Automobilismo
Larson domina a corrida mas que leva a vitoria é Ryan Blaney
Mais uma tarde de domingo com muita velocidade, nesta semana a Nascar Cup Series chegou ao estado da Geórgia, mais especificamente na cidade de Atlanta para uma prova de 500 milhas no Atlanta Motor Speedway, circuito de 1,5 milha conhecido pelo seu péssimo asfalto, que a 24 anos não é renovado.
Sobre a prova, a Folds for honor Quiktrip 500 at Atlanta contou com 325 voltas divididas em três estágios como é o padrão da categoria. Neste prova tivemos publico reduzido, mas já com um ar de esperança e retomada ao normal, pudemos até ver crianças interagindo na plateia e torcendo para seus pilotos favoritos. A temporada 2021 da Nascar começou com uma rivalidade acentuada, cada prova contou com um vencedor diferente. A expectativa do publico sobre a prova sempre é elevada, nesta categoria por mais que tenham favoritos, os carros são muito parecidos e o que vale é o talento do piloto e da equipe. Todos os 40 pilotos do grid tem chance real de vitória.
Danny Hamlim (#11) largou na pole, seguido por Truex (#19) e Logano (#22), respectivamente. Austin Cindric (#33), atual campeão da Nascar Xfinity Series, participou da prova. Ele fará algumas participações na categoria principal como adaptação. Em 2022 ele assumirá o carro 21 como piloto da Cup pelo Team Penske. Em apenas 27 voltas pelo péssimo afasto de Atlanta, Kyle Busch (#18) aparentava estar deixando a mare de maus resultados para trás ganhando 12 posições e chegando na P5.
Na volta 30, tivemos a bandeira amarela de competição e Larson (#05) assumiu a liderança. A partir deste ponto a corrida foi dominada por ele que venceu o primeiro estágio seguido por Kyle Bush (#18) em segundo e Blaney (#12) em terceiro.
Na relargada, Kurt Bush (#01) sofreu uma colisão e tivemos bandeira amarela. Infelizmente, esse foi o final da prova para o #01. O segundo segmento foi marcado pelo hegemonia de Larson (#05) que chegou a colocar um volta em Joey Logano (#22) que estava em 15º. Enquanto o #05 passeava pelo pior asfalto da Nascar, alguns figurões estavam sofrendo muito, Kevin Harvick (#04), por exemplo, reclama do seu carro pelo radio com a frase: “Esta coisa é a maior pilha de lixo que já dirigi em Atlanta“. Sem surpresas, Larson (#05) vence o segundo estágio.
Durante o pit que antecedia o terceiro estágio, a liderança da relargada é decidida por uma diferença de centímetros entre Larson (#05) e Blaney (#12). Larson (0#05) leva a melhor, e parecia que de fato o domingo seria de Larson (#05) que mantinha sua liderança após a relargada. Apenas 5 voltas depois, o carro de Elliot (#09) começou a soltar fumaça e tivemos nova bandeira amarela, os danos ao motor do #09 foram grandes, fim de prova pra ele que era um dos pilotos favoritos do público já que a Geórgia é sua terra natal.
Mesmo com somente 5 voltas, todos foram novamente ao pit para trocar pneus por conta das características do assalto. E nesta parada, a maré ruim volta a Kyle Bush(#18) que estava em terceiro, mas recebeu punição por exceder as velocidades nos pits. Na relargada, Larson perdeu a liderança e caiu para P3. Mas no ritmo que estava, bastaram algumas voltas para ultrapassar Blaney (#12) e Hamlim (#11) que estavam na P1 e P2, respectivamente.
Truex (#19) abre novamente as paradas no pit em bandeira verde, porém os pilotos ainda tinham 59 voltas pela frente até o final da corrida, o que iria exigir muito dos pneus no problemático asfalto de Atlanta. Daniel Soares sofreu uma punição devido a velocidades nos pits e Larson retornou na liderança. Antony Alfredo (#38) perdeu o controle do carro nos pits e quase atingiu os mecânicos que trabalhavam no carro do Almirola em uma manobra muito perigosa.
Quando parecia que já estava tudo decidido, a Nascar abriu sua caixa de Pandora com 8 voltas para o fim e em uma manobra surpreendente Ryan Blaney (#12) conseguiu ultrapassar Larson (#05) em uma perseguição que dominou as ultimas voltas da prova. Larson (#05) liderou por mais de 260 voltas durante a corrida, mas Blaney soube aproveitar a hora certa para a ultima ultrapassagem, se tornando assim o sexto piloto diferente a vencer a Nascar Cup Series este ano. Mas o melhor ainda estava por vir, em uma atitude digna da Nascar, Blaney chamou um garoto da platéia que estava com uma camiseta sua, e entregou a ela a bandeira quadriculada da sua vitória.
Vamos aos resultados de Atlanta:
Pos | Driver | Status | Pts | |
1 |
R. Blaney Ford·#12
|
Running | 57 | |
2 |
K. Larson Chevrolet·#5
|
Running | 55 | |
3 |
A. Bowman Chevrolet·#48
|
Running | 47 | |
4 |
D. Hamlin Toyota·#11
|
Running | 41 | |
5 |
K. Busch Toyota·#18
|
Running | 48 |
6 |
A. Dillon Chevrolet·#3
|
Running | 35 | |
7 |
C. Buescher Ford·#17
|
Running | 35 | |
8 |
W. Byron Chevrolet·#24
|
Running | 36 | |
9 |
M. Truex Jr. Toyota·#19
|
Running | 32 | |
10 |
K. Harvick Ford·#4
|
Running | 27 | |
11 |
M. DiBenedetto Ford·#21
|
Running | 31 | |
12 |
R. Stenhouse Jr. Chevrolet·#47
|
Running | 25 | |
13 |
R. Newman Ford·#6
|
Running | 24 | |
14 |
R. Chastain Chevrolet·#42
|
Running | 23 | |
15 |
J. Logano Ford·#22
|
Running | 22 | |
16 |
D. Wallace Jr. Toyota·#23
|
Running | 21 | |
17 |
D. Suárez Chevrolet·#99
|
Running | 21 | |
18 |
C. Custer Ford·#41
|
Running | 19 | |
19 |
M. McDowell Ford·#34
|
Running | 18 | |
20 |
A. Almirola Ford·#10
|
Running | 17 | |
21 |
C. Bell Toyota·#20
|
Running | 16 | |
22 |
A. Cindric Ford·#33
|
Running | 0 | |
23 |
C. Briscoe Ford·#14
|
Running | 14 | |
24 |
E. Jones Chevrolet·#43
|
Running | 13 | |
25 |
R. Preece Chevrolet·#37
|
Running | 12 | |
26 |
T. Reddick Chevrolet·#8
|
Running | 11 | |
27 |
A. Alfredo Ford·#38
|
Running | 10 | |
28 |
B. Keselowski Ford·#2
|
Running | 9 | |
29 |
C. LaJoie Chevrolet·#7
|
Running | 8 | |
30 |
J. Haley Chevrolet·#77
|
Running | 0 | |
31 |
C. Ware Chevrolet·#51
|
Running | 0 | |
32 |
J. Davison Chevrolet·#15
|
Running | 5 | |
33 |
Q. Houff Chevrolet·#00
|
Running | 4 | |
34 |
B. J. McLeod Ford·#78
|
Running | 0 | |
35 |
J. Gase Chevrolet·#53
|
Running | 2 | |
36 |
T. Hill Toyota·#66
|
Running | 0 | |
37 |
J. Bilicki Ford·#52
|
Running | 1 | |
38 |
C. Elliott Chevrolet·#9
|
DNF | 4 | |
39 |
K. Busch Chevrolet·#1
|
DNF | 8 |