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Automobilismo

Crawford domina o treino live e Smolyar crava a pole no classificatório

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Smolyar

O piloto americano Jak Crawford, liderou o treino livre da Fórmula 3, após conquistar sua primeira vitória na categoria, mas foi Smolyar da MP Motorsport, quem conquistou a pole para a corrida principal do final de semana.

Treino Livre

O treino livre da Fórmula 3 começou na manhã de sexta-feira em Budapeste, e foi Jak Crawford quem liderou. Entrando no fim de semana depois de sua primeira vitória no Campeonato em Spielberg, o piloto da Prema Racing deixou para o último segundo bater o tempo de Zane Maloney, da Trident, do primeiro lugar por um décimo de segundo. A sessão começou com o pelotão usando os pneus macios e, de cara, Josep María Martí, da Campos Racing, ganhou velocidade, estabelecendo 1:36.144.

Enquanto isso, a exploração foi o nome do jogo desde o início, pois vários pilotos procuraram identificar o limite ao redor do circuito de 4.381 km. Franco Colapinto parecia ter o ritmo, mas se viu correndo muito além das linhas brancas na curva final.

Os tempos continuaram a cair quando David Vidales, Juan Manuel Correa, Grégoire Saucy e Zak O’Sullivan se revezaram no topo da tabela antes de Alexander Smolyar, seguido por Kush Maini, colocar a MP Motorsport em primeiro. No entanto, Isack Hadjar estava no comando e marcou 1:32.694 para passar mais de meio segundo à frente do pelotão.

À medida que os dez minutos finais da sessão de treinos de 45 minutos se aproximavam, os pilotos fizeram a troca de pneus, tornando as telas de cronometragem roxas. Arthur Leclerc, da Prema, ficou no topo antes de ser rebaixado momentaneamente por seu companheiro de equipe Crawford. Infelizmente para o piloto americano, seu tempo foi excluído por exceder os limites da pista, isso permitiu que Maloney saltasse para o primeiro lugar com 1:32.573, mas os melhores esforços do piloto de Barbados não conseguiram igualar os de Crawford. O júnior da Red Bull, marcou o tempo de 1:32.473. Tendo alcançado sua primeira pole position na F3 em Hungaroring no ano passado, Leclerc terminou o treino de hoje em terceiro à frente de Hadjar.

Uma sessão sólida para a MP Motorsport, que viu Caio Collet bater o companheiro de equipe Smolyar por 0,004s, com o terceiro carro MP de Maini também chegando aos oito primeiros. A Trident também deu o seu melhor com, Jonny Edgar e Roman Stanek se colocaram no Top 10, terminando em sétimo e nono, respectivamente. Por fim, Rafael Villagómez estará otimista de que pode lutar pelos primeiros pontos desde a segunda rodada em Imola, já que fechou o top 10 à frente do líder do Campeonato Victor Martins.

Crawford

Classificação treino livre

Treino classificatório

Alexander Smolyar garantiu a pole position em Hungaroring, evitando um a confusão causada pela paralisação com bandeira vermelha. Embora o tempo tenha permanecido no relógio após um reinício a três minutos do final, Zane Maloney foi o mais próximo que chegou do piloto da MP Motorsport, terminando a sessão com 0,126s atrás. Oliver Bearman foi o piloto da Prema Racing mais rápido do dia, garantindo o terceiro lugar para a Feature Race.

Jonny Edgar, da Trident, registrou o primeiro tempo competitivo da sessão, embora o benchmark tenha caído com os esforços iniciais. Maloney estabeleceu 1:33.748, que foi rapidamente derrotado por Caio Collet. O piloto da MP caiu pouco menos de um décimo abaixo disso com um 1:33.630.

A pista ficou quieta com 10 minutos, Collet liderando com Isack Hadjar e Victor Martins logo atrás. O estreante Oliver Goethe subiu para sexto em sua segunda volta rápida com o carro da Campos Racing, mas perdeu o tempo por exceder os limites da pista na curva 4, caindo de volta ao décimo lugar.

Nenhum dos pilotos da Prema registrou um tempo de volta na primeira metade da sessão devido a exclusões por violar os limites da pista. Os setores roxos de Arthur Leclerc o colocaram em primeiro com 1:32.912, que o companheiro de equipe Jak Crawford não conseguiu igualar. Bearman, entretanto, conseguiu ir melhor que ambos para garantir a Prema com 1-2-3, apenas 0,040s mais rápido que o monegasco.

Smolyar estava no limite, lutando com seu carro. Na curva 4, ele ultrapassou os limites da pista, mas conseguiu de alguma forma manter seu MP dentro dos limites por uma lasca de seu pneu dianteiro esquerdo. Esses esforços não foram desperdiçados e ele garantiu a pole provisória com 1:32.838 com menos de 12 minutos restantes no relógio.

Os pilotos entraram no circuito mais uma vez com oito minutos e meio restantes. Assim que a primeira das voltas finais estava prestes a ser registrada, uma bandeira vermelha foi acionada após Zak O’Sullivan escapar. Leclerc estava a apenas duas curvas de fazer uma provável pole provisória, enquanto Reece Ushijima, da Van Amersfoort Racing, fazia uma volta monstruosa logo atrás, já alguns décimos no primeiro setor.

Faltavam três minutos para a final da qualificação, o que significava que haveria tempo para alguns, mas não para todos os pilotos, voltarem a tempo para outra volta rápida. A Prema e VAR optaram por segurar seus pilotos enquanto o resto lutava pela posição de pista à frente, já que os candidatos ao campeonato Hadjar e Martins foram os últimos pilotos a deixar o pit lane.

Crawford emergiu da curva final quando a bandeira quadriculada voou, deixando seus companheiros de equipe Prema sem tempo para trás. Martins e Hadjar também erraram a bandeirada, mas os que foram mais cedo estavam encontrando melhorias.

Ushijima saltou para a primeira fila com 1:32.803 para ser o segundo mais rápido, mas perdeu a volta devido a uma violação dos limites da pista. Ninguém conseguiu igualar o esforço de Smolyar de 1:32.740. Maloney terminou em segundo à frente de Bearman. Leclerc e Saucy ficaram em quarto e quinto, enquanto Kush Maini foi o segundo melhor carro MP em sexto, à frente de Crawford, Martins, Collet, Hadjar, Colapinto e Goethe.

Smolyar

Classificatório

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