Entre em contato conosco

Automobilismo

Colapinto ganha mas é desclassificado após o final da corrida 1 na Fórmula 3

Publicado:

em

Colapinto, O'Sullivan e Montoya Foto: Prema Racing

Piloto argentino conquistou o primeiro lugar no pódio, mas uma iregularidade tecnica nos carros da MP Motorsports causa a desclassificação todos os pilotos da equipe

Franco Colapinto conquistou a vitória na Sprint Race saindo do sexto lugar no grid. O piloto da MP Motorsport fez uma manobra impressionante sobre o pole position Sebastián Montoya na Curva 9 para assumir a liderança no início e manteve a calma até a bandeira quadriculada. Zak O’Sullivan fez uma ultrapassagem no final da corrida sobre o pole Montoya para ficar em segundo. O piloto da Hitech Pulse-Eight manteve-se no pódio em terceiro.

A Prema Racing saiu da Corrida 1 com dois pilotos pódio após a punição de Colapinto. Largando do 8º lugar do grid, o piloto britânico fez uma corrida inteligente em condições difíceis, e herdou a vitória.

Paul Aron conquistou o quarto lugar, mas no pós corrida subiu para terceiro e conquistou pontos valiosos. O companheiro de equipe Beganovic também sofreu alguns problemas, incluindo um com Aron. O sueco, porém, manteve a calma e terminou em sexto, maximizando a pontuação e mantendo a vice-liderança no campeonato.

A corrida

Montoya que largou na pole conseguiu se manter na liderança após a primeira curva, mas logo atrás Luke Browning deu o salto para o terceiro lugar jogando o brasileiro Caio Collet para quarto. O outro brasileiro da prova e pole para a corrida de domingo Gabriel Bortoleto, ganhou duas posições subindo para décimo.

Browning seguiu escalando e chegou ao segundo lugar, antes do final da primeira volta, com Collet recuperando o terceiro lugar na sequencia.  Franco Colapinto foi corajoso na batalha contra Collet na reta final, conquistando o terceiro lugar na curva 9 e 10

O Safety Car foi acionado no final da volta 1, quando Goethe ficou preso na brita da curva 3 e seu carro precisava ser recuperado.

A corrida reiniciou na volta 4, com uma bela disputa entre Montoya e Browning, enquato isso no meio do pelotão Villagomez despencava. Com a liberação do DRS, Browning foi por dentro na curva 9, mas saltou sobre as zebras. Ele caiu para o quinto lugar, e causando o verdadeiro caos, com Collet sofrendo um furo no pneu em uma luta com os companheiros de equipe Paul Aron e Zak O’Sullivan.

Na volta 6, Colapinto usou o DRS na curva 9 para assumir a liderança de Montoya, contornando o lado de fora antes do  Safety Car ser acionado mais uma vez quando Ido Cohen bateu após um leve contato com Hugh Barter, da Campos Racing.

Na volta 11 a corrida foi reiniciada. Dino Beganovic ultrapassou Gabriele Minì na curva 3 para colocar os três carros da Prema entre os seis primeiros. Na quarta zona DRS, Beganovic forçou Browning e na volta 12 assumiu o quinto lugar do britânico. A batalha também estava bonita entre Tsolov, Martí e Frederick.

O Safety Car foi acionado novamente depois que Tommy Smith danificou seu carro em uma batida. A corrida recomeçou entrando na volta 17 e mais uma vez, Colapinto segurou até onde dava para dar o pé. Ele fez a volta mais rápida quando a diferença aumentou para mais de dois segundos na volta 18.

Na volta 17 O’Sullivan ultrapassou Paul Aron e na volta seguinte travou uma batalha com Montoya com o piloto da Prema conquistando o segundo lugar na curva 11. Os companheiros de equipe do britânico , Aron e Beganovic, tocaram roda a roda na curva 3 na penúltima volta e o estoniano teve que lutar muito para manter o quarto lugar Minì aproveitou para assumir o quinto lugar à frente do sueco no momento em que um quarto e último Safety Car apareceu. O piloto da Jenzer Motorsport Alejandro García estava na parede na Curva 11, o que significava que a corrida terminaria sob o Safety Car.

O vencedor Colapinto ficou à frente de O’Sullivan e Montoya que manteve uma posição no pódio em terceiro. A defesa de Aron significou que ele era o quarto à frente de Minì e Beganovic. Os companheiros do Trident Gabriel Bortoleto e Leonardo Fornaroli seguiram em sétimo e oitavo, respectivamente, com Mari Boya e Grégoire Saucy completando os pontos, em nono e 10º.

Classificação da corrida

Classificação da corrida

O que eles disseram: 

“Super feliz por vencer a Sprint Race e a primeira corrida da F3 na Austrália. Começando em P6, foi uma corrida muito boa. A largada foi muito boa, mas o ritmo na frente foi incrível. A equipe fez um trabalho incrível para acertar isso. Estamos indo na direção que queremos e estou muito feliz com isso. Ansioso para amanhã. Acho que podemos conseguir muitos pontos também.” – Colapinto

“Terminamos em 2º de 8º no grid. O ritmo é muito forte e me ajudou a fazer alguns movimentos no pelotão. Foi bom e bastante fácil ultrapassar as zonas DRS. Estou ansioso pelo futuro começando em 5º amanhã. Será interessante ver, com carros de ritmo semelhante ao nosso redor, mas o de hoje é um bom resultado que conseguiu alguns pontos no placar”. – O’Sullivan 

“Corrida 1 feita em Melbourne, acho que já tínhamos um bom potencial na classificação e estávamos indo para a corrida com bastante confiança. Bem. Também é um ótimo resultado para a equipe, Zak terminou em 2º, eu em quarto e Dino em 6º, então marcamos bons pontos e geralmente nos sentimos muito fortes. A corrida foi bastante interrompida por carros de segurança, o que dificultou bastante para manter os pneus na temperatura e também tivemos que administrar as relargadas, mas no geral superamos todas as dificuldades e conquistamos bons pontos para casa. O equilíbrio do carro estava bom, parece que temos ritmo para amanhã.” – Aron

“Acho que há muitos pontos positivos para tirar. Foi um pouco lamentável na primeira volta, perdemos muitas posições, mas depois uma recuperação muito boa, o ritmo era muito forte em comparação com os carros ao redor e estou muito feliz com isso. Havia muitos carros de segurança, mas sempre fomos muito fortes com as relargadas e isso é positivo, porque a corrida 2 também não será super limpa. Vai ser importante colocar os pneus na janela certa, então podemos atacar e ganhar mais posições na largada e nas reinicializações do safety car. Estamos ansiosos por isso”. – Beganovic

Punições:  

Franco Colapinto perdeu a vitória na Sprint Race depois que uma inspeção pós-corrida encontrou uma infração técnica em seu carro. Foram encontradas peças da carroceria fora dos limites regulamentares, em desacordo com os artigos 1.3 e 2.5 do Regulamento Técnico. Modificações na geometria das peças em questão são proibidas pelas regras fora dos reparos básicos.

Os pilotos da MP Motorsport Mari Boya e Jonny Edgar também foram desclassificados da corrida pela mesma infração técnica encontrada no carro de Colapinto.

Ido Cohen recebeu uma penalidade de 10 segundos, convertida em uma queda de cinco posições no grid, por causar uma colisão com Hugh Barter. Como a penalidade de tempo não pôde ser cumprida na corrida, Cohen agora começará a corrida de domingo no vigéssimo oitavo lugar.

 

Foto: Prema Racing

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.