Entre em contato conosco

Automobilismo

Crawford conquista a vitória na F3

Publicado:

em

Crawford, Collet

Brasileiro da Alpine Academy largou em primeiro e conquistou seu segundo pódio na temporada

Jak Crawford garantiu sua primeira vitória na Fórmula 3 em uma corrida agitada no Red Bull Ring. O piloto da Prema Racing foi cirúrgico ao assumir a liderança da corrida em cima do brasileiro Caio Collet, que terminou em segundo, enquanto Franco Colapinto conquistou seu segundo pódio da temporada de 2022.

Como foi a corrida

O brasileiro Caio Collet largou na pole e se defendeu muito bem do ataque de Correa para manter a liderança na primeira curva, enquanto Franco Colapinto disputava com Crawford o terceiro lugar. 

Correa entrou na curva 4 e contornou o carro da MP Motorsport para assumir a liderança. Colapinto também conseguiu passar por Crawford no mesmo lugar, antes que o Safety Car entrasse na pista. Rafael Villagomez parou na curva 3, após escapar. David Vidales também se envolveu em um acidente na primeira volta e precisou de uma nova asa dianteira antes de se juntar ao último dos corredores.

O Safety Car retornou ao boxes na volta 4 e os três pilotos da Trident apareceram roda a roda. Enquanto Zane Maloney e Roman Stanek disputavam, Jonny Edgar ultrapassava a dupla na curva 4,aparecendo em sexto, até Maloney lutar na curva seguinte para retomar o lugar.

A excelente largada de Correa não adiantou muito, já que na volta seis seu carro começou a ficar lento. Arthur Leclerc e Kaylen Frederick estavam brigando pela oitava posição após o Safety Car, mas o monegasco finalmente conseguiu uma manobra na curva 3 na sétima volta. À frente na volta seguinte, Oliver Bearman e Stanek disputavam posições com o piloto da Prema assumindo o sexto lugar, com sua jogada abrindo a porta para Leclerc na curva 4 ultrapassar o piloto da Trident. William Alatalo trouxe um Virtual Safety Car para a prova, após abandonar a corrida.

O Virtual Safety Car foi retirado na volta 10 e Edgar aproveitou para ultrapassar o companheiro de equipe Maloney conquistando o quinto lugar. Crawford ultrapassou Colapinto e assumiu a segunda colocação. Um mergulho na curva 3 de Leclerc de maneira imprudente causou o toque do piloto da Prema com o seu companheiro de equipe Bearman e Maloney. Na saída da curva, Bearman e Maloney se tocaram, e o piloto da Trident acabou na barreira de proteção causando um novo carro de segurança enquanto Bearman caia para nono.

Na volta 14 a corrida recomeçou, Crawford estava imediatamente ao lado de Collet na curva 3 e na luta pela liderança. A batalha deles não foi resolvida até a curva 7, depois que o americano ficou com ele do lado de fora antes de assumir a liderança com um movimento corajoso. Uma volta depois e Leclerc repetiu o esforço de seu companheiro de equipe para tirar o quarto lugar de Edgar no mesmo lugar. 

Stanek recuperou o quinto lugar do companheiro de equipe Edgar na volta 17 quando abriu o DRS. Edgar acabou abrindo brecha e na curva 7 abriu a porta para Frederick fazer a ultrapassagem sobre ele. Martins tentou ultrapassar na curva 3 na volta seguinte, mas teve que frear para evitar o contato com o piloto da Trident. Isso abriu a porta para Bearman na curva 6.

Entrando na volta final, os quatro primeiros estavam separados por pouco mais de dois segundos com o líder da corrida Crawford o único sem DRS. Apesar da desvantagem, o piloto da Prema aguentou a sua primeira vitória no terceiro escalão, à frente de Collet e Colapinto. A carga de Leclerc terminou com a quarta posição à frente de Stanek. Uma penalidade de cinco segundos para Bearman o relegou de sexto para 16º, Frederick assumiu a sexta posição à frente de Martins, Smolyar e Isack Hadjar.

“A classificação de ontem foi um pouco confusa. Pelo menos com um pódio hoje pude recompensar um pouco a equipe e me recompensar também. Então vamos ver o que podemos fazer amanhã. Conquistar alguns pontos na corrida principal seria ideal para o campeonato. O Jak fez um bom trabalho mantendo a temperatura dos pneus no safety-car e isso foi um fator determinante na corrida, ele conseguiu ter mais aderência na relargada e foi o momento crucial. Ainda tentei atacá-lo, mas restava apenas uma volta e não consegui completar a manobra.” – Declarou Collet

Caio Collet Dutch Photo Agency

Caio Collet
Dutch Photo Agency

“Minha primeira vitória na F3 foi uma corrida muito divertida. Perdi uma posição na largada e sabia que ia ser muito longa corrida, eu só tinha que ficar lá em cima e fazer meu caminho um por um. Tive uma grande batalha com o Caio na Segurança Reinício do carro. Foram cinco voltas finais estressantes, mas consegui a vitória.”– Declarou Crawford

Crawford, Collet, Colapinto

Crawford, Collet, Colapinto
Classificação

Compartilhe esta publicação