Entre em contato conosco

IMSA

Hélio Castroneves faz história e fatura terceira vitória consecutiva com a Meyer Shank nas 24h de Daytona!

Publicado:

em

Fim de semana começou com uma das corridas mais tradicionais dos Estados Unidos e acabou com festa brasileira na estreia dos novos protótipos do LMDh

Meyer Shank Racing com a Acura e uma tripulação de respeito no carro nº60, abrem a nova era da classe GTP com vitória. A equipe deu à fabricante japonesa seu terceiro triunfo seguido na Rolex 24h de Daytona e, além disso, Hélio Castroneves chega a uma marca nunca antes vista na tradicional prova de endurance, sendo o único piloto a conquistar três vitórias consecutivas.

Tom Blomqvist foi o piloto que levou o Acura ARX-06 nº60 para a bandeira quadriculada dividindo a conquista com Colin Braun, Simon Pagenaud e Hélio Castroneves, mantendo em segundo lugar Felipe Albuquerque da Wayne Taylor Racing e Renger van der Zande da Chip Ganassi. A Acura começa com força total a temporada da WeatherTech SportsCar Championship com uma dobradinha, mostrando aos rivais Cadillac, Porsche e BMW que vai ser páreo duro durante o ano, visto que o modelo ARX-06 apresentou um ritmo muito acima dos demais concorrentes da classe GTP.

Mas nem por isso eles tiveram uma corrida tranquila. Apesar do bom ritmo de corrida, ambos os Acuras sofreram durante a prova. O carro vencedor da MSR teve que enfrentar um aumento na temperatura da caixa de câmbio por quase 18 horas de corrida, enquanto o Acura nº10 da WTR perdeu três voltas após uma parada forçada nos boxes para consertar uma chave de enchimento de óleo na 13ª hora de corrida.

Fato que também ocorreu com as outras fabricantes. Scott Dixon no Cadillac nº01 superou um incidente na quinta hora de corrida depois que um LMP3 acertou a traseira de seu carro quando o mesmo desviava de um LMP2 rodado na saída da Bus Stop. Como se já não bastasse o entrevero com o LMP3, o hexa campeão da IndyCar foi obrigado a ir para os pits substituir o volante após constatar problemas elétricos nos comandos.

Problemas e mais problemas para os brasileiros…

Nem nossos representantes escaparam dos problemas durante a corrida. Pipo Derani colidiu com um GT a nove horas do fim e levou o Cadillac nº31 da Action Express com danos na suspensão, dano que custou caro ao brasileiro e sua equipe que perderam 25 minutos no reparo do protótipo. 

Felipe Nasr viu seu Porsche 963 nº7 parar na pista, enfrentando problemas na bateria. Na sexta hora inicial de prova a equipe Penske trouxe o carro para trocar o sistema híbrido e, assim, ficou parado por mais de 35 minutos, prejudicando a estreia do brasileiro com a marca alemã na principal classe do IMSA.

Augusto Farfus, Philipp Eng, Marco Wittmann e Colton Herta terminaram em sexto na geral com o BMW M Hybrid V8 nº24 da equipe RLL BMW, lutando contra os constantes problemas elétricos e uma troca de freios forçada perto do fim da prova. Mesmo com os problemas dos novos protótipos que deram o pontapé para o início da nova era, oito dos nove participantes da GTP cruzaram a linha de chegada.

Na LMP3, Felipe Fraga abandonou prematuramente a prova após quebrar o motor com menos de quatro horas, um resultado infeliz para o brasileiro e sua equipe que venceram no ano passado. O tricampeão da Stock car, Daniel Serra, não teve a estreia que esperava no novo modelo 296 GT3 da Ferrari. A equipe Risi Competizione retirou-se da prova na marca de 12 horas de corrida devido a danos nos assoalho causados por um incidente com um competidor da GTD. 

Escalado pela Rick Ware Racing para uma temporada completa no IMSA, a corrida de Pietro Fittipaldi foi uma montanha russa. A equipe enfrentou alguns contratempos mecânicos que o jogaram para trás do grid, mas mesmo assim, o time trabalhou bem para terminar a prova em sexto na classe LMP2 e 12° na geral.

Confira aqui os resultados da prova

Foto: Arquivo da equipe

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.