Entre em contato conosco

Automobilismo

Hamilton brilha na chuva e é pole no GP da Estíria

Publicado:

em

Debaixo de muita chuva, Lewis Hamilton comanda treino e sai na frente do grid no GP da Estíria, segunda etapa da temporada.

Atrasos, muita chuva, quase nenhuma visibilidade, muitas saídas de pista, mas um resultado já esperado. Em um treino com condições adversas, o hexacampeão Lewis Hamilton mostrou porque é um dos grandes pilotos da história e deu show no circuito Red Bull Ring, em Spielberg, cravando o tempo de 1:19.273 ficando a mais de 1 segundo a frente de Max Verstappen, que fecha a primeira fila do grid no GP da Estíria.

Lewis Hamilton foi o mais rápido na chuva e vai largar na frente. Foto: Divulgação/Fórmula 1.

Com a pista muito molhada, a força da equipe era o que menos contava, e assim deu espaços para gratas surpresas no grid. Carlos Sainz cravando o terceiro tempo com sua McLaren, George Russel levando a Williams ao Q2 após mais de um ano ficando sempre no primeiro quadro de tempos. E teve a Ferrari sendo Ferrari mais uma vez…

Q1 histórico para Williams

O tempo hoje prometia emoções desde cedo. Debaixo de muita água, a Formula 3 foi encerrada faltando 10 voltas para o fim e com isso a tensão sobre a não realização dos treinos da Formula 1 rondaram os cockpits. Passando mais de 40 minutos do horário previsto, já sem chuva forte, mas com muita água ainda na pista, enfim o Q1 se iniciou.

Guiar nessas condições não é para todos, então começamos a ter várias surpresas já na primeira sessão. A Racing Point que vinha mostrando ótima evolução desde o retorno dos treinos pós pandemia deixou um de seus carros na primeira parte. E não foi o do criticado filho de um dos sócios. Lance Stroll mostrou muita qualidade na água, avançou ao Q2 sem maiores problemas e viu seu companheiro de equipe, Sérgio Perez, fazer feio e marcar apenas o 17º tempo.

Resultado inesperado também para George Russel e a limitada Williams. Desde o Grande Prêmio de Interlagos em 2018 que a equipe inglesa não avança ao Q2. O jovem piloto fez mágica na chuva com um carro visivelmente mais equilibrado que o da temporada passada, mas ainda muita aquém do se espera.

Ficaram de fora do Q2:

16º – Kimi Raikkonen
17º – Sergio Pérez
18º – Nicholas Latifi
19º – Antonio Giovinazzi
20º – Romain Grosjean

Disputa indigesta da Ferrari no Q2

Depois da primeira sessão os carros voltaram a pista e chuva também deu o ar da graça e voltou a complicar a vida dos pilotos. Enquanto RBR, Mercedes e McLaren se alternavam nas primeiras posições, a Ferrari mostrou porque seus estrategistas estão sempre na pauta das rodas de conversas dos amantes de F1.

Após gastar o jogo de pneus de chuva novos no Q1 para os dois carros, a parte final da segunda passagem, com mais água caindo, trouxe um grande desconforto para os vermelhos. Faltando menos de 5 minutos para o fim do qualifying, a chuva apertou e a dupla ferrarista se viu brigando por uma vaga entre os 10 primeiros. Vettel que já havia conseguido o décimo tempo antes de a pista cair de condições, viu com apreensão o garoto prodígio Charles Leclerc tentar de todas as maneiras sair da 11ª colocação. Luta em vão e a Ferrari do monegasco de fora do Q3. Para piorar a situação, Charles Leclerc recebeu punição por ter bloqueado Daniil Kvyatt e perdeu 3 posições no grid.

Eliminados no Q2:

11º – George Russel
12º – Lance Stroll
13º – Daniil Kvyatt
14º – Charles Leclerc
15º – Kevin Magnussen

Show de Hamilton e pole para a Mercedes (novidade)

O Q3 chegou e passou sem muita surpresa. Os jovens valores da Fórmula 1 mostraram que a categoria está mais viva do que nunca e que teremos um futuro muito promissor em questão de disputas nas pistas. Como a pista molhada premia aqueles pilotos que são arrojados e precisos, a dupla da McLaren deu trabalho, Albon mais uma vez mostrou grande força e a Alpha Tauri de Pierre Gasly fez bonito ao ficar em oitavo lugar.

Mas o show mesmo ficou por conta de Lewis Hamilton. O britânico não deu chances a ninguém, mostrou porque é o atual tricampeão da categoria e cravou mais uma pole, a 89ª na carreira e vai largar na frente do pelotão.

Lando Norris, que marcou o sexto tempo, perdeu 3 posições devido a punição por ter ultrapassado em bandeira amarela no primeiro treino livre da semana.

Com isso o grid de largada ficou assim:

1º – Lewis Hamilton
2º – Max Verstappen
3º – Carlos Sainz
4º – Valteri Bottas
5º – Esteban Ocon
6º – Alexander Albon
7º – Pierre Gasly
8º – Daniel Ricciardo
9º – Lando Norris
10º – Sebastian Vettel

A largada para a segunda etapa da temporada está prevista para às 10:10, horário de Brasília, e todos os detalhes você acompanha aqui!

Compartilhe esta publicação
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Hamilton intocável no GP da Estíria - Vai Que To Te Vendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.