Entre em contato conosco

Automobilismo

Hadjar vence na corrida principal da F3 na Áustria

Publicado:

em

Hadjar, Martins e Bearman

Isack Hadjar provou que a experiência não é tudo o que importa ao conquistar a terceira vitória, largando da pole. Oliver Bearman chegou em terceiro, à frente do companheiro de equipe da Prema Racing, Arthur Leclerc. Zane Maloney conquistou três lugares enquanto ele e seu companheiro de equipe Roman Stanek colocaram dois carro da Trident entre os seis primeiros. Franco Colapinto somou mais pontos à sua contagem em sétimo, à frente de Alexander Smolyar, que saltou do 16º para o oitavo. William Alatalo e Ido Cohen trouxeram sorrisos para a equipe Jenzer Motorsport ao garantir pontos, completando o top 10.

Como foi a corrida

Um dos maiores desafios que o grid enfrentou até agora nesta temporada os aguardava na corrida principal da Áustria, já que a chuva forte no Red Bull Ring viu os pilotos enfrentarem uma competição de desgaste com pneus de chuva. 

Apesar de nunca ter largado da primeira fila na Fórmula 3, Hadjar acertou o time da largada e evitou o ataque do líder do Campeonato Martins, no entanto, um erro fez com que o novato deixasse o francês Martins se aproximar. No entanto, o piloto da ART Grand Prix não estava imune a erros, e isos se provou no final da volta com o francês errando e não conseguindo ultrapassar o pole. O duelo da dupla não os estava atrapalhando o desempenho de ambos, pois eles continuaram ampliando a vantagem dos pilotos da Prema, Bearman e Leclerc que vinham em seguida.

Como previsto, as condições começaram a melhorar e com uma linha mais seca começando a se formar ao longo do circuito o pelotão começou a procurar por trechos molhados de asfalto para rodar os pneus até o final da corrida.

Na volta 11, Caio Collet foi tirando a diferença para Zane Maloney, piloto de Barbados. O único brasileiro do grid fez duas tentativas para conquistar a nona posição, prevalecendo na segunda delas após os carros passarem meia volta emparelhados. Em mais duas voltas, Collet tirou mais de 1s de desvantagem para o americano Jak Crawford e já estava em condição de ataque quando foi acionado o safety-car na 21ª passagem.

Fora dos pontos, os dois pilotos do Charouz Racing System, Francisco Pizzi e Zdenek Chovanec, se tocaram enquanto Josep María Martí para tentar conquistar seus primeiros pontos na F3 sofreu uma pancada. Tentando defender o décimo sexto lugar de Alatalo, o espanhol cortou o também estreante Zak O’Sullivan antes de fazer contato com o companheiro de equipe da Campos Racing, David Vidales.

Em uma repetição  de sábado, os dois pilotos da Prema, Bearman e Leclerc mais uma vez se tocaram enquanto lutavam pelo terceiro lugar. Esta batalha logo parou, no entanto, quando o Safety Car foi implantado na volta 19. Mais contato entre os dois carros Charouz encalhou o carro de Chovanec no cascalho na curva 4.

Consequentemente, a liderança que Hadjar lutou muito para construir desapareceu em um instante e tudo se resumiu ao seu reinício mais uma vez três voltas depois. Apesar da pressão em seus ombros, o piloto da Hitech não vacilou e Hadjar se afastou de Martins, enquanto o caos se desenrolava atrás. Um recomeço desastroso para Crawford, Edgar e Collet fizeram o trio girar e os derrubou bem fora dos pontos, com o brasileiro abandonando a prova.

“Foi um pouquinho difícil este domingo. A gente tinha o ritmo muito forte, com certeza entre os mais rápidos da pista. Já tinha conquistado três posições e acho que na relargada acabei sendo um pouco agressivo demais e cometi um erro. Não antecipei muito bem a situação e acabei errando, o que custou um pouco caro porque dava para buscar mais umas posições ainda nas voltas finais com o ritmo que a gente tinha. No geral, foi um fim de semana de altos e baixos, porque a classificação não foi a ideal, o sábado foi bom com o segundo lugar e hoje não conseguimos terminar como a gente queria. Mas hoje especialmente nesta corrida conseguimos mostrar um ritmo forte e isso é positivo para voltarmos melhor ainda em Budapeste, com o objetivo de reduzir o número de erros no fim de semana e buscar a maior quantidade de pontos possíveis” – Declarou Collet

Quando a penúltima volta começou, Stanek fez uma última tentativa de ultrapassar Kaylen Frederick, da Hitech, em quinto, o que resultou no piloto americano furar o pneu e cair para fora da zona de pontuação.

À medida que o drama se seguiu, Hadjar parecia calmo e controlado ao cruzar a linha para conquistar a vitória. Martins manteve a segunda posição, à frente de Bearman, Leclerc, Maloney, Stanek e Colapinto. Os maiores beneficiários do caos foram Smolyar, Alatalo e Cohen, que lenta mas seguramente avançaram pelo pelotão, capitalizando os erros à frente para terminar dentro dos pontos.

“Muito feliz com essa vitória da Feature Race, minha primeira da temporada. Super feliz com o fim de semana – conseguimos nossa primeira pole position e vitória na Feature Race. É um ótimo retorno da corrida de ontem, então realmente sobre isso e obrigado à minha equipe.” – declarou Hadjar

“Boa corrida com o P3, estou feliz por ter conquistado mais um pódio na corrida, bons pontos para o campeonato, e isso compensou o incidente de ontem. As condições eram realmente difíceis, super molhado, especialmente no início, e a visibilidade era muito ruim. Foi muito difícil, mas estou feliz por subir ao pódio e vamos para Budapeste em seguida.” – Declarou Bearman 

Hadjar, Martins e Bearman

Classificação da corrida
F3

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.