Entre em contato conosco

Automobilismo

Caio Collet conquista sua primeira vitória na F3

Publicado:

em

Caio Collet Dutch Photo Agency

Piloto da Alpine Academy largou em quarto e mostrou muita habilidade no molhado com direito a melhor volta

Caio Collet trouxe para casa sua primeira vitória na Fórmula 3 de forma impressionante, dominando as condições molhadas e secas em uma corrida de desgaste que tirou vários candidatos ao título. O piloto fez sua presença conhecida, abrindo caminho pelo pelotão e assumindo a liderança antes de se afastar para terminar 8,7s à frente do segundo colocado Franco Colapinto, que lutou muito para segurar o brasileiro até a terceira aparição no Safety Car .

Haveria muitas comemorações para MP, já que Kush Maini fez um pódio duplo para a equipe holandesa, subindo de sétimo para terceiro na bandeira quadriculada. Isack Hadjar não conseguiu subir ao pódio, mas o quarto lugar foi suficiente para o ver usurpar Victor Martins no topo do Campeonato de Pilotos.

Oliver Bearman foi o maior beneficiário de uma disputa entre seus companheiros de equipe Jak Crawford e Arthur Leclerc para selar o quinto lugar, à frente de Martins. Grégoire Saucy garantiu seus primeiros pontos desde a rodada de abertura da temporada em sétimo, enquanto Oliver Goethe se manteve longe de problemas para conseguir pontos em sua estreia. Roman Stanek e Zane Maloney completando o top 10.

A CORRIDA

Goethe  que estava estreando na Fórmula 3, largou na pole e Caio Collet saia de quarto no grid. Os pilotos contaram com uma volta a mais de apresentação e a largada em movimento com os carro alinhados em fila indiana por conta da chuva.

Para não deixar passar uma oportunidade, o erro de Goethe permitiu que Colapinto, Hadjar e Collet o ultrapassasse, antes da entrada do carro de segurança após Vidales bater no setor 1. Quando o Carro de segurança recolhei e a corrida foi reiniciada uma disputa por posições surgiu rapidamente com Collet ultrapassando Hadjar e Martins passando Goethe..

Enquanto Colapinto tinha a vantagem de estar na frente, o ritmo parecia estar com o carro da MP Motorsport atrás. Curva após curva, Collet tentou passar pelo piloto da VAR, perdendo a aderência na curva 13.Mas a batalha seria interrompida, quando Brad Benavides travou os freios na curva 1, batendo na lateral de Ido Cohen, da Jenzer Motorsport, forçando uma nova entrada do carro de segurança.

Aprendendo com seu erro anterior, Hadjar ficou em alerta na relargada, tentando abrir caminho pelo lado de fora de Colapinto e Collet. O piloto da Hitech chegou a  ultrapassar o brasileiro, mas ele não contava com uma ultrapassagem na mesma volta de Collet recuperando a posição. Enquanto isso Crawford ultrapassava Victor Martins, que acabou perdendo posição a sequência para outro carro da Prema, desta ver de Arthur Leclerc.

Na frente, Colapinto continuou se defendendo de Collet, no entanto, um pequeno erro na curva 2 deu ao piloto da Alpine Academy o momento que ele esperava para conquistar a liderança da corrida na volta 10. Agora com uma pista limpa na frente, Collet pisou fundo e colocou 2,7s de diferença após apenas uma volta.

Faltando poucas voltas, Leclerc e Crawford travaram um uma batalha, na qual o piloto de Mônaco, acabou não ganhando a posição, e levando o seu companheiro de equipe a ultrapassar Hadjar que também perdia a posição para Maini. O piloto indiano não hesitou em passar por ele na curva 4 e forçar Hadjar a ficar na defensiva do colega júnior da Red Bull Crawford . Em seguida os dois pilotos da Prema voltaram a disputar, mas desta vez Leclerc tocou em Crawford, tentando lutar por uma possível posição no pódio. Enquanto o americano se recuperava da rodada, ele se viu terminar a corrida em vigéssimo. Por outro lado, o monegasco teve alguns danos e caiu para o último lugar na vigéssimo sétimo.

Enquanto todo o caos se desenrolava, Collet cruzou para a linha de chegada para a primeira vitória na Fórmula 3, à frente de Colapinto e Maini. Hadjar ficou em quarto, enquanto os problemas de seus companheiros de equipe beneficiaram Oliver Bearman, que ficou em quinto. Martins cruzou em sexto, à frente do companheiro de equipe da ART Grégoire Saucy e do estreante Goethe. Roman Stanek e Zane Maloney, da Trident, seguraram Reece Ushijima e ficaram com os pontos finais em nono e 10º, respectivamente.

 

O que os pilotos falaram:

“Um ótimo dia hoje! Minha primeira vitória na F3, estou muito, muito feliz. Acho que depois de ontem a equipe merecia isso. Muito obrigado a eles pelo apoio este ano, foi difícil, mas conseguimos a vitória. Celebramos hoje e recuperamos amanhã.” – Caio Collet

“Bom resultado no final, P5, feliz por somar alguns pontos depois de não marcar muitos pontos nas corridas de sprint. É bom começar o fim de semana com um bom resultado. No geral, a corrida foi muito dura, houve uma chuva forte antes da No começo, a pista estava secando super rápido, como costuma acontecer quando o sol atravessa as nuvens. Foi um desafio difícil, mas estou feliz em levar o P5 para a corrida principal.” – Ollie Bearman

“Foi definitivamente uma corrida divertida no molhado. Tivemos uma velocidade muito boa e houve muitas batalhas. Havia muitos carros de segurança e isso significou muitas batalhas em todas as relargadas, foi uma corrida muito divertida de esse ponto de vista. Eu voltei para o P4, caí para o P6, mas depois voltei para o P4. Eu estava lutando por um pódio na última volta, mas um incidente me tirou dos pontos. Não é ótimo que tenhamos perdeu os pontos, mas acontece.” – Jak Crawford

“Fiz uma largada muito boa, mas o clima estava muito difícil de gerenciar, difícil de acompanhar o ritmo. No entanto, começando do meio da corrida, tivemos um ritmo muito bom. No final, tentei ultrapassar Jak em condições difíceis. Do carro foi muito difícil ver que havia apenas uma linha, infelizmente estava molhada, perdi o controle e bati em Jak. Peço desculpas a ele e à equipe. foi meu erro e espero me recuperar amanhã.” – Arthur Leclerc

 

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.