Entre em contato conosco

Automobilismo

GP da Espanha: Verstappen vence de ponta a ponta e se isola ainda mais na liderança

Publicado:

em

Max Verstappen (RBR) chegou a quinta vitória do ano neste domingo e a 40ª vitória da carreira. A dupla da Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell, completou o pódio. O heptacampeão foi o segundo e Russell o terceiro.

LARGADA  – A largada foi comportada, com Verstappen se mantendo na primeira posição após ataque de Carlos Sainz (Ferrari) na primeira curva. O destaque foi Lance Stroll (Aston Martin), o canadense fez boa ultrapassagem em Hamilton e assumiu a terceira posição. Já quem se deu pior foi Lando Norris (McLaren), que após largar surpreendente terceira posição, ele teve um toque com Hamilton e teve que ir para os boxes trocar o bico, e voltou na última posição.

Nas primeiras voltas o que chamou atenção foi o desempenho de Verstappen. O holandês largou de pneu médio, assim como o companheiro Sérgio Perez. Teoricamente os dois seriam mais lentos que o resto do grid, que optou por largar de pneu macio. Porém com apenas 10 voltas, Max já tinha vantagem de quase 5 segundos para Sainz.

Importante destacar também as performances de Russell e Charles Leclerc (Ferrari). O britânico largou na 12ª posição e o monegasco do pit lane. Após 11 voltas, Russell já estava em quinto e Leclerc ocupava a décima primeira posição.

Verstappen largou bem, mas Sainz também foi rápido e os chegaram a ficar lado a lado – Imagem: Fórmula 1

CORRIDA – A corrida se destacou pelas diferente estratégias das equipes durante a primeira janela de pit stops. Como já era de se esperar, a Red Bull teve um bom desempenho com os pneus e colocarm pneu duro para o segundo stint, pensando em só uma parada. Enquanto Mercedes e Ferrari voltaram de médios.

Perto da metade da prova, Hamilton que parou depois, aproveitou o melhor estado de seus pneus e ultrapassou Sainz, assumindo a segunda posição. E na trigésima quinta volta, Russell também passou o espanhol e assumiu a terceira posição, confirmando o bom momento da Mercedes na prova.

Momento da ultrapassagem de Russell em Sainz – Imagem: Fórmula 1

Nesta altura, o que também chamava a atenção era o mal desempenho da Aston Martin. Até então a segunda colocada no campeonato de construtores, Fernando Alonso era apenas o sexto, com uma parada para fazer, já que ele não tinha saído dos pneus macios, e Lance Stroll, era apenas o décimo primeiro, fora dos pontos.

A corrida ficou morna até perto do final. Os asiáticos Zhou (Alfa Romeo) e Tsunoda (AlphaTauri) surpreenderam e se mantiveram consistentes na zona de pontuação e sem ataques de Leclerc, que fez uma corrida apagada atrás dos carros das equipes médias do pelotão.

As Mercedes pararam seus pilotos para calçar pneus macios, buscando permanecer a frente de Perez, que respondeu na mesma moeda. Na volta 53, Verstappen, que cruzava tranquilo na primeira posição, também colocou macios, pois seus pneus duros já apresentavam pouca aderência.

Nas últimas voltas, a disputa foi mais forte pela volta mais rápida da corrida do que por posições. Isso porque o piloto que fizer a volta mais rápida do GP ganha um ponto extra, se estiver entre os 10 primeiros.

Verstappen tirou a marca de Perez e ficou com o ponto. Enquanto Tsunoda acabou punido em 5 segundos por forçar Zhou para fora da pista. O pilto da AlphaTauri acabou fora da zona de pontuação. Quem herdou o ponto, foi Gasly, que foi pressionado por Leclerc até o fim.

Tsunoda forçou a barra e acabou ficando sem pontos – Imagem: Fórmula 1

O pódio duplo da Mercedes colocou a equipe na segunda posição no campeonato de construtores. A equipe alemã estava um ponto atrás da Aston Martin, agora tem 18 pontos de vantagem sobre a rival.

A Fórmula 1 volta daqui a 2 semanas para o GP do Canadá, nos dias 16, 17 e 18 de junho, em Montreal.

Classificação final do GP da Espanha – Imagem: Fórmula 1

Confira abaixo a classificação completa depois de 7 etapas disputadas.

Pilotos:

1 – Max Verstappen/HOL (Red Bull) – 170 pts

2 – Sérgio Perez/MEX (Red Bull) – 117 pts

3 – Fernando Alonso/ESP (Aston Martin) – 99 pts

4 – Lewis Hamilton/GBR (Mercedes) – 87 pts

5 – George Russell/GBR (Mercedes) – 65 pts

6 – Carlos Sainz Jr./ESP (Ferrari) – 58 pts

7 – Charles Leclerc/MON (Ferrari) – 42 pts

8 – Lance Stroll/CAN (Aston Martin) – 35 pts

9 – Esteban Ocon/FRA (Alpine) – 25 pts

10 – Pierre Gasly/FRA (Alpine) – 15 pts

11 – Lando Norris/GBR (McLaren) – 12 pts

12 – Nico Hulkenberg/GER (Haas) – 6 pts

13 – Oscar Piastri/AUS (McLaren) – 5 pts

14 – Valtteri Bottas/FIN (Alfa Romeo) – 4 pts

15 – Zhou Guanyu/CHN (Alfa Romeo) – 4 pts

16 – Yuki Tsunoda/JAP (AlphaTauri) – 2 pts

17 – Kevin Magnussen/DIN (Haas) – 2 pts

18 – Alexander Albon/TAI (Williams) – 1 pt

19 – Nick De Vries/HOL (AlphaTauri) – 0 pt

20 – Logan Sargeant/EUA (Williams) – 0 pt

 

Construtores:

1 – Red Bull – 287 pts

2 – Mercedes – 152 pts

3 – Aston Martin – 134 pts

4 – Ferrari – 100 pts

5 – Alpine – 40 pts

6 – McLaren – 17 pts

7 – Haas – 8

8 – Alfa Romeo – 8 pts

9 – AlphaTauri – 2 pts

10 – Williams – 1 pt

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.