Entre em contato conosco

F3

Fórmula 3: o que esperar da disputa na Grã-Bretanha

Publicado:

em

A Fórmula 3 aterrissa na Inglaterra para sétima etapa do campeonato. E enquanto o brasileiro Gabriel Bortoleto (Trident) lidera com uma ligeira vantagem de 36 pontos e parece imparável, Joseph Maria Marti (Campos Racing) e Dino Beganovic (Prema Racing) estão empatados com 75 pontos, e ainda tem Zak O´Sullivan (Prema Racing) no encalço dos dois com 73 pontos.

Gabriel Bortoleto tem feito uma temporada consistente, pontuando constantemente. O piloto de 18 anos soma 111 pontos.

“Estou muito contente em ter a experiência de competir pela primeira vez nesse circuito. Me dediquei muito nos treinos de simulador, tanto na sede da equipe como em casa e, com certeza, é um traçado que eu gostei bastante. Vamos pra cima, a equipe se preparou muito para o fim de semana que, estrategicamente tem uma importância bem grande na minha luta pelo Campeonato. Conto com o apoio de todos e agradeço demais a torcida e apoio que tenho recebido cada vez mais”, comentou Bortoleto.

Bortoleto : Divulgação (James Gasperotti | KTF Sports)

Gabriel Bortoleto, Trident. FIA Formula 3 Championship, Albert Park Circuit, Melbourne, Australia. 2nd April 2023.

Já os companheiros de equipe de Gabriel, Leonardo Fornaroli e Oliver Goethe ocupam a 10ª e 13ª colocação no campeonato, respectivamente. E o chefe da equipe Trident, Giacomo Ricci, diz que apesar da liderança no campeonato de pilotos e a segunda colocação na disputa por equipes, não existe espaço para distração.

Silverstone é um evento clássico no série, e você pode ver claramente a paixão. Chegamos ao Reino Unido com liderança do campeonato de pilotos nas mãos de Bortoleto, mas sabemos muito bem que não teremos nenhuma distração se quisermos consolidar nosso domínio. Bortoleto terá como objetivo reforçar sua liderança no Reino Unido, enquanto Fornaroli e Goethe tentarão melhorar seus rankings após os desafios de Spielberg. A equipe precisa de seus pontos para voltar a busca pela liderança na classificação por equipes”, disse Ricci.

A liderança no campeonato de equipes está nas mãos da Prema Racing, que passou dos 200 pontos, depois das duas vitórias na Áustria. A equipe italiana soma agora 213 pontos, contra 171 da Trident. E Spielberg ainda foi palfo para a primeira vitória de Zak O´Sullivan em uma Feature Race. E o piloto da Prema chega confiante para correr em casa.

Gosto de correr em Silverstone, é o meu circuito doméstico e um que eu gosto pilotar. Nós pilotos britânicos temos bastante sorte de termos um circuito muito bom como nossa corrida em casa, eu realmente gosto. Em geral, a natureza de alta velocidade das curvas o tornam tão especial. Copse, Maggotts e Becketts e até Stowe são provavelmente o melhor sequência do calendário. Nas corridas, é muito bom. O As zonas DRS são bastante poderosas e é difícil romper, no ano passado a corrida foi boa e é realmente agradável de conduzir ao longo de uma volta também”, contou Sullivan.

O'Sullivan Foto: Prema Racing

O’Sullivan
Foto: Prema Racing

Gabriele Minì completa os cinco primeiros no campeonato de pilotos. O italiano garantiu o P2 no Spielberg Sprint Race no último fim de semana, mas abandonou precocemente a Feature Race após um contato da primeira volta. O piloto da Hitech Pulse-Eight está com 65 pontos, empatado com o sexto colocado Paul Aron (Prema Racing).

Quem também chega motivado e embalado neste final de semana é o brasileiro Caio Collet (VAR). Depois de dois pódios em Spielberg, Collet é o 11º com 33 pontos.

“Estou bem animado para Silverstone, estamos vindo de um fim de semana muito positivo na Áustria, que foi muito bom para mim e para a equipe em termos de confiança e em voltar a disputar as primeiras posições. A cabeça segue a mesma para essa etapa, vamos tentar repetir o bom desempenho que conseguimos semana passada na Áustria. Vamos trabalhar para maximizar o potencial do nosso carro e a partir disso brigar por pódios e vitórias”, revelou Collet.

Para este final de semana os pilotos terão os pneus duros a disposição e a gestão de pneus será muito importante, com tantas curvas de alta velocidade.

As curvas rápidas de Silverstone fazem dela uma das pistas mais duras para os pneus, e é por isso motivo pelo qual o pneu duro é indicado para a Fórmula 3, assim como nos anos anteriores. Isto é um composto que as equipes e pilotos são muito familiarizado com: é o único que permaneceu o mesmo para este ano, e já foi usado em Sakhir, Melbourne e Barcelona nesta temporada. Então os pilotos devem estar confiantes para competir entre si difícil, mas as exigências de Silverstone são tais que um certo grau de gerenciamento de pneus ainda será necessário. Como sempre, o clima também tem o potencial de complicar o fim de semana”, comentou o Diretor de Motorsport da Pirelli, Mario Isola.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.