiros tempos da noite já foram marcados na casa de 1min31s, com Verstappen sendo o mais rápido com 1min31s842, Carlos Sainz ficou 0s208 atrás e Pierre Gasly colocou a AlphaTauri em terceiro.

Com 10 minutos de treino, Bottas foi mais rápido e anotou 1min31s503, tirando a liderança de Verstappen e depois Hamilton superou o companheiro e fez 1min31s261.

Enquanto RBR e Mercedes brigavam na ponta, Raikkonen acabou escapando na pista na curva 2 e bateu de frente com a barreira de proteção, mas não foi preciso uma bandeira vermelha, já que Kimmi conseguiu guiar a Alfa Romeo de volta para o box.

Imagem: Beto Issa/Car Magazine

Na primeira meia hora de treino todos os pilotos já tinham calçado pneus macios e feito voltas em ritmo de classificação e a AlphaTauri chegou a ser segundo e terceiro colocado com Tsunoda e Gasly.

Já o topo da tabela foi ocupado por vários pilotos, incluindo Sainz que fez uma volta com 1min31s127, e depois foi superado por Hamilton, que foi batido por Norris com 1min30s942.

Já na parte final do treino boa parte das equipes faziam simulação de corrida. Já Verstappen ainda fez algumas voltas rápidas e marcou o menor tempo do dia 1min30s847.

O primeiro dia da temporada 2021 deixou claro que o pelotão do meio pode deixar de existir, porque as equipes estão muito próximas, com muitas dentro do mesmo segundo. A Mercedes ainda tem problemas, mas já não tanto quando na pré-temporada. Vettel, Pérez, Sainz Ricciardo ainda estão buscando se adaptar às novas equipes, e a Red Bull vai ser sim uma pedra no sapato da Mercedes, pelo menos nesse primeiro GP.

Imagem: Beto Issa/Car Magazine

“Eu achei que a sessão de uma hora ao invés de 90 minutos seria mais fácil com menos tempo na pista, mas foi bem caótico na verdade. Deu pra sentir [a falta] a meia hora. Passa rápido. Foi bom ter estado aqui algumas semanas atrás, então pudemos trabalhar mais rápido. Eu ainda estou chegando lá, ainda quero me encontrar em algumas parte com o carro e comigo mesmo. Espero que amanhã possamos dar mais um passo para chegar mais onde eu quero”, comentou Daniel Ricciardo.

“O carro está melhor, mas ainda não perfeito, então estamos trabalhando duro. Temos uma montanha a subir, mas estamos nos mantendo positivos. Imaginávamos que a Red Bull fosse estar tão rápida como ela está, sabemos que eles estão liderando no momento. A Mclaren parece bem e é bom ver eles conquistando esse passo, vai ser interessante ver como eles estão nas “long runs”, apontou Hamilton.

“O treino foi muito movimentado com menos tempo, mas conseguimos extrair bastante do carro. Cada volta me ajuda a me adaptar mais e encontrar meu ritmo. Ainda estou tentando algumas coisas e aprendendo conforme cada tentativa, estou animado em olhar os dados e voltar amanhã com o que aprendemos hoje”, falou Vettel.

Imagem: Beto Issa/Car Magazine

“Hoje foi um dia positivo. Talvez nós não esperávamos estar tão competitivos, apesar de que ainda é cedo. Mas o TL1 foi positivo para mim, o TL2 nem tanto. Ainda estou tendo algumas dificuldades com o carro e não consegui fazer uma volta como eu gostaria. No geral ainda temos muito trabalho. A equipe está muito motivada e podemos perceber que existe uma evolução do ano passado, o que é bom por agora”, ponderou Leclerc.

O sábado começa com o treino livre número 3 às 9h da manhã no horário de Brasília e a classificação está marcada paras as 12h.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.