Entre em contato conosco

Fórmula 1

Fórmula 1 de volta à China

Publicado:

em

Pela primeira vez desde 2019, a Fórmula 1 está de volta à China. A categoria acelera no autódromo de Shangai neste final de semana, depois de cancelamentos devido a pandemia da Covid-19. E tem piloto que nunca correu por lá.

Novidade para alguns

Primeiramente, como nos últimos 4 anos, a F1 não passou pelo circuito chinês, alguns pilotos do grid, que estrearam nesse período, não correram por lá. São eles, Oscar Piastri (McLaren), Yuki Tsunoda (RB), Logan Sargeant (Williams) e o piloto chinês, Zhou Guanyu (Kick Sauber). Será a primeira vez dele correndo em casa.

Primeira Sprint da temporada

Ao mesmo tempo que retorna ao calendário, a China também será a primeira a receber um final de semana com Sprint neste ano. E vale lembrar que o formato mudou. Na sexta-feira acontecem o Treino Livre 1 e a classificação para a Sprint, que acontece no sábado, antes da classificação para o GP do domingo.

Assim como na corrida tradicional, na Sprint também são distribuidos pontos, mas apenas para os oito primeiros. O primeiro recebe oito pontos, e cada um até o oitavo recebe pontos de maneira decrescente.

Em seguida, as próximas Sprints acontecem em Miami (EUA), Áustria, Austin (EUA), São Paulo (BR) e Catar.

Pneus

Para o retorno à Shangai, a Pirelli fez simulações e analisou dados de temporadas passadas para a escolha da gama de pneus que estará disponível para as equipes. Segundo o comunicado, “os pneus estão sujeitos a forças laterais e longitudinais que se enquadram na categoria média, com a parte externa do pneu, especialmente no lado esquerdo do carro, sofrendo o maior desgaste. O trio de pneus escolhidos para Shanghai é o meio da gama, com o C2 como Duro, o C3 como Médio e o C4 como Macio”.

Além disso, por conta do formato do final de semana, muda também a alocação dos pneus. Então, cada piloto receberá 12 ao invés de 13 conjuntos para pista seca, sendo dois duros, quatro médios e seis macios. Enquanto o número de pneus de chuva permancece o mesmo, cinco intermediário e dois de chuva extrema.

Silly season

Mesmo estando ainda em Abril, e com apenas quatro etapas disputadas, o mercado de pilotos está em atividade. E nesta semana, a Aston Martin confirmou a renovação do contrato do bicampeão mundial, Fernando Alonso. O espanhol fica na equipe por múltiplos anos, o que indica que a renovação pode durar até o fim de 2026. Ano que marca o primeiro do novo regulamento de motores na categoria.

Além disso, outra confirmação que aconteceu nas últimas semanas foi a do calendário para 2025. Como todos os contratos para o próximo ano já estavam definidos, e poucas mudanças foram feitas, a F1 já confirmou a ordem das 24 etapas.

Entre as mudanças estão a volta do GP da Austrália como abertura da temporada, seguida de China e Japão. Enquanto as corridas do Bahrein e Arábia Saudita passaram para Abril, devido ao Ramadã, que acontece em março.

Horários (fuso horário de Brasília)

19/04 – Sexta

Treino Livre 1: das 00h30 a 1h30

Classificação Sprint: das 04h30 as 05h14

20/04 – Sábado

Sprint: das 00h a 01h

Classificação: das 04h as 05h

21/04 – Domingo

GP da China: 04h

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.