Entre em contato conosco

Automobilismo

Em Phoenix, Martin Truex Jr. leva a Joe Gibbs Racing à vitória

Publicado:

em

Phoenix

Em um final de semana onde a Penske tinha tudo para vencer, Martin Truex Jr. supera Joey Logano e leva a Gibbs Racing à vitória na etapa de Phoenix da Nascar Cup Series.

Neste último domingo (14) tivemos mais uma etapa da Nascar Cup Series, desta vez a Instacart 500. O cenário que vimos em Phoenix, no estado do Arizona, nos fez refletir que mesmo com o calendário acontecendo, ainda vivemos sérias restrições devido a Pandemia do COVID-19. O hino nacional foi cantado por crianças, mas cada uma em sua respectiva casa. A icônica frase “Drivers, start your engines” também é proferida por vídeo, à distância. As arquibancadas? Praticamente vazias, com poucas pessoas e alguns RVs ocupando uma parte do cenário desértico no entorno da pista de 1 milha.

Phoenix

A prova foi programada com um total de 312 voltas, sendo 75 no primeiro estágio, 114 no segundo, e o restante no estágio final. A pole foi de Brad kaselowski (#2), com Danny Hamlin (#11) fazendo enorme pressão e assumindo a liderança logo nas primeiras voltas. Na volta de número 30 veio a bandeira amarela de competição, e até esse ponto, Kyle Larson (#5) foi quem mais ganhou posições no estagio, mesmo tendo largado com uma punição, o número #5 estava se saindo muito bem neste começo de prova em Phoenix. Todavia, as punições pareciam perseguir Larson neste domingo, que recebeu sua segunda punição na prova, desta vez por excesso de velocidade na entrada dos pits.

Apenas algumas voltas após a relargada, Alex Bowman (#48) foi o responsável por uma nova bandeira amarela. Joey Logano (#22) estava com carro bem acertado e se destacou muito no estágio, subindo da da P8 para P2 nas voltas seguintes e chegando até mesmo a brigar com Ryan Blaney (#12) pela liderança, porém mesmo com uma diferença mínima entre os carros, foi Blaney quem acabou faturando a vitória. Aqui, ficava cada vez mais evidente a diferença que os pneus estavam fazendo no desempenho dos carros nas disputas por posições. A estratégia de pits começava a dominar a atenção das equipes que optavam pela troca de pneus na maioria das paradas.

Phoenix

Após os pits e a largada do estágio 2 Logano (#22) finalmente conseguiu a liderança, deixando Blaney (#12) com a P2, mas algumas voltas após a relargada, Anthony Alfredo (#38) colidiu com o muro na curva 2, gerando a terceira bandeira amarela da corrida. Porém, sem novas bandeiras amarelas nas demais voltas do segmento, as equipes foram obrigadas a realizar a parada seguinte nos pits em bandeira verde, já que ainda faltavam 50 voltas para o final do estágio. A parada causou uma série de mudanças nas posições dos pilotos e Larson (#5) foi novamente punido por entrar nos pits em velocidade acima do permitido, porém em uma situação bem mais crítica que sua punição anteirior já que desta vez a parada acontecia em bandeira verde.

A ultima bandeira amarela do estágio veio para bagunçar todo o grid: Após a relargada, Logano (#22) consegui manter a liderança, mas Blaney (#12) caiu para a P4. A P2 ficou com Martin Truex Jr (#) e a P3 com Dany Hamlin (#11). Assim as posições continuaram até o final do segundo segmento, com o Logano se destacando uma vez mais com um carro muito acertado, nos levando a crer que a Penske aparentemente iria dominar o dia, mas Nascar é sempre Nascar…

Phoenix

Após uma nova parada para os pits antes do estágio 3, Hamlin (#11) ganha uma posição e larga na P2. Logano (#22) larga na liderança mas recebeu um forte contato na traseira de Martin Truex Jr. e precisou segurar o carro com muita habilidade para manter a segurança e evitar a primeira bandeira amarela, até então o #22 estava fazendo por merecer uma primeira vitória de 2021.

Faltando 86 voltas Truex Jr. (#19) aproveitou a diferença de pneus para forçar uma ultrapassagem para cima de Logano e assumir a liderança. Uma nova parada nos pits em bandeira verde aconteceu faltando 58 voltas, e Joey Logano (#22) reportou problemas com a direção hidráulica do seu carro, e acabou ficando na P5 após a parada. Nesta parada, foi a vez de Tyler Reddick (#8) ser punido por velocidade nos pits. Poucas voltas depois uma bandeira amarela colocou a estratégia das equipes uma vez mais em duvida, já que os pilotos haviam parado a poucas voltas e os carros estavam com combustível e pneus pouco rodados. Mas a estratégia era clara para a maioria das equipes, pneus novos. E foi exatamente aqui um dos momentos mais empolgantes da corrida, não necessariamente por um piloto em si, mas a comemoração da equipe de Logano ao realizar uma parada impecável e devolver a ele a liderança da prova.

Foto: Divulgação Nascar

A briga Logano e Truex continuou pelo resto do estágio, ambos fazendo uma excelente corrida e combatendo as adversidades, mas no final o carro de Truex mostrou sua superioridade, carimbando a vitória do #19 e deixando Logano com um ótimo segundo lugar. A prova fechou com um total de 7 bandeiras amarelas. Vamos ao resultado oficial:

1 Martin Truex Jr.
2 Joey Logano
3 Denny Hamlin
4 Brad Keselowski
5 Chase Elliott
6 Kevin Harvick
7 Kyle Larson
8 William Byron
9 Christopher Bell
10 Ryan Blaney
11 Aric Almirola
12 Ricky Stenhouse Jr.
13 Alex Bowman
14 Matt DiBenedetto
15 Kurt Busch
16 Bubba Wallace
17 Austin Dillon
18 Chris Buescher
19 Ross Chastain
20 Erik Jones
21 Daniel Suarez
22 Chase Briscoe
23 Michael McDowell
24 Justin Haley
25 Kyle Busch
26 Ryan Preece
27 Corey LaJoie
28 Ryan Newman
29 Tyler Reddick
30 BJ McLeod
31 Cole Custer
32 Quin Houff
33 James Davison
34 Garrett Smithley
35 Josh Bilicki
36 Cody Ware
37 Anthony Alfredo
38 Timmy Hill
Compartilhe esta publicação
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Larson domina a corrida mas que leva a vitoria é Ryan Blaney -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.