Entre em contato conosco

Automobilismo

Max Verstappen confirma favoritismo e crava pole na Austrália

Publicado:

em

Max Verstappen colocou um fim ao jejum de poles da Red Bull na Austrália. Dez anos depois, a equipe volta a  largar na primeira posição do grid. O holandês fez uma excelente volta e com 1min16s732 conquistou sua primeira pole em Melbourne.

“Durante todo o fim de semana tem sido muito difícil colocar os pneus na janela certa de temperatura, para acelerar imediatamente. Mas tudo deu certo no Q3. Muito feliz com a volta e, claro, muito feliz por estar na pole position. Já estou ansioso para amanhã”, comentou Verstappen.

Mas enquanto um lado da garagem pode comemorar, o outro tem trabalho a fazer. Sergio Pérez não conseguiu completar nem a primeira volta no Q1, o carro ainda com problemas no freio, assim como no TL3. O mexicano escapou na curva 3 e sem tempo marcado, larga na última posição amanhã.

“O dia foi terrível. Achávamos que tínhamos consertado o problema depois do TL3, mas não. Eu espero que para amanhã a gente consiga consertar o problema, senão vai ser uma corrida difícil. Para amanhã o importante é minimizar os danos”, revelou Checo.

Pérez atolou na brita depois de perder o controle do carro – Imagem: Fórmula 1

Comemoração também na Mercedes depois da classificação. Com um carro longe do que eles desejavam, a equipe alemã larga na primeira fila, com George Russell em segundo, e Lewis Hamilton na segunda fila, em terceiro.

“Foi inesperado. Senti o carro vivo, conseguimos colocar os pneus da janela correta de temperatura e tiramos o máximo do carro sem nenhum upgrade. Conseguimos maximizar todos os setups e dar um salto. A corrida amanhã vai ser um desafio, realisticamente ele (Max) vai estar em um delta de sete a oito décimos a frente”, analisou Russell.

Russell diz que Mercedes trabalhou duro para bom resultado na classificação – Imagem: Jiri Krenek via Mercedes

“O time tem trabalhado duro para tirar o máximo do que temos no momento e hoje tudo pareceu alinhar. A realidade é que o Max vai ser mais rápido amanhã, mas quem sabe com a estratégia, são dois de nós e apenas uma Red Bull, quem sabe o que podemos conseguir”, declarou Hamilton.

O top 3 para o GP da Austrália – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Q1 – a primeira parte da classificação mal havia começado quando Logan Sargeant (Williams) causou uma breve bandeira amarela. E logo depois Sergio Pérez perdeu controle do carro na curva  3 e a bandeira vermelha foi acionada.

Rapidamente o carro foi retirado e a pista liberada. Verstappen foi o mais rápido, seguido de Russell e Hamilton, já era um sinal de como a classificação terminaria, pelo menos no que diz respeito aos três primeiros.

Além de Perez, Oscar Piastri (McLaren), Zhou Guanyu (Alfa Romeo), Sargeant e Valtteri Bottas (Alfa Romeo) ficaram de fora do Q2.

O herói local, Oscar Piastri, não conseguiu passar do Q1 – Imagem: McLaren

Q2 – Verstappen seguiu liderando a tabela de tempos, mas Fernando Alonso (Aston Martin) chegou a desafiar o holandês, porém ficou em segundo. Já as Ferraris pareciam estar na potencial briga pela pole, terminando o Q2 com Carlos Sainz em terceiro e Charles Leclerc em quarto.

Já Esteban Ocon (Alpine) que fez um bom Q1 ficou a 0s007 do tempo do 10º colocado e foi eliminado. Assim como Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Lando Norris (McLaren), Kevin Magnussen (Haas) e Nyck De Vries (AlphaTauri).

Ocon esbanjou uma reação no Q1, mas foi elimninado no Q2 – Imagem: Fórmula 1

Q3 – depois de marcar o primeiro tempo no Q3, Verstappen reportou problemas na mudança de marchas. Porém depois de emergir dos boxes no novo jogo de pneus, o holandês fez a volta que garantiu a pole. Enquanto isso Russell foi mais rápido que o companheiro e ficou a apenas 0s236 do tempo de Max.

Já Alonso não conseguiu superar as Mercedes e ficou com a quarta posição. Já o companheiro do espanhol, Lance Stroll ficou em sexto, entre as duas Ferraris, Sainz em quinto e Leclerc em sétimo. Alex Albon (Williams) conquistou a oitava posição, com Pierre Gasly em nono e Nico Hulkenberg (Haas) foi o décimo, sendo o único com o tempo foram da casa de 1min16s, e um segundo inteiro mais lento que Verstappen.

A largada do Grande Prêmio da Austrália acontece às 2h da manhã (horário de Brasília) deste domingo.

O grid de largada para este domingo – Imagem: Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.