Entre em contato conosco

IMSA

Stevan McAleer, piloto incansável, impulsiona a Gradient Racing

Publicado:

em

McAleer

Quarto lugar em Long Beach dá novo fôlego à equipe Acura Nº 66

Antes do Grande Prêmio Acura de Long Beach, Stevan McAleer recebeu instruções simples do proprietário da Gradient Racing, Andris Laivins: termine a corrida.

O início do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar 2024 não foi fácil para o Acura NSX GT3 Nº 66 da Gradient. Um problema mecânico nas 24 Horas de Daytona resultou em um 19º lugar na classe GT Daytona (GTD). Um acidente nas 12 Horas de Sebring deixou a equipe em 14º na classificação GTD.

Com a instrução de apenas terminar, McAleer fez uma pergunta específica a Laivins: “E se estivermos em P4 lutando pelo P3?”. Laivins respondeu: “Eu só quero terminar esta corrida.”

Curiosamente, esse cenário – quarto lugar lutando pelo terceiro – é exatamente onde McAleer se encontrou nos minutos finais em Long Beach.

“Entrei no rádio e disse: ‘Quão mal vocês querem esse pódio?'”, disse McAleer. “Acho que os assustei um pouco. Para ser justo, eu realmente não tinha nada para Mike Skeen no final, mas foi um ótimo fim de semana.”

É engraçado como um simples término pode revitalizar as coisas. McAleer, movido para um papel em tempo integral após a saída de Katherine Legge da equipe no início de abril, ajudou a Gradient Racing a melhorar para o 12º lugar na classificação de pontos do campeonato GTD, antes da Motul Course de Monterey Powered by Hyundai N deste fim de semana no WeatherTech Raceway Laguna Seca.

“Você podia ver o alívio nos rostos da equipe”, disse McAleer. “O quarto lugar para mim talvez não seja ótimo – estou sempre atrás de alguns dos maiores troféus – mas foi certamente uma vitória para uma equipe cujas últimas corridas foram azaradas.”

Agora ele e a co-piloto Sheena Monk avançam para o WeatherTech Raceway, onde McAleer tem memórias de uma vitória em 2016 com a Freedom Autosport no que agora é o IMSA Michelin Pilot Challenge. A repavimentação fora de temporada do WeatherTech Raceway é o primeiro tópico de conversa antes do fim de semana.

“Será interessante ver como isso se adapta ao Acura”, disse McAleer. “Olhando para os tempos de volta do ano passado, o carro definitivamente tinha ritmo. Não parecia ser o mais rápido, mas estava em uma janela com a qual posso trabalhar.”

Agenda lotada impulsiona adaptabilidade e crescimento

As novas responsabilidades de McAleer com a Gradient Racing se juntam à sua agenda já lotada, incluindo ser co-piloto do Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport Nº 28 da RS1 com Trent Hindman no Michelin Pilot Challenge. McAleer competirá em ambas as séries neste fim de semana, além de suas extensas obrigações de treinamento, que incluem a co-propriedade de uma equipe Whelen Mazda MX-5 Cup Presented by Michelin com quatro carros inscritos.

Em seu mundo, uma agenda ocupada é benéfica.

“O constante estar em um carro de corrida, independentemente do que seja, sempre me ajudou a me adaptar a algo com o qual talvez eu não esteja familiarizado”, disse McAleer. “As pessoas podem ter preocupações com isso, como talvez você não seja tão eficiente quanto poderia ser. Discordo. Cada carro tem um limite, e meu objetivo é encontrá-lo. Eu realmente gosto disso.”

McAleer, que passou o fim de semana passado treinando pilotos em outra série no Sebring International Raceway, tem vários alunos-clientes em diferentes séries. Adicione seu envolvimento com corridas de kart ao seu treinamento e pilotagem, e ele está eternamente ocupado.

“Isso é tudo deliberado para mim”, disse McAleer. “Eu vi carreiras de pilotos desaparecerem da noite para o dia por qualquer motivo – eles se machucam, passam para outra coisa, ou a equipe se aposenta. Existem tantas variáveis neste esporte apenas por causa da quantidade de financiamento necessário para executar programas. … Se eu tiver 10 programas em andamento, sei sem dúvida que 10 programas não vão desaparecer da noite para o dia.”

McAleer abraça a ocupação e evita reclamações

Então, ele mira o fim de semana, com um calendário lotado, uma atitude de nunca desistir e poucas reclamações.

“Eu argumentaria que não há ninguém no paddock tão ocupado quanto eu do ponto de vista da pilotagem, mas isso é minha própria escolha”, disse McAleer

Foto: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.