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Fórmula 1

Max Verstappen conquista terceira pole consecutiva na Holanda

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Pelo terceiro ano consecutivo, Max Verstappen (RBR) é o pole position para o GP da Holanda. O bicampeão desbancou a dupla da McLaren e George Russell (Mercedes) e vai largar na frente pela oitava vez em 2023. Já Lando Norris (McLaren) larga em segundo e Russell em terceiro.

Q1 – classificação molhada

Depois de um treino sob chuva, a classificação também começou com pista molhada e escorregadia, e com isso pneus intermediários foram a escolha de todos. E apesar do sol começar a dar indícios, ainda existia possibilidade de pancadas de chuvas, assim os pilotos não perderam tempo em anotar voltas rápidas e explorar cada vez mais os limites.

E o combo levou alguns pilotos a trajetórias alternativas, alguns passeios ela brita e pela grama. Passeios esses que fizeram Verstappen questionar a equipe no rádio sobre o equilíbrio e a aderência do carro.

Com cerca de 10 minutos para o fim do Q1, a dupla da McLaren liderava, com Norris a frente de Oscar Piastri. Após cinco minutos era Verstappen quem liderava, seguido de Piastri, Norris, Russell e Fernando Alonso (Aston Martin).

Porém quem terminou o Q1 na frente foi Alex Albon (Williams). Enquanto na ponta oposta da tabela, a Alfa Romeo teve os dois pilotos eliminados, com Zhou Guanyu em 15º e Valtteri Bottas em 19º. Além deles, ficaram fora do Q2 Esteban Ocon (Alpine), Kevin Magnussen (Haas) e Liam Lawson (AlphaTauri).

Um sábado difícil na Alfa Romeo – Imagem: Alfa Romeo

Q2 – um sábado difícil para Lewis Hamilton

A exemplo do Q1, o pneu intermediário ainda era a escolha para o Q2, já que a chuva ainda era uma ameaça. Logo no começo, Max e Lando alternaram voltas rápidas, com o bicampeão se sobressaindo com 1m 20.282s. E Albon também figurou na ponta de cima da tabela, mas acabou sendo superado por Verstappen.

Ao mesmo tempo, Lewis Hamilton (Mercedes) no começo do Q2 era o terceiro mais rápido. Mas o heptacampeão não foi rápido o suficiente na segunda tentativa e viu seu tempo ser batido em sequência por vários pilotos. Além disso, Hamilton foi atrapalhado por Yuki Tsunoda (AlphaTauri). Hamilton acabou eliminado no Q2 em 13º, junto com Lance Stroll (Aston Martin), Pierre Gasly (Alpine), Tsunoda e Nico Hulkenberg (Haas).

Eliminação dolorosa para Lewis Hamilton – Imagem: Mercedes

Q3 – duas Williams entre os 10 primeiros

Pela primeira vez em 20 anos um piloto norte americano se classifica entre o top 10 e pela primeira vez na temporada a Williams colocou seus dois pilotos no Q3. Todavia nem tudo são flores e Logan Sargeant acabou no muro da curva 2. O rookie foi um dos pilotos que apostou em pneus macios para a primeira volta, já que a pista apresentava um trilho seco em partes.

Por fim a primeira passagem de Sargeant no Q3 teve vida curta, mas ele fez um bom trabalho durante toda a classificação.

Por conta da batida, a bandeira vermelha foi acionada, seria apenas a primeira do Q3. Cerca de quatro minutos depois, foi Charles Leclerc (Ferrari) quem bateu na curva 9.

Apesar da batida violenta, Leclerc saiu inteiro do carro – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Com apenas quatro minutos e cinco segundos sobrando no relógio, os pilotos não perderam tempo para abrirem suas voltas. Verstappen tratou de explorar todos os limites que pode parar travar a pole com 1m10.567s, deixando Norris para atrás com mais de meio segundo de diferença.

Albon então superou Piastri pela terceira posição, mas acabou sendo batido por Russell.

Punições

Durante o Q2, Tsunoda e Hamilton se encontraram na pista quando o heptacampeão vinha em volta rápida. Os dois pilotos foram chamados pelos comissários, que também analisaram a telemetria e vídeos, para esclarecimentos. Os comissários da FIA concluíram que Tsunoda poderia ter evitado o incidente e por isso decidiram punir o japonês com a perda de três posições no grid de largada.

Tsunoda vai de 14º para 17º e acaba beneficiando Hulkenberg, Zhou e Ocon, que ganham uma posição cada.

Segundo o chefe da Mercedes, Toto Wolff, o erro de Tsunoda pode ter custado a Hamilton a vaga no Q3.

“O Tsunoda é um cara legal, mas ele impediu o Lewis em uma volta rápida, ele não saiu do trilho seco. Ele mergulhou para o lado de dentro, e pode parecer que não, mas ir do trilho seco para o molhado e de volta ao seco, custa muito. Eu acho que um décimo teria colocado ele no Q3”, comentou Toto.

Já Carlos Sainz (Ferrari) foi multado em 5 mil euros por uma manobra perigosa durante o Q1. O espanhol saia dos boxes ao mesmo tempo que Piastri vinha em uma volta mais lenta. Sainz se moveu direto para a linha de corrida, e isso fez com que Piastri precisasse sair da pista para evitar uma colisão.

O Grande Prêmio da Holanda começa as 10 horas da manhã deste domingo (horário de Brasília).

Resultado da Classificação na Holanda – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

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