Entre em contato conosco

IMSA

O que observar: Motul Course de Monterey Powered by Hyundai N

Publicado:

em

monterey

WeatherTech Raceway Laguna Seca se prepara para mais um desafio épico

A temporada 2024 do WeatherTech SportsCar Championship da IMSA segue em alta, trocando um local icônico por outro. Depois da abertura tripla em Daytona, Sebring e Long Beach, a série chega ao histórico e espetacular WeatherTech Raceway Laguna Seca. Este circuito de 11 curvas, que já desafiou os maiores carros esportivos, equipes e pilotos do mundo desde 1957, recebe neste fim de semana a Motul Course de Monterey Powered by Hyundai N. Mas o que você deve ficar de olho durante a disputa?

GTP em alta velocidade:

A classe Grand Touring Prototype (GTP) faz sua segunda aparição no WeatherTech Raceway. No ano passado, o Cadillac V-Series.R #01 conquistou a única vitória da Cadillac Racing na temporada. Este ano, a equipe volta confiante após vencer o Acura Grand Prix de Long Beach em abril.

Mas a disputa pelo pódio está aberta. A Acura busca retomar sua sequência de cinco vitórias consecutivas em Laguna Seca, interrompida no ano passado. O Wayne Taylor Racing with Andretti Acura ARX-06 #40 já tem uma vitória nesta temporada, enquanto o Porsche Penske Motorsport Porsche 963 #7 também venceu uma corrida. Os dois BMW M Team RLL BMWs também estão em ritmo acelerado, especialmente em Long Beach, onde o BMW H Hybrid V8 #25 se classificou na primeira fila.

Além disso, o recapeamento completo da pista de 2,238 milhas, iniciado após a corrida do ano passado, pode levar a novos recordes em todas as três classes.

GTD:

Em Long Beach, a série de vitórias do Mercedes-AMG GT3 #57 da Winward Racing na classe Grand Touring Daytona (GTD) chegou ao fim. Vencedores em Daytona e Sebring, além de fechar a temporada de 2023 com uma vitória e um segundo lugar, a Winward não teve resposta para o Lexus RC F GT3 #89 da Vasser Sullivan Racing na Califórnia. No entanto, em um terreno mais favorável à Mercedes – como provou a pole position do ano passado -, a Winward é novamente uma das favoritas.

Mas todas as 15 inscrições da GTD competirão no novo asfalto, assim como os carros GTP (e GTD PRO). Quem se adaptar melhor à nova superfície da pista provavelmente estará comemorando com champanhe no domingo.

A Porsche promete forte concorrência com um trio de 911 GT3 Rs das equipes Andretti, MDK e Wright, buscando repetir o sucesso da marca no ano passado, quando conquistou a vitória e um terceiro lugar. O mesmo vale para a BMW e a Turner Motorsport, que terminaram em segundo lugar em 2023 e cujo BMW M4 GT3 ostentará o número 557 em homenagem à 557ª corrida da equipe com a BMW, a mais disputada por uma equipe da marca alemã.

GTD PRO: A batalha recomeça

Após um fim de semana de folga em Long Beach, a classe GTD PRO volta à ação e provavelmente verá uma mudança na liderança da classificação. A líder da classe, Ferrari Risi Competizione #62, planeja disputar apenas as corridas da IMSA Michelin Endurance Cup, abrindo caminho para que outros competidores subam na classificação. As cinco equipes seguintes estão agrupadas em apenas 32 pontos, e quatro delas estarão em ação neste fim de semana.

Novamente, o novo asfalto será um fator importante na GTD PRO. Equipes como Heart of Racing e Vasser Sullivan, que competem em GTD PRO e GTD, podem ter uma ligeira vantagem, pois terão carros em ambas as classes, dobrando a quantidade de dados para analisar e encontrar o setup ideal. E o que dizer de Corvette e Mustang? Com inscrições em ambas as classes também (embora em equipes diferentes), elas também podem se beneficiar dessa situação.

Foto: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.