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Automobilismo

Budapeste vê Smolyar ganhar de ponta a ponta

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Smolyar, Maloney e Bearman Foto: Prema Racing

Alexander Smolyar manteve a cabeça fria para vencer a corrida principal da Fórmula 3 e em Budapeste, mantendo a vantagem do pole position. Zane Maloney e Oliver Bearman foram seus rivais mais próximos. Largando da P3, Ollie Bearman ficou longe de problemas e depois de tentar atacar os pilotos da frente, manteve a pressão. Um ataque de última hora para o P2 quase deu certo, com o piloto da Ferrari Driver Academy britânica terminando a apenas 0,02 segundos do segundo lugar. Zak O’Sullivan foi o piloto do dia, já que aproveitou ao máximo as condições mutáveis para fazer um pit stop e trocar para slicks com grande efeito, terminando em quarto no final. Jak Crawford ficou entre os cinco primeiros da Prema Racing.

Jak Crawford permaneceu durante a maior parte da corrida no turbilhão de seu companheiro de equipe, o Red Bull Junior American eventualmente teve que se contentar com o P5, já que alguns dos contendores se esquivaram dos boxes para slicks e obtiveram ganhos massivos no final.

Arthur Leclerc largou do P9 devido a uma penalidade de 5 pontos no grid por seu contato na corrida 1, e navegou pelo pelotão até que também teve que ceder algumas posições no final para os carros com pneus slick. No entanto, ao somar pontos na P8, ele se aproximou da liderança do Campeonato de Pilotos e agora está na P3, a apenas 8 pontos da liderança. Ele é seguido por Crawford e Bearman, enquanto a PREMA Racing consolidou sua liderança no Campeonato por Equipes.

Como foi a corrida

Maloney conseguiu uma bela largada, e partiu para cima do pole, Smolyar mostrando uma bela disputa. O piloto do Trident tentou contornar pelo lado de fora na curva 1, mas não teve sucesso. Isso permitiu que Bearman conseguisse uma ótima aproximação na saída da curva para abrir três na curva 2. O piloto da Prema Racing pisou fundo demais no freio e teve que voltar para a terceira posição.

Atrás desse trio, Maini subiu para o quarto lugar, mas era acompanhado de perto por Crawford depois que a dupla ultrapassou Grégoire Saucy. O piloto da Prema reivindicou o quarto lugar na corrida na a curva 4, enquanto Reece Ushijima também estava em movimento, subindo para o nono lugar após sair de décimo nono no grid. O brasileiro Caio Collet largou de oitavo e enfrentou um Vidales disposta a ultrapassa-lo mas sem sucesso.

Enquanto isso, o líder do campeonato, Isack Hadjar, estava retrocedendo. Ele caiu para décimo oitavo depois de ser forçado a evitar uma colisão na Curva 2. Goethe enfrentou problemas e causou uma bandeira temporária no setor 2. Tóth entrou para os boxes afim de realizar uma simples troca de volante, mas acabou abandonando.

Collet seguir na busca por escalar o pelotão. Na terceira volta alcançou o do suíço Gregoire Saucy e, na sexta, abriu ataque pelo sétimo lugar. Enquanto a disputa rolava Marti recebia a penalização de 5s. Arthur Leclerc retomou a nona posição após uma largada lenta, ultrapassando David Vidales, da Campos Racing, na última curva da volta 8, depois que o espanhol saiu da pista. Na volta 10, os trechos molhados da pista eram poucos e distantes entre si e o pelotão procurava qualquer trecho úmido para resfriar os pneus de chuva.

A corrida de Hadjar foi de mal a pior, com Juan Manuel Correa rebaixando o piloto da Hitech para 19º na curva 12, mergulhando por dentro do francês para assumir a posição.

Ushijima estava desesperado para passar Vidales pelo décimo lugar, mas o piloto da Van Amersfoort Racing não conseguiu traçar uma rota. Ao tentar tantas linhas diferentes, ele perdeu força na curva 1 na volta 13 e Roman Stanek, atrás, aproveitou ao máximo, terminando em 11º na curva 2 por dentro.

Leclerc continuou sua recuperação, agora ultrapassando o brasileiro Caio Collet na saída da curva 1 a 10 voltas do fim, enquanto Francesco Pizzi foi o primeiro piloto a optar pela troca de pneus de chuva para slick. Correa o seguiu na volta 16, enquanto ainda havia tempos mais rápidos do setor vindo de Leclerc.

A luta pelo décimo lugar, Stanek ultrapassou Vidales, embora depois o piloto espanhol recuperou a posição.  Leclerc subiu para sétimo, se beneficiando quando Saucy escapou na Curva 5. O piloto da Prema ainda não havia terminado e, a cinco voltas do fim, conquistou a sexta posição de Victor Martins. Tendo iniciado a manobra três curvas antes, Leclerc mergulhou no interior da curva 12 e evitou o contato para selar a posição. Hadjar, entretanto, parou em 19º e colocou os pneus slick na volta 20. Enquanto isso Stanek ultrapassava novamente Vidales.

Correa estava voando com os pneus slick. Edgar mostrou o quanto os pneus de seco eram mais rápidos ao se livrar de Maloney, Bearman e Crawford enquanto lutavam pelo segundo lugar. Villagomez acabou tomando uma punição de 5 segundos, enquanto isso Bearman e Crawford disputavam posições.

O’Sullivan foi outro que trocou os pneus de chuva por pneus de pista seca e foi 10 segundos mais rápido que o líder da corrida Smolyar na volta 22. Ele ultrapassou o carro ART Grand Prix de Correa para ser o piloto mais bem colocado nos pneus slick . O Carlin liberou o trio do VAR para subir para 12º no espaço de um único setor. Ele fez isso em o top 10 na penúltima volta e rapidamente alcançou os que estavam à frente. Ele então despachou os dois ARTs de Martins e Saucy em um canto e ainda não havia terminado.

Smolyar estava longe o suficiente com uma vantagem triunfante de 5.560s. Maloney quase se manteve em segundo após uma corrida de arrancada com Bearman, mas O’Sullivan foi a estrela, terminando em quarto pela bandeira quadriculada após despachar Maini e ambos os Premas de Leclerc e Crawford na última volta. Crawford terminou entre os cinco primeiros e foi seguido por Correa em sexto, que também fez bom uso de seus slicks. Maini foi sétimo à frente de Leclerc, Saucy e Collet para fechar o top 10.

O que eles falaram:

“Uma vitória na corrida principal na Hungria. Estou muito feliz, começamos com pneus de chuva, mas terminamos no seco. Era importante gerenciá-los, acho que fiz um bom trabalho e estou muito feliz com os pontos que ganhei hoje.” – Alexandre Smolyar

“Outro P3 na corrida especial, a meio décimo do P2. É um pouco chato, mas estou feliz por conseguir bons pontos. Foi uma corrida difícil, começamos com os molhados e terminamos basicamente nos slicks porque eles foram destruídos. Real os slicks foram muito mais rápidos no final, mas consegui manter o P3, quase consegui o P2, agora estou olhando para as últimas corridas.” – Oliver Bearman

“Foi uma corrida muito complicada. Fiz uma ótima largada e ganhei algumas posições, mas depois disso, lutei no início com o equilíbrio. À medida que a corrida avançava, o carro veio até mim. Não consegui ultrapassar mesmo Fui um pouco mais rápido. No final, caí e acabei sendo ultrapassado por alguns caras nos slicks. Fora isso, bons pontos para o campeonato.” – Jak Crawford 

“Fiz uma boa largada, mas a primeira volta foi difícil porque fui empurrado bastante e perdi algumas posições. Depois, em termos de ritmo, fizemos um trabalho muito bom porque fomos muito rápidos. Fizemos toda a corrida em pneus de chuva e conseguimos ultrapassar os rivais que largavam à nossa frente. Fiquei muito feliz porque fomos os mais rápidos no molhado. Infelizmente, o resultado, no final, não chegou porque algumas pessoas colocaram slicks como tinham nada a perder e superei. O resultado dói um pouco, mas a situação é muito positiva para os próximos fins de semana de corrida.” – Arthur Leclerc 

“Hoje foi uma corrida complicada, mesmo em condições de chuva estava muito difícil de ultrapassar e acabei ficando meio preso no meio do pelotão. No fim, alguns pilotos pararam para colocar o slick e conseguiram fazer uma boa corrida. Estávamos na briga pelo top6, mas acabei caindo pra P9. Mesmo assim foi um fim de semana muito positivo com ponto nas duas corridas e vitória no sábado. A equipe fez um trabalho espetacular, pole e duas vitórias no fim de semana e isso foi muito positivo. Estávamos precisando de um final de semana com resultados fortes assim. Hora de descansar um pouco e voltar forte para as últimas três etapas do ano para fechar a temporada no top5.” – Caio Collet 

O campeonato:

Isack Hadjar continua a liderar o campeonato apesar de sua corrida difícil em virtude de uma vitória a mais do que rival Victor Martins, com os dois franceses agora empatados em 104. Enquanto isso, Arthur Leclerc é o terceiro com 95, liderando os companheiros de equipe da PREMA Racing, Jak Crawford e Oliver Bearman, com 80 pontos cada, o americano à frente em contagem regressiva.
Na classificação por equipes, PREMA ainda lidera com seu total subindo para 225. ART Grand Prix mantém o segundo lugar com 153 enquanto a MP Motorsport é a terceira com 146 pontos.

Smolyar, Maloney e Bearman

Classificação da prova
Foto: F3

 

Foto: Prema Racing

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